Marca do Crea-PR para impressão

Planejamento Estratégico é tema do 3º Seminário ProEC, em Ponta Grossa

4 de outubro de 2018, às 18h47


Imagem ilustrativa para Planejamento Estratégico é tema do 3º Seminário ProEC, em Ponta Grossa

Cerca de 90 presidentes e diretores de Entidades de Classe das Engenharias, Agronomia e Geociências do Estado do Paraná participam nesta quinta-feira (4), do primeiro dia da programação do 3º Seminário Estadual do ProEc – Programa de Apoio à Sustentabilidade às Entidades de Classe, que acontece em Ponta Grossa, na sede da Associação dos Engenheiros Agronônomos dos Campos Gerais (AEACG).  O evento é uma iniciativa do Colégio de Entidades Regionais (CDER), com apoio do Crea-PR.

O Presidente do Crea-PR, o Engenheiro Civil Ricardo Rocha, participou da solenidade de abertura do 3º ProEC falando sobre a importância das Entidades de Classe pensarem seus planejamentos estratégicos a longo prazo, com foco também nos Editais de Chamamento, com políticas consistentes e firmes.

“Gostaria de reforçar o compromisso que firmei com as Entidades de Classe registradas no Crea-PR desde o início da minha campanha à Presidência do Conselho, de avançarmos constantemente na parceria mútua e de trabalharmos políticas consistentes que auxiliem as EC no alcance de gestões sustentáveis, por meio dos nossos Editais de Chamamento e de eventos como este que começa hoje”, comenta Ricardo.

O objetivo deste Seminário ProEc é aprimorar o assessoramento técnico com relação ao planejamento estratégico voltado para as Entidades de Classe. Conforme o Gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes, o evento vem crescendo cada vez mais. Hoje o Paraná conta com 90 Entidades Classistas, fruto do trabalho realizado pelo Crea-PR no fomento ao associativismo. Na última década, segundo ele, o número de Entidades de Classe saltou de 60 para 90. “O Crea-PR tem programas de incentivo e de fomento, tanto de repasses de recursos quanto de suporte metodológico em gestão e aperfeiçoamento dos profissionais”, pontua.

Um exemplo desse incentivo é o Edital de Chamamento, que visa além da ampliação do número de associados das Entidades de Classe, o fomemento de praticas de valorização profissional por parte dessas EC. Hoje, as Entidades de Classe contam com aproximadamente 30 mil associados, o que representa 1/3 do total de profissionais registrados no Crea-PR. “A Lei 13.019, Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, publicada em 2016, permitiu que os Conselhos fizessem repasses de recursos públicos para que as entidades pudessem promover eventos focados na valorização dos profissionais das áreas. De 2017 até agora, foi intensificado o programa de repasses, com 140 parcerias firmadas com 90 Entidades Classistas, o que nos deu dados estatísticos de 28 mil profissionais atingidos com alguma ação efetiva do Conselho”, frisa.

Para o Gerente, o Seminário ProEc cumpre seu papel ao capacitar e orientar as diretorias das Entidades de Classe, trazendo nesta edição o tema planejamento estratégico. “É preciso que todos enxerguem o horizonte a longo prazo. A parceria com a FAE Centro Universitário, que tem o know how em Administração e Negócios, auxiliará os participantes a pensar o futuro das organizações”, reforça. O treinamento é conduzido pelo Prof. Dr. Luis André Wernecke Fumagalli, professor da FAE.

 

Confira fotos deste primeiro dia:

 

Compartilhe este conteúdo

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Marca do Crea-PR

Site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) - 2018
www.crea-pr.org.br

Site desenvolvido com o CMS de código aberto WordPress e customizado por Assessoria de Comunicação Social do Crea-PR (ACS)

Voltar ao topo