Marca do Crea-PR para impressão

Maringá 70 anos


Imagem ilustrativa para Maringá 70 anos

70 ANOS DE ENGENHARIA, AGRONOMIA E GEOCIÊNCIAS MARINGAENSES

Organização

O evento realizado no dia 30 de agosto foi organizado pelo Crea-PR  em parceria com entidades de classe e instituições de ensino de Maringá, sendo os principais organizadores o gerente da Regional Maringá do Crea-PR, Hélio Xavier da Silva Filho, e os funcionários Djalma Bonini Junior, Carmem Lúcia Tamaoki Junqueira Gatto e Viviani Hannebauer Berdusco. Conforme explica o gerente, “a participação de todos os funcionários da Crea-PR, Regional Maringá, foi de extrema importância para sucesso do evento, alternando seus horários de jornada de trabalho, cada um com uma função específica para a realização”. A festividade teve a participação da Guarda Municipal de Maringá e do segurança do Crea-PR  para assegurar a tranquilidade da solenidade. A Sanepar gentilmente forneceu copos de água para evento.

Foram parceiros no evento as entidades: Aeam, Amea, Senge-PR, AGB-SM, ATTESTPAR e Sinduscon. E as instituições de ensino: UEM, setores de Engenharias e Agronomia, Unicesumar, Uningá e Feitep.

No saguão do evento foram apresentados dez 10 TCCs; cinco homenageados; fotos do Concurso de Fotografia; exposição projeto Maringá em construção; e coral da Cocamar.

 Exposições

Crea-PR em Maringá

A exposição mostrou dados do Crea-PR em Maringá, bastante interessantes, que fazem parte e contribuem para história da cidade. O início das atividades da Regional Maringá foi em 17 de abril de 1972, com a Inspetoria localizada na Avenida Joubert de Carvalho, no Edifício Atalaia.

De lá para cá aconteceram mudaram e uma grande evolução com o crescimento e desenvolvimento de Maringá. Do registro ativo de profissionais nessa Regional, 45% são da Câmara de Engenharia Civil; 23% da Câmara de Engenharia Elétrica; 17% são profissionais da Agronomia; 8% da área de Mecânica/Metalúrgica; 4% da Câmara de Química, Geologia e Engenharia de Minas; e 3% de profissionais da Agrimensura e Segurança do Trabalho.

Outros dados interessantes estavam na exposição, como por exemplo que na década de 30 foi contabilizado apenas um registro profissional, enquanto que em 1970 já se somavam 311 registros profissionais, chegando aos dias atuais em 2.500 profissionais.

Em 2016 foram registrados 9.529 atendimentos pessoais em Maringá, 1.486 atendimentos telefônicos e ainda 674 por web atendimento. Também foram registrados 16.881 protocolos e 2.370 ações de fiscalização.

Projeto “Maringá em Construção” – Shopping Avenida Center

Durante o evento os presentes puderam apreciar a exposição promovida pelo Shopping Avenida Center, intitulada “Maringá em Construção”, com fotos de marcos históricos e dos principais prédios da cidade, com uma mesa de projeção de vídeos e maquetes em impressões 3D. Foi uma exposição tradicional e inovadora ao mesmo tempo, onde os presentes puderam também visitar um pouco da história de Maringá. O shopping Avenida Center também disponibilizou a todos os presentes um chaveiro impresso em 3D, com formato de engrenagem, simbolizando a engenharia.

Mostra de TCCs

A Mostra disponibilizou dez Trabalhos de Conclusão de Cursos afetos ao sistema Confea/Crea, apresentados por acadêmicos das últimas turmas de egressos do respectivo curso de diversas instituições de ensino de Maringá. Esses são uma parte das 22 indicações de coordenadores de curso de instituições de ensino da Regional Maringá que participaram da premiação “Melhores TCCs do Paraná”, realizada pelo Crea-PR neste ano de 2017.

A Mostra de TCCs foi um sucesso e teve como objetivo valorizar o conhecimento técnico e científico relacionado às áreas da engenharia, agronomia e geociências, além de proporcionar a difusão da produção acadêmica à sociedade em geral que prestigiou o evento. As informações dos TCCs foram disponibilizadas em banners, e os autores permaneceram ao lado de seus trabalhos esclarecendo dúvidas do público.

Estavam presentes os trabalhos:

Título do trabalho Autor

Instituição

de Ensino

Curso
Benefícios ambientais de habitação de interesse social projetada para execução em painéis autoportantes de madeira laminada pregada Guilherme Vilela Sanches UEM Engenharia Civil
Aplicativo para revit: desenvolvimento de um programa de cálculo de perda de cargas em tubulações de água quente e água fria Márcio Takashi Uyeno UEM Engenharia Civil
Análise da viabilidade do uso da tecnologia LED na iluminação pública: o caso UEM Adriano Aparecido da Silva Junior UEM Engenharia Elétrica
Análise comparativa do dimensionamento de lajes maciças de concreto armado com armadura em aço convencional (vergalhão) e telas soldadas Guilherme Henrique Boska Correa Uningá Engenharia Civil
Comparativo de revestimento externo, entre método tradicional e fachada ventilada Paulo Henrique Teixeira Gasparetto Uningá Engenharia Civil
Estudo da adaptação de edificações de uso educacional ao código de segurança contra incêndio e pânico do Paraná vigente Cesar Augusto Dal Ponte Battisti Feitep Engenharia Civil
Estudo da resistência à tração na flexão em matrizes de concreto simples com adição de fibras de polipropileno para utilização em pisos industriais Gustavo Martins Ignatowicz Feitep Engenharia Civil
Estudo de viabilidade econômica pela implementação de um banco capacitivo para a correção do fator de potência Valdinei Aparecido Tomes Feitep Engenharia Elétrica
Racionalização da estrutura com a utilização do drywall Ana Paula dos Anjos Unicesumar Engenharia Civil
NBR 9050:2015 – acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos: desenvolvimento de um aplicativo para controle e vistoria Beatriz Regini Unicesumar Engenharia Civil

Concurso de Fotografias

O Concurso de Fotografia com o tema “70 ANOS DE ENGENHARIA, AGRONOMIA E GEOCIÊNCIAS MARINGAENSES: MARINGÁ URBANA” também fez parte do evento. No total, 47 fotos participaram deste concurso, julgadas por representantes do Núcleo de Fotógrafos da Associação Comercial de Maringá – Acim. Após a análise, trinta e duas fotos foram selecionadas para a exposição, e foram escolhidas as melhores fotografias das categorias Amador e Profissional.

Marcos Antônio Regioli Júnior foi premiado com a Melhor Fotografia da categoria Amador. Mauro Simões venceu com a Melhor Fotografia da categoria Profissional. Ambos receberam os certificados de premiação das mãos do presidente em exercício do Crea-PR, engenheiro agrônomo Nilson Cardoso, e receberam também prêmios cedidos pelos patrocinadores do concurso, Buysoft e Foto Proimagem. As fotos vencedoras estão publicadas na Revista Aeam News 2ª edição.

Palestras

Bloco passado

O palestrante Miguel Fernando Perez Silva é bacharel em Turismo e Hotelaria, com especialização em História e Sociedade do Brasil e em Gestão e Políticas Culturais. Ele realiza pesquisas sobre a história de Maringá e o norte do Paraná, disponibilizadas no site do Projeto Maringá Histórica (www.maringahistorica.com.br). Ele foi um dos idealizadores do jornal sobre a cultura da região de Maringá, O Duque, e coordenou o departamento de eventos da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) durante seis anos. Atualmente, é diretor executivo do Instituto Cultural Ingá (ICI), uma agência de incentivo e fomento à cultura, parceira do evento realizado.

O tema de sua palestra foi “Nascimento e Consolidação de Maringá: um recorte histórico de 1923 a 1959”, onde abordou a criação de Maringá desde quando era um patrimônio, até sua fundação e seus primeiros anos como município. Também mostrou a importância da engenharia no planejamento, desde a criação da cidade, com a abertura de ruas e outras obras de engenharia que propiciaram seu crescimento. Destacou também a importância da Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná para o desenvolvimento do município.

Bloco presente

O palestrante responsável por esse bloco foi o ex-presidente do Crea-PR, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini. A palestra focou no Pacto Global, no Programa Cidades e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Conforme explicado durante sua apresentação, o Pacto Global “é uma iniciativa voluntária da ONU que procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras, contemplando os interesses e preocupações de suas partes”, diz.

Cabrini explicou também que objetivo do Pacto é mobilizar a sociedade para a adoção de práticas voltadas aos valores fundamentais dos Direitos Humanos, Meio Ambiente, Relações de Trabalho e de Combate à Corrupção. O palestrante ainda falou sobre a agenda 2.030, com seus 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, bem como a importância do trabalho dos profissionais das engenharias, agronomia e geociências para alcançar esses objetivos.

Bloco futuro

Masterplan – Maringá em 2047 – por Wilson Yabiku

Masterplan pode ser definido como o planejamento urbano de uma cidade considerando-a como um organismo vivo – que se modifica e se altera constantemente. O termo pode fazer alusão ao planejamento de uma cidade, ou parte dela, como se fosse um grande projeto de arquitetura e urbanismo. O Masterplan de Maringá se iniciou em 1947, da prancheta do arquiteto e urbanista Jorge de Macedo Vieira, que definiu o equilíbrio entre os setores residenciais (para as diversas faixas de renda), comerciais, industriais, parques e lazer.

Um dos objetivos do planejamento é orientar o crescimento sustentável e atrair investimentos, o que trouxe destaque para a cidade de Maringá, como seu elevado IDH, Ideb e destaques também em educação, saúde e saneamento.

Para o futuro, pretende-se que Maringá torne-se a melhor metrópole do interior do Brasil, com elevada qualidade de vida, sendo referência nacional em atividades econômicas de alto valor agregado, com potencial de internacionalização com nível de integração da sociedade civil organizada com a gestão pública comparável com as melhores cidades do mundo.

Homenageados

Aproveitando a oportunidade de celebração das engenharias, agronomia e geociências ao longo dos 70 anos da história de Maringá, por indicação das entidades de classe da região, foram homenageados profissionais que fizeram carreira na cidade canção, participando de obras importantes para o desenvolvimento de Maringá. Os profissionais receberam a placa da Comissão Organizadora do evento sob o título “Orgulho da Engenharia, Agronomia e Geociências Maringaenses”. Conheça os homenageados.

O engenheiro agrônomo Mauro Zanini Rossetto foi funcionário da Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná de 1969 até a sua aposentadoria em 2012, empresa de loteamentos presente na cidade desde antes da sua fundação.

Já o engenheiro civil Antonio Eriberto Schwabe, recebeu a missão de planejar o sistema de abastecimento de água e saneamento. Atuou em grandes projetos como de energia elétrica, viadutos, templos religiosos, escolas. Foi professor na Universidade Estadual de Maringá entre 1977 a 2000.

O engenheiro civil e engenheiro de segurança do trabalho Francisco Vieira Amado foi o primeiro profissional da especialidade de Engenharia de Segurança do Trabalho na cidade e atualmente é professor e coordenador do curso Técnico em Segurança do Trabalho no Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Representando a área de engenharia elétrica, o engenheiro eletricista Michele Li Puma foi funcionário da Copel desde 1970, ocupando cargos de gerência regional e participando da Comissão da Análise Técnica da Prefeitura de Maringá para modernização do sistema de iluminação na década de 1980.

O engenheiro civil Antonio Almir dos Santos foi responsável por diversos edifícios públicos e privados que são marcos da cidade, sendo inclusive o profissional encarregado da execução da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, no centro de Maringá. O prêmio foi recebido pela família, que representou o engenheiro.

Acesse aqui o álbum de fotos do evento.

_________________________________________________________________________

Sabe-se que uma cidade se planeja e se constitui com a influência direta de profissionais das engenharias, agronomia e geociências. Como cidade planejada e em constante execução, Maringá não foge à regra!

Integrando as comemorações do 70º aniversário de Maringá, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) – e parceiros – realizará um importante evento, valorizando as profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea/Mútua e demostrando para toda sociedade a relevância destas profissões para o desenvolvimento sustentável de uma cidade referência como Maringá.

O evento “70 ANOS DE ENGENHARIA, AGRONOMIA E GEOCIÊNCIAS MARINGAENSE” visa reconhecer, rememorar e valorizar o PASSADO, a fim de enfrentar os desafios do PRESENTE, e preparar melhores condições para o planejamento do FUTURO da cidade. Trata-se de uma iniciativa para marcar a história das engenharias, agronomia e geociências em Maringá.

Portanto faça parte dessa história você também e participe!

Inscrições

Inscreva-se gratuitamente no evento e retire seu convite junto aos parceiros apoiadores.

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

ATENÇÃO: após a conclusão da inscrição, para garantir o acesso ao teatro é obrigatório que o inscrito RETIRE SEU CONVITE em um local credenciado* com os apoiadores do evento ou no atendimento da Inspetoria do Crea-PR em Maringá. É necessário apresentar o comprovante de inscrição para retirada do convite.

Garanta sua participação nesta ocasião tão significativa para Maringá, as vagas são limitadas.

Locais credenciados

  • AEAM (R. Tiradentes, 348 – Vila Nova, Maringá – PR)
  • AMEA (retirar convite no Crea-PR/Mgá: Av. Bento Munhoz, 1139)
  • SENGE-PR (Tv. Guilherme de Almeida, 36)
  • AGB-SM (tratar com Presidente da Assoc Geógrafos do Brasil, seção Mgá)
  • ATTESTPAR (tratar com Presidente da Assoc Técn, Tecnól e Eng. Seg. Trabalho PR)
  • SINDUSCON (Av. Pedro Taques, 294, sl.1204, Torre Sul)
  • UEM/Engenharias (Centro de Tecnologia – CTC da UEM)
  • UEM/Agronomia (Coordenação de Agronomia da UEM)
  • Unicesumar (Coordenação de Eng. Civil)
  • Uningá (coordenação de Eng. Produção)
  • Feitep (Diretoria de Ensino)
  • Crea-PR (atendimento em Maringá: Av. Bento Munhoz, 1139)

Concurso de fotografia

Inscrições prorrogadas até 27 de agosto. Clique para baixar o regulamento e inscrever-se.

Programação

Importante

  • Público alvo: profissionais e acadêmicos da área, homenageados convidados e familiares, e demais interessados.
  • Traje: esporte fino.
  • Evento para maiores de 14 anos.

Solicita-se pontualidade dos participantes para que o evento ocorra como planejado.

Compartilhe este conteúdo

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Programa Casa Fácil Marca da Biblioteca Virtual do Crea-PR Marca do CreaJr-PR Marca do Portal da Educação Marca do ProCrea Marca da Revista Técnico-científica do Crea-PR Marca do Sistema de Informações Geográficas do Crea-PR - SIG Marca da Ouvidoria do Crea-PR

Marca do Crea-PR

Site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) - 2018
www.crea-pr.org.br

Site desenvolvido com o CMS de código aberto WordPress e customizado por Assessoria de Comunicação Social do Crea-PR (ACS)

Voltar ao topo