Marca do Crea-PR para impressão

Crea-PR presta homenagem a engenheiros e empresas em reconhecimento ao trabalho realizado

27 de fevereiro de 2018, às 17h30


Imagem ilustrativa para Crea-PR presta homenagem a engenheiros e empresas em reconhecimento ao trabalho realizado

O Crea-PR realizou nesta segunda-feira (26), no Instituto de Engenharia do Paraná, em Curitiba, a cerimônia solene de Homenagem do Mérito, prestando homenagem a profissionais e empresas vinculados ao Conselho no Paraná, pelo trabalho realizado. Os nomes foram indicados pelas Câmaras Especializadas para receber o diploma e a medalha do mérito por relevantes serviços prestados à engenharia e à agronomia no estado. Todos os anos o Crea-PR presta homenagem de reconhecimento aos profissionais de destaque, organizada pela Comissão do Mérito.

Prestigiaram a cerimônia o presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, engenheiro civil Joel Krüger, os deputados federais engenheiro José Carlos Schiavinato e o delegado Rubens Recalcatti, além de presidentes de entidades de classe, autoridades das áreas das áreas de engenharia e agronomia e convidados dos homenageados.

O presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, agradeceu a presença de todos e à Comissão do Mérito por ter realizado o trabalho com tanta seriedade, carinho e cuidado, com a realização da cerimonia com o respeito que merecem todos os homenageados, resultado de um trabalho coletivo. Agradeceu também às Câmaras Especializadas, que trabalharam na escolha de pessoas desse nível profissional. Para ele, “esses profissionais homenageados representam um conjunto de valores que são construídos. Nossa diversidade no Paraná é muito grande, temos homenageados que trabalham em diversas regiões, de leste a oeste, contribuindo de forma significativa e muito positiva para a engenharia paranaense”. E conclui: “tenho orgulho de ver o trabalho desses homenageados, agradeço em nome do Crea-PR por todos esses valores que estão sendo construídos para a engenharia, a agronomia, as geociências. Parabéns aos homenageados”.

O engenheiro Joel Krüger, presidente do Confea, afirmou: “estamos aqui para comemorar, a engenharia, a agronomia, as geociências” e destacou fatos da história da engenharia ao longo de décadas no Paraná e no país, lembrando ainda do trabalho de diversos homenageados. Com isso ele mostrou importantes contribuições das profissões afetas ao Sistema ConfeaCrea para o desenvolvimento e o futuro do país. “Parabéns a todos os homenageados e seus representantes pelo trabalho realizado em favor da engenharia, da agronomia e das geociências”, disse.

A chanceler do mérito, conselheira Célia Neto parabenizou todos os homenageados “neste evento que tem o objetivo de enaltecer aqueles que dedicaram e que dedicam grande parte de suas vidas para o crescimento da engenharia do Paraná e do Brasil. Esta homenagem é uma responsabilidade, pois são exemplo da boa engenharia, espelho para os demais profissionais pela dedicação e busca da qualidade da engenharia”, disse. Ela agradeceu ainda aos presidentes presentes, aos conselheiros da Comissão do Mérito e aos funcionários do Crea-PR que trabalharam pela realização deste evento.

O deputado Recalcatti parabenizou os homenageados como “engenheiros que realizaram seu trabalho no Paraná e fizeram o melhor pelo país, e esperamos que continuem fazendo mais para chegarmos àquilo que nós queremos, um grande país”, afirmou.

O deputado Schiavinato disse ser uma satisfação participar desse importante momento para a engenharia, “uma homenagem que nos faz lembrar das boas ações da engenharia no passado e no presente, e os grandes investimentos no Paraná, é muito importante ver o trabalho que todos esses engenheiros fazem pelo estado, dentro dos conceitos da ética, da moralidade. Sabemos da importância absoluta desses profissionais para o desenvolvimento”.

Homenagens

A Comissão do ano de 2017, que escolheu estes nomes, foi composta pelos conselheiros engenheira civil Célia Neto Pereira da Rosa, coordenadora e chanceler, engenheiro químico Ivo Brand e engenheiro eletricista Fernando Nunes Patrício.

Esta homenagem foi criada em 1994, no ato número 39/94 do Crea-PR, que em seu art. 1º diz: “fica instituído o diploma de mérito do Crea-PR para homenagear profissionais, personalidades nacionais e instituições que tenham prestado relevantes serviços ao sistema Confea/Crea bem como à engenharia e agronomia em suas diversas modalidades, no estado do Paraná”.

Empresas homenageadas

Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná

A Federação busca estabelecer aproximação com entidades parceiras e contatos frequentes com Instituições Públicas e privadas, para atualização profissional e levantamento de demandas de mercado para os profissionais, nas diferentes regiões do Estado. O presidente engenheiro agrônomo Ricardo Antônio Palma agradeceu e afirmou: “divido esta homenagem com os ex-presidentes da entidade, pelo trabalho que realizaram desde 1947, além da diretoria atual e das 20 filiadas em todo o estado, representando 14 mil engenheiros agrônomos registrados no Paraná”.

Flávio Freitas Dinão – ME

A empresa Flávio Freitas Dinão, fundada em 2002, realiza serviços de consultoria e treinamento nas áreas de engenharia elétrica e engenharia de segurança do trabalho. O engenheiro Dinão agradece “aos companheiros e a vida profissional, que nos ensinou, nos 30 anos da Copel, tudo que sabemos hoje”. Ele destacou a importância da engenharia de segurança para evitar acidentes e riscos, além da economia de custos nos empreendimentos.

Itaipu Binacional

Inaugurada em 1982, é um marco para o setor elétrico do Brasil e do Paraguai. Em 2000, a Itaipu Binacional estabeleceu um novo recorde mundial de produção pela primeira vez, e foi superado em 2008, 2012 e 2016, quando recuperou o primeiro lugar mundial em produção anual de energia limpa e renovável. Em 2012 a usina já havia gerado energia suficiente para abastecer o mundo durante 39 dias, sendo até hoje a maior hidrelétrica do mundo em produção acumulada. O diretor geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna, representando a Itaipu, afirmou que “como ex-conselheiro do Crea-PR é com grane satisfação que recebo esta homenagem”, Além disso, destacou o reconhecimento da ONU à Itaipu como a maior geradora de energia limpa do mundo e como um exemplo de integração entre dois países.

Lab Soluções Tecnológicas

Fundada em 2000, com uma ampla cobertura de atividades em todo o Brasil, a LAB Telecom cumpre a sua missão de oferecer soluções tecnológicas através da venda de produtos e da prestação se serviços para os segmentos das indústrias de eletroeletrônica, telecomunicações e de segurança eletrônica, agregando valor para seus clientes e seus processos de negócios. O representante, engenheiro eletricista Antonio Hélio Alves Nunes, disse que a empresa “sente-se honrada pelo reconhecimento do trabalho praticado de forma ética, e agradeço especialmente à Câmara Especializada de Engenharia Elétrica pela indicação”.

Homenagens “In Memorian”

As homenagens foram entregues a familiares, representantes dos homenageados. Todos declararam um grande agradecimento em nome de toda a família pelo reconhecimento de toda dedicação e trabalho de seus pais.

Engenheiro Industrial Aldo Sani

Formado pela Faculdade de Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1954, foi diretor superintendente da Riocell e uma das referências nacionais no setor de celulose e papel.

Engenheiro Civil Cássio Bittencourt Macedo

Diplomado na turma de 1947 da Escola de Engenharia da Universidade do Paraná, depois Universidade Federal do Paraná, Cássio começou a trabalhar no ano seguinte no Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, DER. Em Londrina foi responsável por projetos e obras que se tornaram importantes na cidade.

Engenheiro Químico e Geólogo João José Bigarella

Foi professor da Universidade Federal do Paraná de 1949 até 1980. É autor de mais de 200 trabalhos publicados em vários países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Rússia e África do Sul, além do Brasil. Entre eles, destacam-se o estudo sobre a movimentação dos continentes, a revisão global dos depósitos eólicos ou dunas e da geologia e geomorfologia do quaternário brasileiro. O seu trabalho sobre dunas recentes no litoral paranaense até hoje é referenciado nos mais importantes livros e artigos sobre ambientes eólicos.

Engenheiro Agrônomo José Tadashi Yorinori

Trabalhou no Instituto de Pesquisa Agropecuária Meridional, do Ministério da Agricultura e Pecuária, onde foi membro da Comissão de Pesquisa Cafeeira. Realizou os primeiros estudos sobre doenças da soja no estado do Paraná e colaborou nos demais projetos de pesquisas do Instituto, sobre doenças do trigo, de feijão e de hortaliças. Prestou orientações técnicas sobre controle de doenças da soja e do trigo para produtores e técnicos da assistência técnica oficial. No Instituto Agronômico do Paraná foi responsável pela montagem dos primeiros laboratórios de pesquisa.

Engenheiro Eletricista Wilson Rodrigues Moreira

Graduado como Engenheiro Eletricista, Engenheiro Civil, Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Telecomunicações, pela Escola de Engenharia de Itajubá, em Minas Gerais, em 1950. Foi sócio proprietário da Sociedade Eletrotécnica Norte do Paraná, secretário de Obras de Londrina na gestão do prefeito José Richa, prefeito de Londrina de 1983 a 1988 e deputado federal pelo Estado do Paraná de 1991 a 1995.

Profissionais Homenageados

Engenheiro Civil Everaldo Pletz

Possui mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia Civil, Engenharia de Estruturas, pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Londrina, membro do comitê revisor da norma NBR 7190-97, do Instituto Brasileiro de Madeiras e Estruturas de Madeiras, pertence ao corpo de revisores de revistas da área e é membro de comitê da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Everaldo declarou estar “extremamente honrado com esta homenagem realizada pelo Conselho, um órgão de valorização da profissão”. Ele agradeceu ainda à família e aos amigos engenheiros , “porque tudo que fazemos é desenvolvido em equipe e é muito importante trabalharmos com paixão, dedicação, competência e lisura”.

Engenheiro Mecânico João Antonio Gomes Braga

Ele trabalha há 36 anos na Klabin, e hoje atua como gerente de projetos. Foi responsável pela gerencia geral do Projeto Puma, implantação de uma nova fábrica de celulose com capacidade de 1 milhão e meio de toneladas por ano, maior investimento da história da Klabin e maior investimento privado da história do Paraná. O engenheiro João Antonio disse ser uma honra receber esta homenagem, “e divido essa homenagem com um grupo de profissionais com quem tenho a oportunidade de trabalhar e atravessar alguns desafios que contribuíram para que eu estivesse aqui hoje”.

Engenheira de Segurança do Trabalho Luciana Skroski Castro

Engenheira Química especialista em gestão e Engenharia ambiental e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná. Desde 2009 é responsável Técnica e atua como Engenheira de Segurança do Trabalho no SESI Paraná, atendendo indústrias de pequeno, médio e grande porte. A engenheira agradeceu o Crea-PR pela oportunidade e declarou: “estou muito feliz por estar ao lado desses profissionais, vendo todas essas histórias de busca por um país melhor me sinto inspirada a continuar esse trabalho”.

Engenheira Agrônoma Mariangela Hungria da Cunha

Possui graduação em Engenharia Agronômica e mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, doutorado em Agronomia, Ciência do solo, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pós-graduação na Cornell University, University of California – Davis  e Universidade de Sevilha. É pesquisadora da Embrapa desde 1982 e professora dos Programas de Pós Graduação em Microbiologia e Biotecnologia da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mariangela disse estar emocionada porque escolheu a agronomia e o Paraná pela paixão e vontade de trabalhar na área. “Hoje o Paraná é líder nessa área de pesquisa e temos aqui a maior massa crítica na biotecnologia para a agricultura. Vamos continuar trabalhando por um Brasil mais ecológico, mais sustentável e melhor na agricultura”.

Engenheiro de Minas Renato Cesar Reveles Pereira

Engenheiro de Minas no projeto Petrobras – SIX – e Engenheiro de Minas da MINEROPAR. Responsável técnico e pelo projeto e implantação de operação de mina de ouro em subsolo da Mineração Tabiporã, em Campo Largo, no Paraná. “Agradeço ao Crea-PR e a minha família pelo apoio, por ter a oportunidade de desenvolver meu trabalho de engenharia de minas neste estado”, disse Renato. O engenheiro destacou ainda a importância trabalhar com ética, planejamento e desenvolver tudo da melhor forma.

 

Acesse aqui o currículo completo dos homenageados.

Veja aqui mais fotos da cerimônia de homenagem.

Compartilhe este conteúdo

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Marca do Pacto Global Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Marca do Crea-PR

Site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) - 2018
www.crea-pr.org.br

Site desenvolvido com o CMS de código aberto WordPress e customizado por Assessoria de Comunicação Social do Crea-PR (ACS)

Voltar ao topo