Prêmio Crea da Qualidade – PCQ

Página atualizada em 20 de março de 2018

O que é

Ação estratégica que tem por missão fortalecer e promover excelência em gestão nas entidades de classe pelo reconhecimento das organizações profissionais que comprovem alto desempenho em suas gestões.

Quem participa

Entidades de classe cadastradas no Crea-PR, que possuam área de abrangência no estado do Paraná e encaminhem a ficha de inscrição do ciclo ao Conselho.

Como funciona

O PCQ é organizado em ciclos anuais de participação, que iniciam em 01/10 e terminam em 30/09 de cada ano.

Cada entidade que queira participar do ciclo de premiação necessita encaminhar ficha de inscrição e, a partir desse momento, receberá uma equipe de auditores para a realização de auditorias baseadas em 10 critérios, sendo eles: Sistema de Gestão, Atuação Junto ao Sistema Confea/Crea, Qualificação Profissional, Ambiente Associativo, Ética Profissional, Políticas Públicas, Comunicação, Liderança, Responsabilidade Administrativa e Sustentabilidade e Cidadania.

O cronograma de cada ciclo obedece ao seguinte cronograma:

1. Lançamento – Novembro
  2. Inscrições – Até 30/06
  3. Pré Auditorias – Julho
  4. Auditorias – Outubro
  5. Definição dos resultados – Outubro
  6. Cerimônia de Premiação – Novembro

Categorias de participação

Para a participação e maior envolvimento das entidades de classe, a partir do 6º ciclo PCQ (2013), as associações são enquadradas em categorias de participação no momento da inscrição, considerando as seguintes possibilidades:

• Categoria Pequenas Entidades de Classe
  • Categoria Médias Entidades de Classe
  • Categoria Grandes Entidades de Classe

Na ficha de inscrição são encaminhadas as seguintes informações, que possibilitam realizar o enquadramento da entidade em uma das categorias citadas, sendo elas: Receita anual, número de associados, número de profissionais na área de abrangência, se possui sede administrativa ou social própria e se possui funcionário.

Cada item informado possui uma pontuação, que somada, definirá o enquadramento.

Antes das auditorias todas as organizações são informadas da categoria em que participarão, sendo possível solicitar a alteração, mas apenas para categorias superiores a qual foi enquadrada.

Níveis de certificação

O nível de certificação da entidade de classe só é definido após a realização das auditorias, mediante a pontuação obtida no instrumento de avaliação. Ou seja, não se confunde com a categoria em que a entidade foi enquadrada no momento da inscrição.

Os níveis de certificação existentes são:

• Participação – Até 299 pontos na auditoria
  • Bronze – De 300 a 500 pontos na auditoria
  • Prata – De 501 a 1000 pontos na auditoria
  • Ouro – Acima de 1000 pontos na auditoria

Prêmio Inovação e Boas Práticas

É uma premiação instituída junto ao PCQ que objetiva reconhecer as organizações que desenvolvem trabalhos diferenciados junto aos profissionais, empresas, acadêmicos, instituições de ensino ou outros órgãos/entidades, visando à valorização profissional e defesa das profissões que compõem o Sistema Confea/Crea.

Apenas as entidades participantes do ciclo podem inscrever os projetos, programas ou rotinas desenvolvidas no exercício. Para o encaminhamento do trabalho a entidade deverá protocolar solicitação na regional ou inspetoria do Conselho.

Resultado Oficial do Prêmio Inovação e Boas Práticas

Premiação PCQ

As premiações no PCQ ocorrem para:

• 3 entidades que obtiverem maior pontuação na categoria Pequenas Entidades de Classe;
  • 3 entidades que obtiverem maior pontuação na categoria Médias Entidades de Classe;
  • 3 entidades que obtiverem maior pontuação na categoria Grandes Entidades de Classe;
  • 1 entidade que obtiver maior pontuação no critério Sistema de Gestão;
  • 1 entidade que obtiver maior pontuação no critério Atuação junto ao Sistema Confea/Crea;
  • 1 entidade que obtiver maior pontuação no critério Qualificação Profissional;
  • 1 entidade que obtiver maior pontuação no critério Ambiente Associativo;
  • 1 entidade que obtiver maior pontuação no critério Ética Profissional;
  • 1 entidade que obtiver maior pontuação no critério Políticas Públicas;
  • 1 entidade que obtiver maior pontuação no critério Comunicação;
  • 1 entidade que obtiver maior pontuação no critério Liderança;
  • 1 entidade que obtiver maior pontuação no critério Responsabilidade Administrativa;
  • 1 entidade que obtiver maior pontuação no critério Sustentabilidade e Cidadania;
  • 8 entidades no prêmio destaque regional;
  • 3 entidades no prêmio inovação e boas práticas.

O Caderno PCQ 11º Ciclo será disponibilizado em breve.

Inscreva-se

Se sua entidade de classe tem interesse em participar do PCQ, basta protocolar a ficha de inscrição para as inspetorias ou regionais do Crea-PR.

Baixe a ficha de inscrição do 11º Ciclo PCQ

Marca do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea Marca da Mútua Marca do Pacto Global Selo do Acesso à Informação

Marca do Crea-PR

Site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) - 2018