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Ouvidoria do CREA-PR

Página atualizada em 5 de julho de 2018


Um serviço ágil e eficiente para você profissional:

  • fazer críticas e sugestões;
  • ser agente no processo democrático e cidadão;
  • incentivar a transparência e eficácia dos serviços prestados;
  • garantir o direito dos profissionais.

Missão

Assegurar aos profissionais jurisdicionados no Crea-PR um canal de comunicação ágil, desburocratizado e comprometido, com a garantia da Presidência para a solução de suas demandas dentro da legalidade e da ética.

Política

  • Atender as demandas com agilidade, cortesia, integridade, imparcialidade e transparência.
  • Resguardar o direito de sigilo e retorno aos interessados.
  • Propugnar pelo amplo e irrestrito acesso a Ouvidoria.

Função da Ouvidoria

Receber as manifestações de forma imparcial, visando a melhoria contínua dos processos internos que dão origem aos produtos e serviços do Crea-PR, disponibilizados aos profissionais.

Não cabe à Ouvidoria receber manifestações relativas a assuntos de competência de outros departamentos (exemplo: denúncia de obra irregular, informação sobre preenchimento de ART).

O Crea-PR possui canais para esclarecer suas dúvidas em primeira instância. Clique para ver.

Palavra do Presidente

Tenho como premissa de que uma gestão só pode ser realizada com excelência, quando todas as partes envolvidas têm espaço para se pronunciar e a merecida atenção aos seus questionamentos e colaborações. Tudo isso num ambiente de extrema transparência.

Assim que assumi o Crea-PR, iniciamos um trabalho de Planejamento Estratégico que teve como base uma pesquisa realizada com 1320 empresas e 1507 profissionais de todo o Estado. O resultado apontou que para 78,43% dos profissionais e para 85,28% das empresas registradas no Conselho, a marca “CREA-PR” possui respeito e credibilidade.

Meu comprometimento é continuar mantendo este respeito e credibilidade, alinhado aos princípios da qualidade estabelecidos na NBR ISO 9001:2015 e atento aos requisitos de agilidade e eficiência exigidos pela sociedade, pelos profissionais e pelas empresas jurisdicionadas ao Conselho.

Para isso, credito ao trabalho da Ouvidoria do Crea-PR a extrema importância dentro da minha gestão, para que os serviços prestados pelo Conselho paranaense continuem sendo disponibilizados com qualidade e excelência, com foco permanente no aprimoramento constante.

Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira
Presidente do Crea-PR
Gestão 2018/2020

Palavra do Ouvidor

Agradecido ao presidente Ricardo por nos ter confiado mais um período na Ouvidoria do Crea-PR, para a gestão 2018-20, continuaremos sendo na Ouvidoria, o instrumento de participação e exercício de cidadania, através das manifestações recebidas.

Acompanhando a evolução da inserção de novas tecnologias em nossas vidas, ao tempo em que aplicativos do Crea-PR são colocados ao nosso serviço em celulares, desativamos nosso fax da Ouvidoria.

Constatamos uma gradativa e constante redução de manifestações na Ouvidoria desde 2012, quando assumimos esta função, fruto principalmente da qualidade de produtos e serviços colocados à disposição dos usuários do nosso Sistema.

As manifestações dos usuários, nos trazem oportunidades de melhorias aos nossos procedimentos internos e contínuo aprimoramento dos serviços prestados.

Agilidade na administração, incentivo à excelência na qualidade dos serviços ofertados e transparência nos atos e decisões, serão nossas diretrizes junto à Presidência e Alta Administração do Crea-PR.

Eng. Eletric. Rolf Gustavo Meyer
Ouvidor Geral Crea-PR

Regimento Interno

OUVIDORIA GERAL DO CREA-PR

Art. 1. A Ouvidoria Geral do Crea-PR é um elo entre os profissionais e empresas jurisdicionadas as instâncias diretivas do Crea-PR, visando agilizar a administração, incentivar a excelência na qualidade dos serviços oferecidos, estimular a transparência de atos e decisões, criar canal de comunicação e fomentar a participação democrática através da recepção de reivindicações, receber e encaminhar reclamações e sugestões.

Art. 2. São objetivos da Ouvidoria Geral:

I. Assegurar a participação dos profissionais e empresas jurisdicionadas no Crea-PR, para promover a melhoria dos serviços oferecidos;
II. Reunir informações sobre os diversos setores do Crea-PR, com a finalidade de subsidiar o planejamento estratégico institucional.

Art. 3. O mandato do Ouvidor Geral do Crea terá a duração de 3 (três) anos, coincidentes com o mandato do Presidente.

Art. 4. O Ouvidor Geral será indicado pelo presidente do Crea-PR.

