Obras, reformas e manutenção em condomínios de forma segura

Página atualizada em 2 de maio de 2017

A contratação de profissional habilitado para obras, reformas e manutenção em condomínios garante a correta aplicação das técnicas construtivas relativas a todos os projetos envolvidos, além de aperfeiçoar custos por meio da orientação sobre materiais e produtos e a destinação correta dos resíduos.

A obra ou serviço deve estar sob a responsabilidade de empresa ou de profissional autônomo, legalmente habilitados junto ao Crea-PR. Eles deverão registrar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) relativa a essa obra ou serviço.

O contratante deve solicitar ao profissional ou empresa contratada a ART, que é o instrumento que garante a responsabilidade do profissional pelas obras e/ou serviços executados, prevenindo e resguardando para todos os efeitos legais eventuais responsabilidades civis, administrativas e criminais. Esta é uma garantia legal que protege o patrimônio e resguarda a segurança da sociedade.

No site do Crea-PR, em Sociedade > Consulta Pública é possível verificar se o profissional e/ou empresa contratada está legalmente habilitada junto ao Crea-PR.

As obras irregulares e profissionais não habilitados podem ser denunciados pelo site do Crea-PR ou APP do Crea-PR para dispositivos móveis.

Atividades realizadas por profissionais habilitados pelo Crea-PR

Ao contratar um profissional habilitado para projeto, obra ou serviço, em unidades isoladas ou áreas comuns dos edifícios, é assegurada através do registro de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, a responsabilidade civil, administrativa e criminal da obra ou serviço realizado, além de orientação sobre as técnicas construtivas, eco eficiência, segurança e disponibilização dos resíduos gerados.

Alguns exemplos destas atividades:

• Reforma e manutenção predial – demolição e/ou construção de paredes, marquises, muros; abertura e/ou fechamento de vãos; alteração na rede elétrica, telefônica ou lógica (computadores ou TV a cabo); alteração nas instalações hidráulicas e sanitárias; colocação/substituição de revestimentos.
  • Construção e/ou ampliação de edificações de qualquer porte e de suas instalações complementares (edículas, garagens, muros de arrimo, piscina etc.).
  • Fornecimento de concreto usinado, lajes e pré-moldados.
  • Serviços, projetos, instalação, manutenção, infraestrutura, materiais elétricos e equipamentos de sistemas de segurança eletrônica – CFTV (Circuito fechado de televisão), interfonia, travas magnéticas, automatizadores de portão, cancelas e cercas eletrificadas.
  • Serviço, projetos, instalação, manutenção, infraestrutura para ar condicionado.
  • Georreferenciamento e levantamentos topográficos.
  • Arborização e paisagismo, poda de árvores.
  • Perfuração de poços artesianos.
  • Projetos e instalações para reuso de água da chuva.

Você pode orientar os condôminos dobre a segurança em obras, reformas e manutenção em condomínios utilizando o material de orientação desenvolvido pelo Crea-PR. Acesse os cartazes, faça download e compartilhe no seu condomínio:

Cartaz A4 – Orientações nos condomínios 1

Cartaz A4 – Orientações nos condomínios 2

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Selo do Acesso à Informação Marca da Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-PR - CMA Marca do Portal de Informações SEI! Crea-PR

Marca do Crea-PR

Site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) - 2018
www.crea-pr.org.br

Site desenvolvido com o CMS de código aberto WordPress e customizado por Assessoria de Comunicação Social do Crea-PR (ACS)