Marca do Crea-PR para impressão

Crea-PR intensifica fiscalização com o início do plantio da Safra de Verão

7 de novembro de 2018, às 10h51


Imagem ilustrativa para Crea-PR intensifica fiscalização com o início do plantio da Safra de Verão

Com o início do plantio da Safra de Verão 2018/19, principal safra de grãos do Estado, o Crea-PR intensifica as fiscalizações nas propriedades rurais e cooperativas da região, com o objetivo de verificar a atuação e habilitação do Engenheiro Agrônomo junto ao Crea-PR.

Para realizar as fiscalizações, o Crea-PR utiliza de seu sistema de informações, onde todas as ARTs estão registradas, e também fiscalizações “in loco” nos empreendimentos agrícolas. “A importância da fiscalização está em fazer cumprir a legislação vigente no que se refere a atuação dos profissionais registrados junto ao Conselho, com o objetivo de impedir que pessoas sem habilitação ou leigas exerçam atividades que são regulamentadas, atividades essas que exigem conhecimentos e habilidades que são adquiridas durante a formação acadêmica”, reforça o Inspetor do Crea-PR, o Engenheiro Agrônomo, Luiz Antonio Scheuer.

Em caso de irregularidades, o Crea-PR abre procedimentos para acompanhar cada stuação. “As irregularidades são exceções nestes procedimentos fiscalizatórios. O Engenheiro Agrônomo tem extrema importância no acompanhamento do plantio da safra de verão, pois este profissional utilizará de todas as técnicas e metodologias que garantirão, além da inocuidade dos alimentos, também rentabilidade para o empreendimento e sustentabilidade para o conjunto da sociedade”, completa.

Na Safra Verão 2017/2018, o Crea-PR fez um trabalho intensivo de fiscalização em culturas temporárias, conforme diretriz definida pela Câmara Especializada de Agronomia. Somente na regional Londrina, foram identificados 249 produtores que não possuíam ARTs. “Isso significa que não havia comprovação de responsabilidade técnica, o que configura exercício ilegal da profissão pelo produtor”, comenta o Inspetor de Fiscalização do Crea-PR, Alexandre Barroso.

O Gerente da Regional Ponta Grossa do Crea-PR, Eng. Agr. Vander Della Coletta Moreno, comenta sobre a importância do Engenheiro Agrônomo no acompanhamento do plantio da safra de verão e da colheita. “É o profissional que ajuda o agricultor na escolha das melhores variedades, para escalonar o plantio e, depois, a colheita e aproveitar melhor os maquinários. É ele também quem auxilia na análise do solo, verificando as possíveis deficiências de nutrientes e fazendo a recomendação de correção”, diz. Após o desenvolvimento da lavoura, o profissional ainda fica responsável pelo acompanhamento do crescimento da mesma, tentando evitar o ataque de pragas e doenças.

As culturas mais fiscalizadas são as temporárias, como as fruticulturas, olericulturas, psciculturas, produção de sementes, mudas e armazenamento de grãos. Receituários agronômicos e quadro técnico de empresas e cooperativas completam a lista. 

Compartilhe este conteúdo

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Marca do Crea-PR

Site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) - 2018
www.crea-pr.org.br

Site desenvolvido com o CMS de código aberto WordPress e customizado por Assessoria de Comunicação Social do Crea-PR (ACS)

Voltar ao topo