Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2019/03/fiscalizacao-em-foco-crea-pr-realiza-operacao-de-intensificacao-no-oeste-do-estado/>.
Acesso em 28/03/2024 às 07h57.

Fiscalização em foco: Crea-PR realiza operação de intensificação no oeste do Estado

18 de março de 2019, às 19h46 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Na semana entre os dias 11 a 15 de março aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu uma Operação de Intensificação da Fiscalização, realizada por equipes da Regional Cascavel do Crea-PR. A semana de intensos trabalhos resultou em 155 obras e serviços de Engenharia fiscalizados, sendo que destes, 129 apresentaram algum tipo de irregularidade, como por exemplo falta de documentação e exercício ilegal da profissão.

“Fizemos uma semana toda de trabalhos direcionados à fiscalização de obras, e o resultado nos surpreendeu. Fiscalizamos no total mais de 140 mil m² em cinco dias, e focamos principalmente em edificações maiores, obras públicas e privadas, além de condomínios e supermercados”, destacou o Engenheiro Civil Geraldo Canci, gerente Regional do Conselho. Como resultado, dos locais onde foram identificadas irregularidades, 56% eram empresas e profissionais sem as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), instrumento legal necessário à fiscalização das atividades técnico-profissionais; mais de 43% das obras com exercício ilegal da profissão, ou seja, sem um profissional qualificado para responder pela obra; e 23 empresas sem registro executando obras e serviços de Engenharia. “Estamos cumprindo o dever do Crea, que é defender a sociedade coibindo o exercício ilegal envolvendo as Engenharias e seus profissionais. Obras e serviços de engenharia sem profissional colocam em risco a segurança das pessoas, a qualidade e a vida útil das edificações”, destacou Canci.

As obras onde foram constatadas as irregularidades foram notificadas e têm um prazo para regularizar sua situação, pois do contrário podem sofrer sanções legais. “Mas a meta da Fiscalização do Crea-PR não é punitiva e sim de orientação, uma vez que a qualidade desse trabalho está diretamente ligada à segurança que essas edificações devem apresentar para uso da sociedade”, explicou o Gerente.

Operação de Intensificação da Fiscalização

#pratodosverem Resultados da OIF em Foz do Iguaçu

A cidade de Foz do Iguaçu, alvo dessa primeira intensificação da fiscalização, foi dividida em setores, para que cada fiscal trabalhasse naquela área ao longo da semana. “Nossa equipe contou com cinco fiscais, e mesmo com as intensas chuvas que aconteceram e o número reduzido da equipe, atingimos nossa meta. Não buscamos um número muito grande de locais fiscalizados, mas em primeiro lugar ver a obra toda, verificando todos os detalhes. Foi o planejamento da ação que resultou em sua efetividade”, frisou o Engenheiro Civil Israel Ferreira de Melo, responsável pela equipe de fiscalização. Após essa operação, a equipe continua atuando na cidade e região de acordo com o planejamento mensal da fiscalização.

Segundo Melo, a ação não busca punir, mas reforçar a necessidade de uma obra estar regular. “É uma questão de segurança. Sem qualidade, sem regulamentação, uma obra coloca a vida de muitas pessoas em riscos. Quem está construindo ou mesmo reformando deve ter a consciência dos perigos de uma construção mal realizada, por profissional não qualificado. Todos perdem quando há irregularidades”, reforçou.

Fiscalização no Crea-PR

Nesta última semana, de 11 a 15 de março, as equipes de fiscalização do Crea-PR realizaram em todo o Estado 396 ações, totalizando 648 na primeira quinzena de março. Desde o início do ano até a data de hoje, 18 de março, foram realizadas 4.489 ações de fiscalização no Paraná.

O objetivo do Crea-PR, ao fiscalizar as obras e os serviços técnicos vinculados às diversas profissões que representa, é proteger a sociedade de possíveis danos que possam ocorrer na execução do objeto fiscalizado.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *