Marca do Crea-PR para impressão

Janeiro Branco, o Crea-PR apoia essa causa

11 de janeiro de 2019, às 14h30


Imagem ilustrativa para Janeiro Branco, o Crea-PR apoia essa causa

A campanha ganha cada vez mais reconhecimento – e importância. E não é para menos. A saúde mental está ligada ao sofrimento relacionado à violência (em domicílios, no trânsito, nas escolas, em decorrência de preconceitos e discriminação), de questões ligadas ao mundo do trabalho, como estresse e assédios, e em relações sociais adoecidas. Nesse contexto, se observa um crescimento no número de casos de transtornos de ansiedade, de depressão e um aumento expressivo de suicídios, sobretudos de adolescentes e jovens e de pessoas idosas.

Diante disto, a campanha busca aproveitar o período de Janeiro – no qual as pessoas renovam suas disposições e, culturalmente, realizam um balanço dos pontos que devem receber atenção durante o ano -, para possibilitar a inclusão do cuidado e do olhar para as emoções como uma prioridade. De acordo com o idealizador da campanha, o psicólogo Leonardo Abrahão (CRP-04/36232), a cor branca foi escolhida como símbolo por já estar presente nas festividades de Ano Novo.

“Por meio da Campanha Janeiro Branco, pretendemos difundir um conceito ampliado de Saúde Mental/Saúde Emocional, como um estado de equilíbrio sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade. Escolhemos o mês de janeiro para a mobilização pelo fato de que, em termos culturais e simbólicos, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos, e, a cor branca, pois, como em uma tela em branco, queremos incentivá-las a desenhar novas possibilidades em suas vidas”, explica o Psicólogo, que virá a Curitiba para participar de eventos da campanha nos dias 23 e 24 de janeiro.

 

Acompanhe alguma das programações do Janeiro Branco que serão realizadas em Curitiba pelo CRP-08

 

  • Ação informativa na Boca Maldita

Local: Av. XV de novembro, 01 – Centro – Curitiba – PR

Horário: 08h às 10h

  • Mesa-redonda – Janeiro Branco: Mais Psicologia, Mais Saúde Mental

Local: Sede do CRP-PR (Av. São José, 699, Cristo Rei, Curitiba)

Horário: 19h

  • Psicologia para Você no SESC Paço da Liberdade

Local: Pça Generoso Marques, 189, Centro, Curitiba/PR

Horário: 18h30

  • Saúde Mental – Você tem cuidado da sua? Campanha Janeiro Branco, mês de Conscientização ao cuidado da Saúde Mental.

Local: Praça Artur Tomás – Zona III CEP 87502-010 – Umuarama, PR

Horário: 09h às 13h

  • Aulão de Yoga e Caminhada Janeiro Branco

Local: Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, S/N – Bigorrilho, Curitiba – PR

Horário: 9h

 

Fonte: CRP-08

 

Compartilhe este conteúdo

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Marca do Crea-PR

Site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) - 2019
www.crea-pr.org.br

Site desenvolvido com o CMS de código aberto WordPress e customizado por Assessoria de Comunicação Social do Crea-PR (ACS)

Voltar ao topo