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Ouvidoria do CREA-PR

Página atualizada em 29 de agosto de 2017


Um serviço ágil e eficiente para você profissional:

  • fazer críticas e sugestões;
  • ser agente no processo democrático e cidadão;
  • incentivar a transparência e eficácia dos serviços prestados;
  • garantir o direito dos profissionais.

Missão

Assegurar aos profissionais jurisdicionados no Crea-PR um canal de comunicação ágil, desburocratizado e comprometido, com a garantia da Presidência para a solução de suas demandas dentro da legalidade e da ética.

Política

  • Atender as demandas com agilidade, cortesia, integridade, imparcialidade e transparência.
  • Resguardar o direito de sigilo e retorno aos interessados.
  • Propugnar pelo amplo e irrestrito acesso a Ouvidoria.

Função da Ouvidoria

Receber as manifestações de forma imparcial, visando a melhoria contínua dos processos internos que dão origem aos produtos e serviços do Crea-PR, disponibilizados aos profissionais.

Não cabe à Ouvidoria receber manifestações relativas a assuntos de competência de outros departamentos (exemplo: denúncia de obra irregular, informação sobre preenchimento de ART).

O Crea-PR possui canais para esclarecer suas dúvidas em primeira instância. Clique para ver.

Palavra do Presidente

Ao longo dos anos o Crea-PR vem quebrando paradigmas, entre eles a conquista da certificação ISO 9001:2008, que mostra que uma organização pública pode e deve prestar serviços ágeis e com qualidade. A tarefa do Ouvidor do Crea-PR consiste, entre outras funções, em assegurar aos profissionais e à sociedade que estes serviços continuem sendo prestados com a mesma maestria e excelência, buscando o aprimoramento constante.

Caberá ao Ouvidor colaborar para melhorar ainda mais o padrão que tornou o Crea-PR uma referência nacional, tornando a Ouvidoria um instrumento de sustentabilidade da qualidade e do reconhecimento da mesma pelos profissionais e pela sociedade. Certo do seu compromisso com a agilidade e eficiência, desejo ao novo Ouvidor um pleno exercício de sua nova incumbência dentro do Conselho.

Eng. Civ. Joel Krüger
Presidente do Crea-PR
Gestão 2012/2014 e 2015/2017

Palavra do Ouvidor

“A tarefa do ouvidor do Crea-PR é representar o profissional e a empresa, das áreas tecnológicas, bem como o cidadão usuário de nossos serviços, junto ao Conselho. Assumi esta importante missão para a gestão 2012/2014 e 2015/2017, junto com o presidente Eng. Civ. Joel Krüger, com o compromisso de atender à meta da gestão de inovar, com qualidade, buscando a melhoria contínua dos serviços.

A Ouvidoria presta atendimento em segunda instância a profissionais, empresas e demais pessoas que se sentiram não atendidas em seus direitos. Cumpre função de analisar com total independência as manifestações recebidas (reclamações, denúncias, informações, sugestões e elogios), assegurando agilidade e comprometimento, buscando soluções não alcançadas nas instâncias organizacionais, dentro da legalidade e da ética.

Também é de responsabilidade da Ouvidoria, colaborar para manter o padrão que tornou o Crea-PR reconhecido nacionalmente. Tornar a Ouvidoria um instrumento de sustentabilidade da qualidade e da credibilidade deste Conselho pelos profissionais e pela sociedade.

O exercício de minha função prevê garantir o direito a todos, de apresentar, sem ônus ou burocracia, sua reclamação, sugestão, denúncia ou crítica, de forma verbal ou por escrito. Devo assegurar, ainda, que todas as solicitações sejam analisadas e respondidas no menor prazo possível, sempre mantendo a eficiência e o sigilo. Este será meu compromisso.”

Eng. Eletric. Rolf Gustavo Meyer
Ouvidor Geral do Crea-PR

Regimento Interno

OUVIDORIA GERAL DO CREA-PR

Art. 1. A Ouvidoria Geral do Crea-PR é um elo entre os profissionais e empresas jurisdicionadas as instâncias diretivas do Crea-PR, visando agilizar a administração, incentivar a excelência na qualidade dos serviços oferecidos, estimular a transparência de atos e decisões, criar canal de comunicação e fomentar a participação democrática através da recepção de reivindicações, receber e encaminhar reclamações e sugestões.

Art. 2. São objetivos da Ouvidoria Geral:

I. Assegurar a participação dos profissionais e empresas jurisdicionadas no Crea-PR, para promover a melhoria dos serviços oferecidos;
II. Reunir informações sobre os diversos setores do Crea-PR, com a finalidade de subsidiar o planejamento estratégico institucional.

Art. 3. O mandato do Ouvidor Geral do Crea terá a duração de 3 (três) anos, coincidentes com o mandato do Presidente.

