Marca do Crea-PR para impressão

Fórum de Docentes deste ano vem com a premissa de debater a tecnologia aliada à educação

13 de setembro de 2018, às 10h29


Imagem ilustrativa para Fórum de Docentes deste ano vem com a premissa de debater a tecnologia aliada à educação

A discussão sobre a nova educação vem sendo recorrente na sociedade atual. Como educar, as novas grades curriculares de ensino, tecnologia aliada à educação, são exemplos de temas que não saem da cabeça de pais e educadores na última década. Com tantos avanços tecnológicos recentes, a preocupação dos docentes é cada vez maior com o “profissional do futuro”.

Segundo o professor e Eng. Eletric., Ronaldo Casagrande, a nova educação esta em xeque, precisando de avanços não só por parte dos alunos, mas  dos docentes também. “Hoje a educação está retrógrada e não atende mais as demandas da sociedade. Pelo último resultado do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), divulgado em agosto, vimos que mais de 70% dos concluintes do ensino médio no Brasil não atingem o nível básico de conhecimentos em língua portuguesa e matemática. Estima-se que 50% dos empregos atuais deixarão de existir nas próximas 2 décadas; 65% das crianças que entram na escola hoje trabalharão em funções que ainda não existem. Quer desafios maiores que esses para as instituições educacionais? Precisamos agir imediatamente. Investir na formação docente é fundamental para que tenhamos uma educação melhor”, comenta o professor.

Pensando nessas questões, o Crea-PR promove, em Guarapuava, nos dias 19, 20 e 21 de setembro, o 25° Fórum de Docentes. Organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), o evento visa discutir, por meio de profissionais e professores renomados, assuntos pertinentes às Instituições de Ensino Superior (IES). Neste ano, o Fórum abordará a nova educação, através de temas como: “Os desafios e as novas competências e habilidades dos educadores no séc. XXI”, “Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Engenharia” e a “Nova Era da Educação: Verdades que se redefinem precisam de pessoas que se reinventem”, e as novas diretrizes curriculares da Engenharia.

Para o Prof. Marco Aurélio Cercal, a questão da nova educação não se prende somente às novas formas de se aprender, mas sim na renovação do estudante que tem a tecnologia ao seu lado. “Essa reinvenção de estudantes e professores passa pela compreensão de que a informação precisará encontrar, por meio da tecnologia, a utilidade, relevância e aplicabilidade que lhe permita resolver as questões do quotidiano de maneira eficiente. A pergunta que devemos nos fazer é: o que estamos fazendo com o tempo que foi otimizado graças a tecnologia? Precisamos compreender que interpretar e manipular a informação será tão importante quanto produzi-la. Big Data e a Ciência de Dados ocupará uma posição primordial na nova era da educação. Desta maneira, a questão não será apenas qual requinte tecnológico estamos empregando no processo de educação, e sim, qual qualidade da aplicação prática e significativa estamos produzindo a partir do uso da tecnologia”, enfatiza Marco.

O maior evento do Paraná destinado a professores tem tudo para ser sucesso de público novamente neste ano. Em 2017, o Fórum de Docentes,  realizado em Pato Branco, contou com 156 participantes e com 30  Instituições de Ensino Superior (IES) . “Neste ano, acreditamos que este número pode ser bem maior. Somente registradas no Crea-PR temos 110 IES que ofertam cursos afetos ao Sistema Confea/Crea”, destaca o Eng. Civ. Ricardo Rocha, Presidente do Crea-PR

 

O Fórum de Docentes é gratuito e sua programação e inscrições podem ser conferidas na área de eventos do site do Crea-PR.

Acesse: http://portaldaeducacao.crea-pr.org.br/forum-de-docentes.php

Compartilhe este conteúdo

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Marca do Crea-PR

Site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) - 2018
www.crea-pr.org.br

Site desenvolvido com o CMS de código aberto WordPress e customizado por Assessoria de Comunicação Social do Crea-PR (ACS)

Voltar ao topo