Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2017/11/10o-seminario-de-fiscalizacao-e-26o-forum-de-inspetores-comecam-nessa-terca-em-curitiba/>.
Acesso em 28/03/2024 às 22h00.

10º Seminário de Fiscalização e 26º Fórum de Inspetores começam nessa terça em Curitiba

21 de novembro de 2017, às 16h54 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Na manhã desta terça, dia 21, teve início o 10º Seminário de Fiscalização e o 26º Fórum de Inspetores do Crea-PR, na Universidade Positivo, em Curitiba.

O evento conta com a participação de agentes de fiscalização, inspetores, conselheiros e funcionários de diversos setores do Crea-PR.

Na abertura, o agente de fiscalização técnico em eletrotécnica Luiz Carlos da Silva, representando todos os agentes de fiscalização do Crea-PR, afirmou que “além do Seminário ser um momento de reciclagem de conhecimento, é um momento de encontro com colegas e amigos, de conversar sobre a nossa rotina, e esperamos sair daqui muito melhor do que chegamos”.

O diretor financeiro do Crea-PR e gestor de fiscalização da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica, engenheiro mecânico Jorge Henrique Borges da Silva, disse que “esta é uma oportunidade de troca de experiência, de reciclagem de conhecimento e agradeceu a Universidade Positivo pelo espaço”. Para ele, “a atividade de fiscalização é a essência do Crea-PR como instituição defensora da sociedade e balizadora de profissões tão importantes para o desenvolvimento do país”.

A inspetora-chefe da Inspetoria de Irati, engenheira agrônoma Rozenilda Romaniw, representando todos os inspetores do Crea-PR, destacou que “novamente, assim como no último ano, a pauta deste Seminário é importante, trazendo temas relevantes para o setor nas áreas de engenharia, agronomia e geociências, pois discutimos bastante sobre a profissão, os caminhos. Esta é uma oportunidade de aprender, trazer coisas novas e melhorar o nosso trabalho como inspetores, conselheiros, como profissionais”.

A diretora da Área de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Positivo, engenheira civil Patricia Lizi de Oliveira Maggi, afirmou ter muita alegria em receber o Crea-PR na Universidade e poder rever alguns alunos: “ficamos felizes em ver os alunos atuando como profissionais junto ao Conselho, fazendo seu papel, mostrando que também estamos fazendo nosso papel de formar pessoas responsáveis, que colaboram com a sociedade através dessas profissões tão importantes para o desenvolvimento do país, apesar de todas as dificuldades”, afirma.

O vice-presidente do Crea-PR, engenheiro civil Cássio José Ribas Macedo, representando o presidente em exercício, engenheiro agrônomo Nilson Cardoso, lembrou da grande evolução “ou podemos até chamar de revolução que tivemos ao longo dos últimos anos no sistema de fiscalização do Crea-PR”, e complementa: “o Paraná é um exemplo para o Brasil como o melhor Conselho Regional em termos de organização, capacidade de governança e fiscalização”. Sobre o Seminário, o engenheiro afirma que “é importante a realização de eventos como esse para troca de conhecimento e pela interação entre os funcionários do Crea-PR”.

Palestras

Durante a manhã de terça foram realizadas três palestras. Na primeira, com o tema ‘Segurança em parques e eventos’, o inspetor do Crea-PR na Regional Ponta Grossa, engenheiro mecânico e de segurança do trabalho Alexandre Francisco Nekatschalow, contou sobre sua experiência na área, as inspeções que já realizou, a importância da ação de fiscalização conjunta entre as diferentes modalidades.

A segunda palestra teve como tema ‘Planos de contingência nos Municípios’, ministrada pelo capitão Romero Nunes, da Defesa Civil. Ele explicou que a Defesa Civil é um sistema que precisa da cooperação de todos os envolvidos e o Plano de contingência é o planejamento de ações no caso de desastres. O palestrante mostrou a importância da multidisciplinaridade na gestão do desastre, e do papel das diversas áreas do sistema de gestão em um trabalho coletivo. O capitão mostrou ainda o sistema do plano de contingência com as informações dos municípios, que traz dados bem completos inseridos pelos próprios municípios. O sistema hoje possui informações das 399 cidades do estado do Paraná.

A terceira palestra da manhã teve como tema ‘Comitê Incentivo à Formalidade’, ministrada pelo vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), engenheiro de produção Wladimir Mazzolla Morais. Entre outros assuntos, ele falou na importância de unir conhecimento, da multidisciplinariedade, inclusive da troca e complementação das informações passadas pelos próprios palestrantes.

Ao final de todas as palestras foi aberto espaço para perguntas dos participantes, com orientações aos agentes de fiscalização e sugestões para melhorias nas ações de fiscalização, para ter cada vez mais eficiência.

Programação

Na tarde desta terça o 10º Seminário de Fiscalização conta ainda com as palestras sobre ‘ Gestão de Território do Crea-PR’, ministrada pelo agente de fiscalização engenheiro mecânico Henrique Naoiti Hiracava; ‘Programa Estadual de Resíduos Sólidos – PERS’, ministrada pelo presidente do Colégio de Entidades de Classe Regionais (CDER) engenheiro ambiental Helder Nocko; ‘Tecnologia da Informação no Crea-PR’, ministrada pelo gerente do Departamento de Tecnologia da Informação do Crea-PR, bacharel Renato Gonçalves Barros; ‘Nova ART do Crea-PR’, ministrada pelo gerente da Regional Ponta Grossa do Crea-PR, engenheiro agrônomo Vânder Della Coletta Moreno; e ‘Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica’, ministrada pelo procurador de Justiça Dr. Ciro Expedito Scheraiber.

Na quarta (22) pela manhã acontecem ainda as palestras ‘Fiscalização Ministério do Trabalho’ com o auditor do Trabalho, engenheiro químico e de segurança do trabalho Daniel Riveiro, ‘Formalização de empresas’ com o responsável pelo Setor de Contabilidade do Crea-PR, contador Leandro Rodrigues de França; ‘Mediação e Arbitragem’ com o conselheiro do Crea-PR, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Claude Franck Loewenthal; ‘Geração Distribuída’ com o representante da Copel Distribuição, engenheiro eletricista Emerson Luiz Nascimento; e ‘Ética profissional’ com o gerente do Departamento de Fiscalização, engenheiro civil Diogo Artur Tocacelli Colella.

A partir das 13h30 de quarta os agentes fiscais participam de uma atividade de integração e desenvolvimento. Na quinta (23) pela manhã acontecem as palestras ‘Licenciamento ambiental’ com a representante da Andreoli Engenheiros Associados Ltda., engenheira agrônoma Annelissa Gobel Donha; ‘Informações sobre DAP’ com o representante do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), engenheiro agrônomo Osmar Schultz; e apresentação de Boas Práticas da Regionais do Crea-PR e do Departamento de Assessorias Técnicas.

(Débora Pereira – ACS Crea-PR)