Marca do Crea-PR para impressão

Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso

30 de agosto de 2018, às 10h45


Imagem ilustrativa para Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso

Com o apoio do Colégio de Entidades de Classe (CDER), o Crea-PR elegeu os melhores trabalhos de conclusão de curso (TCCs) apresentados em cursos ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES) no estado do Paraná, afetos ao Sistema Confea/Crea.

Após a definição do melhor TCC por modalidade (Agronomia; Agrimensura; Civil; Elétrica; Especiais – Segurança do Trabalho; Mecânica e Metalúrgica; Química, Geologia e Minas), conforme as indicações realizadas pelos respectivos colegiados regionais no decorrer do mês de julho, o CDER Estadual promoveu a eleição dos três melhores trabalhos em cada uma das modalidades. Para tal eleição, os trabalhos foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: “aplicabilidade do conhecimento técnico na prática profissional”, “grau de inovação” e “nível de abrangência do tema”.

Dessa forma, a seguir estão relacionados os trabalhos eleitos, considerando a ordem de classificação em cada modalidade (Título do trabalho; Instituição de Ensino; Orientador; Autor; Regional):

Agrimensura
1º MAPEAMENTO E ESTIMATIVA DE ÁREAS DE MILHO 2° SAFRA E CULTURAS DE INVERNO UTILIZANDO APRENDIZAGEM DE MÁQUINA EM IMAGENS DE SATÉLITE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Prof. Dr. Jerry Adriani Johann; Luiz Almeida; Cascavel)
2º GEOMARKETING: O CASO DOS SUPERMERCADOS DE MARINGÁ–PR (Universidade Estadual de Maringá; Prof. Dr. Oseias da Silva Martinuci; Mateus Grochoski Felini; Maringá)
3º REVITALIZAÇÃO URBANA: READEQUAÇÃO DE VIA NO BAIRRO SANTANA, CIDADE GUARAPUAVA–PR (Universidade Estadual do Centro-Oeste; Prof. Dr. Glauco Nonose Negrão; Albany Souza Pires; Guarapuava)

Agronomia
1º ACOMPANHAMENTO TÉCNICO A SOJICULTORES DO SUDOESTE DO PARANÁ (Universidade Estadual do Centro-Oeste; Prof. Dr. Jackson Kawakami; Ismael Ercy Guerra; Guarapuava)
2º TRANSFORMAÇÃO GENÉTICA DE CITRUMELO SWINGLE (CITRUS PARADISI MACFAD. CV. DUNCAN X PONCIRUS TRIFOLIATA L. RAF.) COM O TRANSGENE AIIA (Centro Universitário Filadélfia; Prof. Dr. Clandio Medeiros da Silva; Camilla Carvalho Nunes dos Santos; Londrina)
3º VIABILIDADE AGRONÔMICA DE MODOS DE APLICAÇÃO DE FONTES DE CÁLCIO NA CORREÇÃO DA ACIDEZ DO SOLO (Centro Universitário Assis Gurgacz; Prof. Dr. Luiz Antonio Zanão Júnior; Alan Junior Staudt Cassol; Cascavel)

Civil
1º RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL PARA O ENGENHEIRO CIVIL AUTÔNOMO (Faculdade de Telêmaco Borba; Prof. Pedro Fernandes Neto; Felipe Helder Luz Subtil; Ponta Grossa)
2º PLANILHA PARA DIMENSIONAMENTO DE REFORÇO ESTRUTURAL COM POLÍMERO REFORÇADO COM FIBRAS DE CARBONO (PRFC) EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO SUBMETIDAS À FLEXÃO SIMPLES NO ESTADO-LIMITE ÚLTIMO (Centro Universitário Filadélfia; Prof. Esp. Marcos Vinício de Camargo; Gabriel Monteiro Motta; Londrina)
3º UTILIZAÇÃO DE AGREGADOS RECICLADOS PROVENIENTES DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO EM MISTURAS ASFÁLTICAS DO TIPO CONCRETO BETUMINOSO USINADO A QUENTE (Faculdade Guarapuava; Prof. Esp. Luiz Fernando Sequinel; Mirielli Scheleski dos Santos; Guarapuava)

Elétrica
1º PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO AUTÔNOMO VOLTADO A ÁREA RURAL (Faculdade Guarapuava; Prof.ª. M.ª Lilian Rosana Kremer Schultz; Hugo Fernando Magalhães de Figueiredo e Lucas Podolak; Guarapuava)
2º TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SEM FIOS ATRAVÉS DE ACOPLAMENTO INDUTIVO RESSONANTE UTILIZANDO CONVERSOR CC-CA (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Toledo; Prof. Dr. Fábio Rizental Coutinho; Franciele Lemos Martins e Jade Lessa Cutinhola; Cascavel)
3º INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DOS VENTOS NA PROGÊNIE DE HARMÔNICAS EM TURBINAS EÓLICAS (Centro Universitário Ingá; Prof. Jefferson Franco Rocha; Matheus Galvão de França; Maringá)

Especiais 

Segurança do Trabalho
1º AVALIAÇÃO E CONTROLE DE RISCOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES AGRONOMICAS E AMBIENTAIS DE CAMPO MOURÃO –PR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campo Mourão; Prof. Esp. Ricardo Barbosa da Silva e Prof. Esp. Luciano Testa; Suellen Cristina Sachet Salami; Maringá)

Mecânica e Metalúrgica
1º DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE REBOCADOR DE AERONAVES DE PEQUENO PORTE CONTROLADO REMOTAMENTE (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Pato Branco; Prof. Dr. Fábio de Freitas Lima; Gustavo Colheri Uchida; Pato Branco)
2º DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO DE TRANSMISSÃO CVT PARA APLICAÇÃO EM BICICLETAS (FAE Centro Universitário; Prof. Dr. Julio Cezar de Almeida; Brunno Girardello de Faria Maia Gapski, Christian Rafael Leitoles e Érik Gurski Lima; Curitiba)
3º VIABILIDADE ECONÔMICA DE COGERAÇÃO EM CALDEIRAS A VAPOR DE GRANDE PORTE (Centro Universitário Assis Gurgacz; Prof. M.e Eliseu Avelino Zanella Júnior; Bruno de Moraes; Cascavel)

Química, Geologia e Minas
1º GEOMORFOLOGIA SÍSMICA DE UM DEPÓSITO DE TRANSPORTE EM MASSA NO CRETÁCEO SUPERIOR DA BACIA DE SANTOS (Universidade Federal do Paraná; Prof. Dr. Fernando Farias Veseley; Jeferson Dias Martins; Curitiba)
2º SIMULAÇÃO DE UM AVIÁRIO: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE CONFORTO PARA AS AVES (Faculdade de Telêmaco Borba; Prof. Dr. Ivo Neitzel; Mayara Batista; Ponta Grossa)

 

Todos os trabalhos classificados podem ser consultados na Biblioteca Virtual do Crea-PR, em seção específica denominada “Melhores TCCs do Paraná, pelas Entidades de Classe”.

Compartilhe este conteúdo

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Marca do Crea-PR

Site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) - 2018
www.crea-pr.org.br

Site desenvolvido com o CMS de código aberto WordPress e customizado por Assessoria de Comunicação Social do Crea-PR (ACS)

Voltar ao topo