Marca do Crea-PR para impressão

Iniciativa exclusiva do Crea-PR revoluciona o apoio às Entidades de Classe

6 de junho de 2018, às 13h12


Imagem ilustrativa para Iniciativa exclusiva do Crea-PR revoluciona o apoio às Entidades de Classe

Os excelentes resultados alcançados no Edital de Chamamento Público realizado em 2018, lançado em janeiro pelo Crea-PR para as Entidades de Classe paranaenses (60 projetos aprovados, num total de 1,8 milhões, e mais de 12 mil profissionais que serão atingidos diretamente), levaram ao desenvolvimento de um novo edital que será lançado neste mês de junho. O sucesso dos Editais de Chamamento Público no Estado se deve ao trabalho singular do Crea-PR de apoio às Entidades de Classe no uso dos seus recursos conquistados. Um exemplo expressivo deste apoio chamasse-se ProEC – Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe. Iniciativa exclusiva do Crea-PR, o ProEC acontece tanto por meio de seminários estaduais e regionais, que visam a integração e multiplicação de boas práticas entre as Entidades, quanto do assessoramento técnico . Esse assessoramento ocorre por meio de três eixos: Alavancagem, Organização e Gestão e Planejamento, todos desenvolvidos em mais de 30 módulos.

Cerca de 50 Entidades já aderiram ao ProEC.  Nos dias 12 e 13 de julho, ocorre a segunda edição dos seminários estaduais, época onde ainda estará em vigor o prazo para a apresentação de propostas para o novo Edital de Chamamento Público. Durante o Seminário, será realizado um grande treinamento sobre elaboração de projetos, execução, e prestação de contas de termos de fomento celebrados com base nos editais de chamamento público.

Também durante o 2º Seminário Estadual do ProEC será apresentada a implantação da virtualização dos processos relativos ao Chamamento Público (para se tornarem 100% eletrônicos), por meio do uso da Plataforma SEI (Sistema Eletrônico de Informações), desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A plataforma engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa dos serviços públicos. “O grande diferencial dos termos de fomento esta no fato de disponibilizarmos para cada projeto vigente, um gestor específico, funcionário do Crea-PR, especialista na área, que possui funções de administração, gestão, fiscalização e apoio na execução dos projetos junto às Entidades de Classe. Mais de 50 funcionários do Conselho têm sido preparados para a execução da função, o que já nos apresenta um resultado altamente positivo com relação à aprovação de prestações de contas. Temos registrados mais de 90% dos 60 projetos executados em 2017 com prestações de contas já aprovadas pelo Plenário do Crea-PR, em pouco mais de um mês após a apresentação das prestações”, destaca Claudemir Prattes, gerente do Departamento de Relações Institucionais – DRI – do Crea-PR.

Já está previsto um segundo Seminário Estadual do ProEC ainda para este ano, no mês de outubro. O Colégio de Entidades de Classe Estadual – CDER –  está capitaneando, juntamente com o Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea-PR, a elaboração da programação e conteúdo técnico do evento.

 

Inscrições:  Sistema de Eventos do Crea-PR

Compartilhe este conteúdo

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Marca do Pacto Global Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Marca do Crea-PR

Site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) - 2018
www.crea-pr.org.br

Site desenvolvido com o CMS de código aberto WordPress e customizado por Assessoria de Comunicação Social do Crea-PR (ACS)

Voltar ao topo