Marca do Crea-PR para impressão

Apoie a Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenheiro

21 de dezembro de 2018, às 15h59


Imagem ilustrativa para Apoie a Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenheiro

Atualmente, o Crea-PR conta com 6 mil profissionais registrados que possuem título de Engenheiro de Segurança do Trabalho, um percentual bem significativo dentre as várias modalidades abrangidas pelo Conselho. Entretanto, o cenário é preocupante pois menos de 15% indicaram ao Crea-PR que preferem que este seja o principal titulo no seu registro junto ao Conselho, fazendo com que a Câmara Especializada de Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho – CEAEST – tenha baixa representatividade no Plenário e Comissões.

“O profissional que obtém sua segunda graduação, deve escolher em qual modalidade ele quer ser representante até dia 31/12 do corrente ano. O que acontece é que muitos, por puro desconhecimento, mantêm-se representando a primeira graduação de forma automática. Isso acontece muito com os Engenheiros de Segurança do Trabalho. Eles fazem a segunda graduação somente para trabalhar, e não para representá-la perante o Conselho”, comenta o Conselheiro e Diretor do Crea-PR, Eng. Seg. Trab. Benedito Alves Junior.

Essa opção de poder escolher uma modalidade é recente. Com a Resolução 1.071/2015 os Engenheiros foram obrigados a escolher somente um título, dentre seus vários, para representar a Câmara desejada, gerando uma grande saída de Engenheiros das Câmaras de Segurança, fazendo com que esta perdesse sua força de representação. Isso fez, por exemplo, com que a antiga Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho, tivesse que aglutinar a modalidade de Agrimensura, tornando-se assim a CEAEST.

Segundo o Diretor do Crea-PR, o que muitos não sabem é que essa escolha pode ser feita sem que o profissional perca suas atribuições vindas de outros títulos, podendo assim exercer, por exemplo, um trabalho na Engenharia Elétrica, e, no Conselho, estar representando a CEAEST como Eng. Seg. Trab. “Alguns profissionais não percebem que optando por uma modalidade ‘menos concentrada’ ele estará engrandecendo a Engenharia como um todo, pois isso trás equilíbrio para todas as Engenharias, fazendo com que o Sistema, o profissional e a sociedade saiam beneficiados”.

Confira alguns destes benefícios
– Redução da lentidão dos processos, protocolos, registros de cursos e etc;
– Conselheiros e profissionais especializados na modalidade atuando na Câmara correta;
– Troca de informações mais ágeis com a fiscalização;
– Mais debates técnicos sobre as profissões abrangidas pela Câmara.

Diante disso a Câmara Especializada de Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho do Crea-PR convida você, que possui o titulo de Engenheiro(a) de Segurança do Trabalho, para formalizar sua opção indicando esse título como principal junto ao Conselho. Essa alteração não gera qualquer impedimento ou restrição para atuar com seus outros títulos profissionais, nem altera suas atribuições em quaisquer dos seus títulos. “Desta maneira você estará contribuindo para o fortalecimento da Engenharia de Segurança do Trabalho”, destaca Benedito.

Para formalizar esta opção o profissional precisa acessar sua área restrita no site do Crea-PR, menu Profissional / Representatividade, e selecionar o título profissional. Para que a alteração tenha efeito já sobre a formação do Plenário do próximo ano, deve ser realizada no máximo até 31/12/2018.

 

Não deixe para depois! Clique aqui para acessar agora e registrar sua opção

Para saber mais sobre as Câmaras Especializadas do Crea-PR, clique aqui

Para saber mais sobre o Plenário do Crea-PR, clique aqui

Compartilhe este conteúdo

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Marca do Crea-PR

Site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) - 2019
www.crea-pr.org.br

Site desenvolvido com o CMS de código aberto WordPress e customizado por Assessoria de Comunicação Social do Crea-PR (ACS)

Voltar ao topo