Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2017/11/conselheiro-mauricio-balensiefer-recebe-homenagem-na-camara-municipal-de-curitiba/>.
Acesso em 29/03/2024 às 05h49.

Conselheiro Mauricio Balensiefer recebe homenagem na Câmara Municipal de Curitiba

10 de novembro de 2017, às 13h28 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O professor da Universidade Federal do Paraná, Mauricio Balensiefer, foi um dos homenageados do Prêmio João Crisóstomo Arns, oferecido pela Câmara Municipal de Curitiba. A premiação é um reconhecimento ao trabalho de pessoas que tiveram destaque nas áreas de cultura e/ou educação em Curitiba. A honraria é concedida através da lei municipal 8.457/1994 e a solenidade acontece sempre em data próxima ao Dia do Professor. Neste ano, foi na última quarta-feira, 8 de novembro, no plenário do Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal. A indicação do docente para a premiação foi do vereador Bruno Pessuti (PSD).

O professor Mauricio Balensiefer é docente da UFPR desde 1982, onde leciona Silvicultura e Recuperação de Áreas Degradadas. É presidente da Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade) e Conselheiro do CREA-PR. Desde de 1992 tem se dedicado às causas ambientais, especialmente no tratamento das áreas degradadas, na busca de alternativas para a sua recuperação. A causa é importante, pois a população depende de ambientes saudáveis para a melhoria das condições de vida e para o controle de doenças. A agricultura e pecuária precisam de solos conservados, mas dependem também de trabalhos de recuperação para a manutenção de sua produtividade. Os cursos d’água e, em especial as nascentes, dependem da manutenção da cobertura vegetal no seu entorno e essa é uma das tarefas da restauração ecológica.

Conforme explica o professor Maurício, os vetores da degradação no Brasil (agropecuária, urbanização, mineração, barragens e estradas) têm aumentado gradativamente os danos ambientais decorrente de suas atividades e os projetos de recuperação não avançam na mesma proporção.

Nos últimos 25 anos, através da realização de 11 simpósios brasileiros, a Sobrade disponibiliza para a população, em especial para as universidades e órgãos ambientais do Brasil e América Latina, mais de 1.600 trabalhos. Estes, editados em anais, estão contribuindo na difícil tarefa de manter uma certa estabilidade além de melhorias no meio ambiente.