Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2017/07/crea-pr-fortalece-entidades-de-classe-por-meio-de-editais/>.
Acesso em 29/03/2024 às 03h21.

Crea-PR fortalece entidades de classe por meio de editais

3 de julho de 2017, às 10h09 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

O resultado do edital 004/2016-DRI, o primeiro lançado no Paraná com base na Resolução n.º 1.075/16 (sobre a realização de parcerias com entidades de classe do Sistema Confea/Crea) e no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei Federal 13.019/14), revelou vinte novas parcerias do Conselho com entidades de todo o estado para realizar projetos de interesse público. Foi disponibilizado o valor de 960 mil reais nesse edital, sendo 880 mil reais destinados para as parcerias, o que mostra o esforço para fortalecer cada vez mais as ações para os profissionais.

Dentre as principais mudanças na maneira como serão avaliados, aprovados e realizados os repasses está o rigor. Novos critérios na concepção das propostas, regularidade de documentação e qualidade dos projetos são exigidos para participar do processo. Os dois editais lançados pelo Conselho paranaense até o momento já estão servindo de exemplo para o Conselho Federal, segundo Claudemir Prattes, gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea-PR, justamente pela rápida adaptação aos trâmites e bons resultados de gestão das entidades revelados.

“Todos os projetos selecionados cumprem a nova legislação e tem como objetivo o aperfeiçoamento técnico e cultural, além do apoio à fiscalização das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua”, explica o presidente do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger. Outra grande vantagem é o aumento do leque de possibilidades, pois não há mais limitação ao valor de repasse. Se até 2015 foram 44 associações contempladas, só com os dois editais novos já são 30 delas acolhidas.

“Temos 61 projetos aprovados, 30 entidades de classe atendidas e o volume de recursos repassados está em torno de 2 milhões de reais”, reitera Prattes, reforçando ainda que os recursos são fundamentais para a realização de ações conjuntas e integradas do Sistema Confea/Crea, as quais o Conselho não conseguiria realizar isoladamente. “O advento da publicação da Lei Federal, combinada com a Resolução do Confea, permitiu que o Sistema pudesse realizar importantes parcerias com suas entidades registradas, o que certamente refletirá no aperfeiçoamento do exercício profissional ético e responsável, como na forte ação de valorização e defesa das profissões junto à sociedade”, finaliza.

Um exemplo são as cotas aprovadas para o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Estado do Paraná (Ibape-PR) e para a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG), que serão direcionadas para a realização de eventos no ramo das Engenharias. Pelo Ibape-PR o 19.º Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias (Cobreape)  e o Ciclo de Palestras Técnicas; e pela AEAPG o 1.º Congresso Nacional de Engenharia e Tecnologia (Conet). Conversamos com algumas contempladas no último edital de chamamento público, o 005/2016-DRI. Confira o impacto positivo que as mudanças e o incentivo das cotas significam para cada um deles:

“Os editais de chamamento são oportunidades das mais importantes para apoio às associações de classe. Nossa parceria já é antiga e agora, com as novas tratativas, vemos que trouxeram ainda mais transparência para os processos. Só temos a agradecer a essa gestão pela maneira como tudo é realizado, mostra a seriedade e o comprometimento do Crea-PR. Os interesses das associações e do Conselho são similares, são de valorização dos profissionais que compõem o sistema, e o modo como todo o processo se dá, não só pelos novos critérios, mas também pelo acompanhamento, valoriza o bom trabalho e a busca constante pela excelência”. Rodolfo Azanha Batista, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel (AEAC).

“Considero o Edital de Chamamento uma forma democrática, inteligente e com amparo legal, para que o Crea-PR defina seus parceiros estratégicos em ações que contribuam para o desenvolvimento e valorização dos profissionais das áreas das Engenharias e Agronomia. Para as entidades que participam do processo é uma ótima possibilidade de viabilizar projetos que, muitas vezes, sozinhos não conseguiriam colocar em prática”. Keila Uezi, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM).

“É muito importante a realização e participação nos Editais de Chamamento pois o Ibape-PR precisa deste apoio para desenvolver seus trabalhos, ao participar de Comissões de Estudo de Normas Técnicas, atuando também na melhor capacitação dos profissionais do Sistema Confea/Crea, entre outras atividades que virão a interferir diretamente no trabalho de Engenheiros e Agrônomos. Visando ao atendimento da nova legislação, que dará maior transparência e melhor distribuição dos recursos, as entidades precisam modernizar suas estruturas a esta nova realidade, a fim de conseguirem se manter ativas e atuantes”. Luciano Ventura, presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Estado do Paraná (Ibape-PR).

“Os novos critérios do Chamamento Público são uma forma democrática e justa de liberação de recursos, porque disponibilizam valores para as entidades de classe como o CEAL, que tem projetos que vão ao encontro dos objetivos do Sistema Confea/Crea. Estes recursos são uma forma de o profissional ter retorno dos valores pagos por ele nas ART’s, para seu aperfeiçoamento profissional, integração com os demais profissionais e formação continuada”. Brazil Alvim Versoza, presidente do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL).

“A AEAPB é uma entidade representativa da classe agronômica na região sudoeste do Paraná e se destaca pelas atividades e iniciativas para a capacitação, ética profissional, respeito e o fortalecimento do profissional na atividade rural e empresarial, e neste sentido a participação nos editais e envio de projetos vinculados ao sistema Crea/PR pode colaborar muito para fortalecer as nossas ações frente a esta entidade com o grupo de associados, impulsionando novas atividades de capacitação e realização profissional e melhorando o relacionamento entre os colegas. Percebemos que neste modelo de Editais as entidades de classe passam a ser mais exigidas na atuação do quadro diretivo e relacionamento com seus sócios, com a mobilização para a participação, valorização, e consequentemente o crescimento da entidade como um órgão representativo da classe agronômica”. Edson Roberto Silveira, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEAPB).
Novo edital previsto

O último Edital de Chamamento Público lançado pelo Crea-PR foi em janeiro deste ano, no valor de R$ 1,3 milhão. E para o segundo semestre de 2017 outro deverá ser lançado, que irá contemplar propostas para execução até dezembro de 2018. Para participar, a entidade deve cumprir todos os itens requeridos. Em caso de dúvidas, é necessário procurar o Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR ou os gerentes regionais.