Art. 5. O Ouvidor Geral deverá preencher os seguintes requisitos:

I. Estar a mais de 20 (vinte) anos registrado no Crea-PR;
II. Ter conduta ilibada junto a sociedade;
III. Ter boa comunicação;
IV. Ter bom relacionamento interpessoal;
V. Não ter sofrido nenhuma punição ética no sistema Confea/Crea.

Art. 6. O Ouvidor Geral iniciará o seu mandato juntamente com a Presidência.

Art. 7. Ao Ouvidor Geral, será assegurada plena autonomia e independência, sem qualquer ingerência administrativa.

Art. 8. O Ouvidor Geral, para melhor desempenho de suas funções, poderá participar de todas as reuniões do Conselho, inclusive da Diretoria, com direito a voz, porém sem direito a voto ou vista de processos.

Art. 9. Compete ao Ouvidor Geral:

I. Facilitar e simplificar ao máximo o acesso do profissional aos serviços da Ouvidoria;
II. Atender as pessoas com cortesia e respeito, evitando qualquer discriminação ou pré-julgamento;
III. Agir com integridade, transparência e imparcialidade;
IV. Resguardar o sigilo das informações;
V. Promover a divulgação da Ouvidoria, tornando-a conhecida dos vários públicos que podem ser beneficiados pelo seu trabalho;
VI. Receber e investigar, de forma independente e crítica, as informações, reclamações e sugestões encaminhadas por profissionais e empresas jurisdicionadas no Crea-PR, através de demanda espontânea ou de ofício;
VII. Analisar as informações, reclamações e sugestões recebidas, encaminhando o resultado de sua análise aos setores administrativos competentes;
VIII. Acompanhar as providências adotadas pelos setores competentes, garantindo o direito de resolutividade e mantendo o requerente informado do processo;
IX. Sugerir medidas de aprimoramento das atividades administrativas em proveito dos profissionais e empresas jurisdicionadas no Crea-PR;
X. Recomendar, quando cabível, a instauração de sindicâncias e processos administrativos;
XI. Apresentar relatório semestral circunstanciado das atividades e dos resultados obtidos à Diretoria e ao Plenário, publicando-o para conhecimento dos profissionais e empresas jurisdicionadas, sem prejuízo dos relatórios parciais que se fizerem necessários, resguardando o devido sigilo quando couber.

§ 1º. O Ouvidor Geral não poderá anular, revogar ou modificar os atos administrativos sob sua avaliação ou apreciação, intervir, de qualquer forma, em questões pendentes de decisão administrativa e de decisão judicial.

§ 2º. A atuação do Ouvidor Geral não suspenderá ou interromperá quaisquer prazos administrativos.

Art. 10. Todos os conselheiros, inspetores, superintendente, gerentes, assessores e funcionários responsáveis por setores do Crea-PR deverão prestar apoio e informações ao Ouvidor Geral, em caráter prioritário e em regime de urgência.

§ 1º. A(s) solução(ões) e/ou informação(ões) requisitada(s), pelo Ouvidor Geral, deverão ser prestadas no prazo de 7 (sete) dias, a contar do recebimento do pedido.

§ 2º. A impossibilidade de cumprir o prazo determinado no artigo anterior deverá ser comprovada, por escrito, ao Ouvidor Geral, em prazo inferior a 72 (setenta e duas) horas.

§ 3°. Será considerada falta grave o descumprimento deste artigo e sujeitará o responsável aos procedimentos administrativos previstos no regimento interno do Crea-PR.

Art. 11. O Ouvidor Geral, no uso de suas atribuições, terá acesso a qualquer setor do Crea-PR, podendo requisitar documentos para exame e posterior devolução.

Art. 12. O Ouvidor Geral só poderá ser destituído em caso de descumprimento das disposições do Regimento do Crea-PR ou do presente Regimento, observado os ritos processuais de sindicância.

Fale com a Ouvidoria

Registrar manifestação

Clique e acesse a área restrita.

Canais de Contato

  • Pessoalmente: Em sala reservada, localizada na sede do Crea-PR (Rua Dr. Zamenhof, 35, Alto da Glória, 3º andar, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h).
  • Central de Atendimento: Pelo número 0800 647 0067 (ligação gratuita), em dias úteis, de 2ª à 6ª feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.
  • Internet: Pelo site do Crea-PR, onde é possível registrar a manifestação e consultar o protocolo.
  • Carta: Para o endereço: R. Dr. Zamenhof, 35 – CEP 80.030-320 – Alto da Glória – Curitiba – PR.
  • Caixas Coletoras: Disponíveis na Sede, nas Regionais, Inspetorias e Postos de Atendimento.

 

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