Art. 4. O Ouvidor Geral será indicado pelo presidente do Crea-PR.

Art. 5. O Ouvidor Geral deverá preencher os seguintes requisitos:

I. Estar a mais de 20 (vinte) anos registrado no Crea-PR;
II. Ter conduta ilibada junto a sociedade;
III. Ter boa comunicação;
IV. Ter bom relacionamento interpessoal;
V. Não ter sofrido nenhuma punição ética no sistema Confea/Crea.

Art. 6. O Ouvidor Geral iniciará o seu mandato juntamente com a Presidência.

Art. 7. Ao Ouvidor Geral, será assegurada plena autonomia e independência, sem qualquer ingerência administrativa.

Art. 8. O Ouvidor Geral, para melhor desempenho de suas funções, poderá participar de todas as reuniões do Conselho, inclusive da Diretoria, com direito a voz, porém sem direito a voto ou vista de processos.

Art. 9. Compete ao Ouvidor Geral:

I. Facilitar e simplificar ao máximo o acesso do profissional aos serviços da Ouvidoria;
II. Atender as pessoas com cortesia e respeito, evitando qualquer discriminação ou pré-julgamento;
III. Agir com integridade, transparência e imparcialidade;
IV. Resguardar o sigilo das informações;
V. Promover a divulgação da Ouvidoria, tornando-a conhecida dos vários públicos que podem ser beneficiados pelo seu trabalho;
VI. Receber e investigar, de forma independente e crítica, as informações, reclamações e sugestões encaminhadas por profissionais e empresas jurisdicionadas no Crea-PR, através de demanda espontânea ou de ofício;
VII. Analisar as informações, reclamações e sugestões recebidas, encaminhando o resultado de sua análise aos setores administrativos competentes;
VIII. Acompanhar as providências adotadas pelos setores competentes, garantindo o direito de resolutividade e mantendo o requerente informado do processo;
IX. Sugerir medidas de aprimoramento das atividades administrativas em proveito dos profissionais e empresas jurisdicionadas no Crea-PR;
X. Recomendar, quando cabível, a instauração de sindicâncias e processos administrativos;
XI. Apresentar relatório semestral circunstanciado das atividades e dos resultados obtidos à Diretoria e ao Plenário, publicando-o para conhecimento dos profissionais e empresas jurisdicionadas, sem prejuízo dos relatórios parciais que se fizerem necessários, resguardando o devido sigilo quando couber.

§ 1º. O Ouvidor Geral não poderá anular, revogar ou modificar os atos administrativos sob sua avaliação ou apreciação, intervir, de qualquer forma, em questões pendentes de decisão administrativa e de decisão judicial.

§ 2º. A atuação do Ouvidor Geral não suspenderá ou interromperá quaisquer prazos administrativos.

Art. 10. Todos os conselheiros, inspetores, superintendente, gerentes, assessores e funcionários responsáveis por setores do Crea-PR deverão prestar apoio e informações ao Ouvidor Geral, em caráter prioritário e em regime de urgência.

§ 1º. A(s) solução(ões) e/ou informação(ões) requisitada(s), pelo Ouvidor Geral, deverão ser prestadas no prazo de 7 (sete) dias, a contar do recebimento do pedido.

§ 2º. A impossibilidade de cumprir o prazo determinado no artigo anterior deverá ser comprovada, por escrito, ao Ouvidor Geral, em prazo inferior a 72 (setenta e duas) horas.

§ 3°. Será considerada falta grave o descumprimento deste artigo e sujeitará o responsável aos procedimentos administrativos previstos no regimento interno do Crea-PR.

Art. 11. O Ouvidor Geral, no uso de suas atribuições, terá acesso a qualquer setor do Crea-PR, podendo requisitar documentos para exame e posterior devolução.

Art. 12. O Ouvidor Geral só poderá ser destituído em caso de descumprimento das disposições do Regimento do Crea-PR ou do presente Regimento, observado os ritos processuais de sindicância.

Fale com a Ouvidoria

Registrar manifestação

Clique e acesse a área restrita.

Canais de Contato

  • Pessoalmente: Em sala reservada, localizada na sede do Crea-PR (Rua Dr. Zamenhof, 35, Alto da Glória, 3º andar, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h).
  • Central de Atendimento: Pelo número 0800 647 0067 (ligação gratuita), em dias úteis, de 2ª à 6ª feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.
  • Internet: Pelo site do Crea-PR, onde é possível registrar a manifestação e consultar o protocolo.
  • Carta: Para o endereço: R. Dr. Zamenhof, 35 – CEP 80.030-320 – Alto da Glória – Curitiba – PR.
  • Caixas Coletoras: Disponíveis na Sede, nas Regionais, Inspetorias e Postos de Atendimento.

 

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