Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2018/07/5o-workshop-sobre-os-desafios-na-prescricao-do-receituario-agronomico-reune-diversas-entidades-do-parana/>.
Acesso em 28/03/2024 às 06h49.

5º Workshop sobre Os Desafios na Prescrição do Receituário Agronômico reúne diversas Entidades do Paraná

19 de julho de 2018, às 18h18 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Ocorreu nesta semana (17), no Setor de Agrárias da UFPR, em Curitiba, o 5º Workshop com o tema ‘Os Desafios na Prescrição do Receituário Agronômico’, promovido pela Câmara Especializada de Agronomia (CEA) do Crea-PR, por meio do Comitê de Estudos Temáticos sobre Agrotóxicos.

O encontro teve como objetivo discutir temas pertinentes aos Agrotóxicos, como as responsabilidades técnicas e jurídicas na prescrição do Receituário Agronômico, ações do Crea na fiscalização profissional e a questão da proteção ao meio ambiente.

Segundo o Conselheiro do Crea-PR e integrante do Comitê de Estudos Temáticos sobre Agrotóxicos, Eng. Agr. Heitor Fiuza Junior, a questão da prescrição dos agrotóxicos deve ser tratada com cautela, pois é algo que influencia tanto na vida dos profissionais, quanto da população. “É importante ressaltarmos que, com o acompanhamento correto de um engenheiro agrônomo, o produto proveniente da lavoura que recebeu os agrotóxicos, além de ajudar na diminuição do desperdício da produção agrícola no Estado, pode ser consumido  com mais segurança pelo cidadão”, ressalta o engenheiro.

O evento contou com a participação de diversos profissionais ligados às entidades parceiras do Crea-PR, como por exemplo a FAEP, MAPA, ADAPAR, AEA e FEA “O Crea-PR, por meio da CEA e do Comitê, conseguiu reunir profissionais especializados no tema, profissionais que estão no campo e acadêmicos dos cursos afetos ao Sistema Confea/Crea, que futuramente vão prescrever receitas agronômicas. Essa diversidade de visões enriqueceu muito o debate”, enfatiza Heitor.

Ao final do Workshop, foi realizada uma mesa redonda com debates sobre os temas abordados. Segundo o Assessor Técnico da Câmara Especializada de Agronomia (CEA) do Crea-PR, Eng. Agr. Ricardo Araújo, os encaminhados gerados entre Conselho, Entidades e Comitê, após essas rodadas de discussões, foram animadores. “Tiramos ótimas conclusões e sugestões dessa reunião. Os temas a serem encaminhados permearam a evolução da legislação, das pesquisas, análises em alimentos, assistência técnica aos produtores rurais, ações educativas e orientativas a profissionais, empresas e produtores, valorização do produto agrícola paranaense, responsabilidade técnica e emissão de receituário agronômico e a fiscalização da atividade técnica”, comenta Ricardo.

Confira as fotos: