Marca do Crea-PR para impressão

Defis começa a ter resultados da sua mudança na postura da fiscalização

19 de dezembro de 2018, às 19h59


Imagem ilustrativa para Defis começa a ter resultados da sua mudança na postura da fiscalização

O Crea-PR tem como principal objetivo a regulamentação e a fiscalização das empresas e profissionais ligados às modalidades afetas ao Sistema Confea/Crea. Esse trabalho é feito por meio dos Agentes Fiscais do Conselho, que tem como propósito fiscalizar obras, empresas e profissionais, visando a segurança da sociedade, resguardando o interesse público e a ética no exercício da profissão.

Essa averiguação pode ocorrer de diversas formas como, por exemplo, com a verificação da situação do registro de um profissional que executa uma obra, a checagem da presença dos documentos corretos na realização de um serviço, a fiscalização do exercício irregular da profissão, o atendimento das denúncias da população, entre outras tarefas que estão ligadas às seis Câmaras Especializadas do Conselho: C. E. Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho; C. E. Agronomia; C. E. Engenharia Civil; C. E. Engenharia Elétrica; C. E. Engenharia Mecânica e Metalúrgica; C. E. Engenharia Química, Geologia e Minas.

 Os resultados da fiscalização da autarquia neste ano, segundo a nova Gerente do Departamento de Fiscalização (Defis) do Crea-PR, Eng. Amb. Mariana Maranhão, são melhores que o esperado, demonstrando uma evolução da equipe.  “O balanço deste ano demonstra um amadurecimento do grupo, que seguiu a orientação de qualidade em vez de quantidade. Um dos grandes resultados que tivemos foi na questão dos registros de empresas que, após fiscalizadas, efetuavam seus registros no Crea-PR, demonstrando a efetiva orientação da fiscalização, dando ênfase a importância da participação profissional nas atividades”, comenta Mariana.

Essa atividade abordada pela Gerente foi uma das que mais cresceu no setor nos últimos quatro anos. Segundo dados do Defis, o número de empresas registradas praticamente triplicou graças ao empenho dos Agentes, saltando de 196 para 577 empresas.

CEAEST – Câmara Especializada de Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho; CEA – Câmara Especializada de Agronomia; CEEC – Câmara Especializada de Engenharia Civil; CEEE – Câmara Especializada de Engenharia Elétrica; CEEMM – Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica; CEEQGEM – Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas.

Outro número que vem chamando cada vez mais a atenção são as denúncias feitas pela população ao Conselho. Em 2018 o número chegou a quase 4 mil, bem próximo ao do ano passado, que atingiu a marca de 4.139. Segundo Mariana, a quantidade de denúncias vem aumentando ao longo dos últimos anos graças a constante colaboração da população. “É muito importante a participação da sociedade no trabalho do Conselho de verificar se as atividades afetas ao Sistema possuem responsável técnico, pois uma vez em que se amplia a visão da fiscalização, fica mais fácil identificar as infrações em locais de difícil acesso, como obras em apartamentos, instalações clandestinas, entre outros”, enfatiza a Gerente.

RF – Denúncias que geraram uma fiscalização

Encerrando o balanço de 2018, os números das Regionais mantiveram-se na média neste ano, com exceção de Maringá, que contou com 4.871 fiscalizações. Segundo o Facilitador da Fiscalização de Maringá, Eng. Civ. Djalma Bonini Junior, o amadurecimento da equipe foi essencial para alcançar um número tão expressivo. “Um bom planejamento foi importantíssimo para chegarmos nesse número de quase 5 mil fiscalizações sem que o trabalho perdesse seu caráter ágil e eficiente.  Este resultado foi capitaneado pelo Defis e executado pelos Agentes de Fiscalização da Regional Maringá, procurando sempre atender as demandas das nossas Câmaras Especializadas, dos Inspetores, Profissionais, e Entidades de Classe da região”, pontua Djalma.

Compartilhe este conteúdo

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Marca do Crea-PR

Site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) - 2019
www.crea-pr.org.br

Site desenvolvido com o CMS de código aberto WordPress e customizado por Assessoria de Comunicação Social do Crea-PR (ACS)

Voltar ao topo