Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2018/03/membros-dirigentes-de-diversas-instituicoes-de-ensino-participam-do-13o-encontro-estadual-do-creajr-pr/>.
Acesso em 29/03/2024 às 10h12.

Membros dirigentes de diversas instituições de ensino participam do 13º Encontro Estadual do CreaJr-PR

2 de março de 2018, às 15h51 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos

O Crea-PR realizou nesta quinta, dia 1º de março, no Auditório da FAE Business School, em Curitiba, o 13º Encontro Estadual do CreaJr-PR. O evento contou com a participação de membros dirigentes de instituições de ensino de todo o estado, além de gerentes regionais e outros convidados.

Na abertura, o presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira, destacou que “esse momento é um complemento do que os estudantes têm nas universidades, é um momento de formação de lideranças”. Ele, que participou ativamente na época do lançamento do Programa CreaJr no Paraná, lembrou ainda que há alguns anos não existiam essas oportunidades, “por isso é importante que aproveitem a chance para seu crescimento profissional como líderes, temos exemplos de profissionais que iniciaram no CreaJr-PR e hoje são lideranças estaduais e nacionais em suas áreas”.

O engenheiro civil Cassio José Ribas Macedo, que foi vice-presidente do Crea-PR em 2017, prestigiou o Encontro representando o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger. Ele também afirmou que “muitos engenheiros de hoje não tiveram a oportunidade que vocês (membros dirigentes) estão tendo, e esse evento é um momento de interação entre os estudantes e com o Crea, vivenciando a rotina do Conselho”, e indica: “sejam bons engenheiros, sejam felizes e líderes em sua profissão”, diz.

O diretor geral da Mútua, engenheiro civil Julio Cesar Vercesi Russi, afirmou, direcionando-se aos membros dirigentes: “daqui saem os líderes que lutarão por todas as áreas das engenharias, parabéns pelo evento”.

Para a coordenadora da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Crea-PR, conselheira engenheira civil Margolaine Giacchini, “esse evento é importante na formação e na integração entre as engenharias, para que os estudantes conheçam colegas de outras instituições e aproveitem para trocar experiências”.

Homenagem

Os membros dirigentes do CreaJr-PR, ao fim de seu mandato, recebem Atestados de Serviços Meritórios pelas atividades desenvolvidas no Programa. Os membros que compuseram a Comissão Acadêmica Estadual (CAE) em 2017, representando as oito Regionais do Crea-PR, e estavam presentes no 13º Encontro, foram homenageados, recebendo seus Atestados publicamente. São eles Henrique Welzel da Silva, do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Regional Cascavel; Anderson Mendes Souza, do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Regional Curitiba; Odilon de Araujo Junior, do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná, Regional Maringá; Mateus Brasilino, do curso de Engenharia Civil, Regional Pato Branco; e Pedro Gabriel Schmidt, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Regional Ponta Grossa. Henrique fez a leitura do Atestado em nome de todos os membros e agradeceu à coordenação do CreaJr-PR por “ter esse olhar diferenciado para os estudantes”, destacando as gestões anterior e atual. “Já percebemos que o presidente Ricardo também tem um olhar diferente para o Programa, que temos certeza que vai melhorar ainda mais”, diz.

Nova logomarca

No evento aconteceu o lançamento da nova logomarca do Programa CreaJr-PR, que foi adequada ao padrão nacional, porém com uma identidade regional. Todos os canais de comunicação do Programa, assim como os materiais  criados agora têm a nova identidade.

Programação

A primeira palestra, com o tema ‘O programa CreaJr-PR e sua importância para a formação dos futuros profissionais no Paraná’, foi ministrada pelo presidente Ricardo Rocha. Ele abordou alguns aspectos históricos e destacou os desafios para o século XXI para os profissionais das áreas tecnológicas, fazendo o público pensar em quais são as atribuições necessárias para ultrapassar da melhor forma a situação presente e o futuro. A palestra foi interativa, com a participação do público.

A segunda palestra foi sobre o ‘Programa Crea Júnior / Crea Jovem em âmbito nacional e o posicionamento do CreaJr-PR’, realizada pelo coordenador estadual do CreaJr-PR, Pedro Gabriel Schmidt. Ele mostrou como funciona o CreaJr no Paraná, que assim como nos outros 19 estados onde existe o Programa, é distinto e independente;  e o nacional, com as diversas Comissões por áreas.

Na parte da tarde, a terceira palestra foi uma apresentação sobre a ‘Comunicação no CreaJr-PR’, pela jornalista do Crea-PR Débora Pereira. Ela abordou a importância de saber se comunicar e divulgar as informações de forma correta, e mostrou as ferramentas e canais de comunicação do Crea-PR e do CreaJr-PR, além de destacar como os membros dirigentes podem contribuir com esse conteúdo.

Os participantes tiveram a oportunidade de ver uma palestra sobre ‘Oratória’ com a fonoaudióloga Milena Carla de Siqueira Aoki, que tem ampla experiência na área. Ela abordou os principais aspectos da oratória e deu dicas variadas aos membros dirigentes sobre como falar em público.

Encerrando o evento foi realizada a palestra ‘Empreendedorismo Transformador’, com Yara Garcia, consultora do Sebrae. Ela contou sobre a sua trajetória como empreendedora e falou de aspectos em que os estudantes devem pensar para se conhecer melhor, entender seu perfil profissional e saber a melhor forma de buscar realizar seus sonhos profissionais e pessoais.

Durante o dia também foram realizados dois momentos de trabalhos em grupo, com os temas ‘Sistema Profissional e CreaJr’ e ‘Como representar o CreaJr-PR em minha instituição?’. Os estudantes trocaram experiências e novas ideias, que servirão de subsídio para o debate entre eles e o planejamento das atividades a partir deste ano.

Luis Carlos Maresana Filho, coordenador estadual do CreaJr-SC, que estava presente no evento, foi convidado a apresentar a experiência de organização e atividades do estado vizinho. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao visitante.

Resultados

Shirley da Costa Batista, do curso de engenharia civil da UTFPR Campo Mourão, Regional Maringá, que está em sua primeira gestão como dirigente, afirma que “o Encontro me ajudou a conhecer mais sobre o Crea-PR e o CreaJr, qual o meu papel como membro dirigente e a palestra sobre oratória foi ótima, porque eu sou tímida e tenho vontade passar meu conhecimento aos outros, mas a comunicação é uma fragilidade, então foi bem bacana. As atividades em grupo também trouxeram novas ideias e alternativas de como podemos trabalhar”.

Joelmo Chaves de Oliveira, técnico em eletrotécnica, Regional Curitiba, gostou da programação do evento e acredita que “a palestra sobre oratória vai nos ajudar, ela mostrou de que forma podemos falar sem medo, foi muito bom, e deu indicações para podermos continuar pesquisando o tema”.

Pedro Gabriel Schmidt, coordenador estadual do Programa, disse estar otimista e “animado, pois vejo pessoas que estão entrando agora e já estão bem engajadas, com boa vontade de iniciar um novo ciclo, além de ver que o Crea-PR está com um novo olhar para o CreaJr”. Sobre a programação deste ano, ele comenta que “o foco foi promover a integração entre os grupos das regionais, que vai resultar em futuros trabalhos em conjunto por essa troca de ideias”.

Veja aqui as fotos do evento.

Conheça mais sobre o CreaJr-PR: www.creajr-pr.org.br.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *