Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2017/06/consulta-publica-para-manifestacao-sobre-resolucao-que-determina-as-atividades-do-engenheiro-de-transporte-esta-aberta-ate-0606/>.
Acesso em 28/03/2024 às 18h47.

Consulta pública para manifestação sobre resolução que determina as atividades do engenheiro de transporte está aberta até 06/06

1 de junho de 2017, às 10h56 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Conforme a Deliberação nº 182/2017 da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) do Confea, de 5 de abril de 2017, o Anteprojeto de Resolução nº 003/2017, que discrimina as atividades e competências profissionais do engenheiro de transporte e insere o respectivo título na Tabela de Títulos Profissionais do Sistema Confea/Crea, para efeito de fiscalização do exercício profissional, está disponível para conhecimento e manifestação até o dia 6 de junho de 2017.

Para acessar o anteprojeto, clique aqui.

As manifestações devem ser encaminhadas ao Confea pelo sistema de contribuições.

 

Engenheiro de Transportes

A CEAP tratou da proposta de resolução que discrimina aas atividades e competências profissionais do engenheiro de transporte e insere o respectivo título na Tabela de Títulos Profissionais do Sistema Confea/Crea, considerando o art. 11 da Lei 5.194/66, que estabelece que o Confea deve organizar e manter atualizada a relação dos títulos concedidos pelas escolas e faculdades, bem como seus cursos e currículos, com a indicação das suas características, além de estabelecer o sistema de fiscalização profissional.

O título de engenheiro de transporte ainda não consta na Tabela de Títulos, sendo que o curso de engenharia de transportes é oferecido atualmente pelas instituições de ensino Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (Cefet-MG), Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). O curso de bacharelado em engenharia de transportes e logística é oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Conforme análise da matriz curricular dos cursos foi verificado que estes habilitam os egressos para as competências referentes a sistema de transportes, tráfego e operação de estradas, portos e aeroportos, logística e serviços topográficos aplicados ao transporte.

 

(Débora Pereira – ACS Crea-PR)