Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2018/11/ensino-a-distancia-foi-o-tema-da-palestra-do-presidente-ricardo-no-crea-sul/>.
Acesso em 28/03/2024 às 21h57.

Impacto do EAD na administração dos Creas foi um dos temas abordados pelo Presidente Ricardo no Crea SUL

20 de novembro de 2018, às 20h05 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Presidentes dos Creas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estiveram em Porto Alegre em reunião ordinária do CREA Sul nesta segunda-feira (19). Na abertura do encontro, o Eng. Agr. Gustavo Lange, anfitrião da reunião, cumprimentando os presentes, ressaltou a importância dos encontros para a discussão dos temas em nível regional com a possibilidade de encaminhamento de proposições ao Colegiado. “Das reuniões dos CREAs PR, RS e SC têm seguido ao Colegiado do Sistema Confea/Crea inúmeras proposições, que servem de discussão e até a implementação de ações em âmbito nacional”, destacou.

Em sua primeira visita ao CREA-RS, o Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira, do Paraná, também evidenciou a importância dos encontros como sendo preparatórios à reunião do Colégio de Presidentes, com próxima data marcada para início de dezembro. “As reuniões do CREA Sul são um espelho das reuniões dos presidentes dos Creas e Confea, pois possibilita avançarmos nas discussões de cunho técnico, retornando em proposições significativas para os profissionais”, citou, lembrando que as propostas do CREA Sul têm sido muito bem recebidas pelo Colegiado. “Temos que continuar a pautar demandas importantes no CP”, defendeu.

Entre os assuntos, a adequação do modelo de ART a ser utilizado pelos Regionais, conforme solicitação do Conselho Federal, em atendimento à recomendação 171.059 do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, tema que foi pauta pela manhã. De acordo com o presidente paranaense, o regional já está se preparando para ter a nova versão de ART, em conformidade com o que foi solicitado. “Já fizemos algumas alterações e restam ainda alguns apontamentos, mas que atenderemos até o ano que vem. Estamos trabalhando para manter o programa já existente no CREA-PR, mas visando nos adequar”.

Ressaltou, ainda, que estão sendo consideradas as dificuldades que podem surgir da mudança, e que já está sendo previsto um intenso trabalho de comunicação aos profissionais antecedendo o lançamento da nova ART. Também explicou que a nova versão do documento já vai contemplar os códigos da TOS-nacional, Tabela de Obras e Serviços já em vigor desde 2009, através da Resolução 1.025, mas ainda não aplicada na integralidade pelos Creas.

O Eng. Gustavo Lange destacou a importância de se propor ao Confea um aumento no prazo para adequação das ARTs. Também lembrou que o CREA-RS conta com programa próprio de preenchimento e que ainda está pouco adiantado na questão da universalização da ART. Sugeriu, ainda, que o Confea informe sobre a situação do depositório de dados, com informações de todos os regionais, também uma exigência dos órgãos de controle.

Já em Santa Catarina, o profissional, quando acessa o sistema de preenchimento do documento, encontra apenas os serviços para os quais está habilitado, de forma individualizada. “Nossa ART já está totalmente adequada à Resolução nº 1.025, de 2009, que dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. Está nos faltando apenas integrar à TOS”, destacou o presidente do Regional catarinense Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann.

Após feitas as proposições sobre o tema, a pauta seguiu com a apresentação do PPA do CREA-PR que, trianual, programa ações e metas da diretoria do Regional, com previsão orçamentária. “Nossas definições de gastos são agrupadas por programas e não por despesas, sempre tendo em vista uma previsão dos cenários econômicos nacional e regional do ano seguinte”, explicou, ressaltando o histórico de crescimento de arrecadação do Crea Paraná, que segue na ordem de 7 a 8% ao ano, o que permitirá a construção de uma nova sede para o Regional.

A reunião seguiu até o final do dia, com a tarde dedicada aos esclarecimentos sobre a sentença/acordo judicial ABEE/Crea-SC; a valorização profissional por meio de ações judiciais; ações de comunicação integrada Confea/Creas e o impacto do EAD na estrutura administrativa dos Creas.

 

Colaboração: Crea Sul


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *