10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP)
10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP)
10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP)

O que é o Congresso Estadual de Profissionais?


A cada triênio, o Crea-PR realiza o Congresso Estadual de Profissionais, seguido da etapa nacional. Estes eventos oferecem aos profissionais oportunidades de espaço para avaliação, debate e definição de estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão. A participação dos profissionais é muito importante, especialmente na primeira etapa, em sua Inspetoria, pois é uma forma de avaliar, debater e apontar melhorias para a regulamentação de suas profissões, refletindo na valorização de seu trabalho.

Tema central e Eixos

Este ano o Congresso Estadual de Profissionais comemora sua décima edição e terá como tema central “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. A discussão deve contemplar os eixos definidos pela Comissão Organizadora Nacional do 10º Congresso Nacional de Profissionais. São eles:

I. Inovações Tecnológicas - Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia;
II. Recursos Naturais - O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade;
III. Infraestrutura - A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia;
IV. Atuação Profissional - Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileiras;
V. Atuação das empresas de Engenharia - Governança das empresas de Engenharia e obras públicas.

Como funciona

Os debates são realizados em eventos sucessivos que ocorrem por Inspetorias e por Regionais do Crea-PR, seguidos das etapas Estadual e da Nacional.

Reuniões Preparatórias de Inspetoria (RPIs)

No Paraná, as RPIs acontecerão em todas as Inspetorias do Crea-PR, no período de 11 de fevereiro a 21 de março de 2019. Nas RPIs os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea têm a oportunidade de manifestar suas demandas e sugestões, por meio de formulário eletrônico disponível em seu acesso restrito no sistema do Crea-PR. As propostas aprovadas nessa primeira etapa são pautadas para a próxima fase, a Reunião Preparatória Regional. O profissional que não tiver disponibilidade para participar da RPI também pode registrar sua sugestão no acesso restrito, porém a presença na reunião é muito importante para que tenha a oportunidade de debater com os demais profissionais a sua sugestão.

Nestas reuniões também são escolhidos os delegados, profissionais que representarão cada Inspetoria na etapa Regional. Conforme o regulamento, podem se candidatar a delegados os profissionais que apresentarem propostas de melhorias ao Sistema Profissional nas RPIs, que estejam em dia com a anuidade 2018 e que não tenham infrações ao Código de Ética Profissional nos últimos 5 (cinco) anos.

Reuniões Preparatórias Regionais (RPRs)

As RPRs serão realizadas nas oito Regionais do Crea-PR - Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa - no período de 20 de março a 10 de abril de 2019. As propostas aprovadas nessa etapa são apresentadas no Congresso Estadual de Profissionais. Assim como na primeira etapa, nesta também é possível que o profissional registre sua sugestão pelo acesso restrito, mesmo que não possa estar presente na reunião.

Da mesma forma que nas RPIs, nestas reuniões são eleitos os delegados para representar cada região na etapa estadual.

CEP - Congresso Estadual de Profissionais

O 10º CEP acontecerá em Foz do Iguaçu nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto de 2019. Nessa etapa ocorre a apresentação e aprovação das propostas que foram previamente analisadas nas RPIs e RPRs. As propostas aprovadas no CEP seguem então para a última etapa, o Congresso Nacional de Profissionais.

CNP - Congresso Nacional de Profissionais

É a quarta e última etapa, onde são reunidas todas as propostas dos Estados e do Distrito Federal, submetidas à aprovação pelas delegações dos Conselhos Regionais de todo o país. O 10º CNP acontecerá em Palmas, Tocantins, nos dias 19 a 21 de setembro de 2019, organizado pela Comissão Organizadora Nacional - CON, do Confea.

Veja mais informações: www.cnp.org.br

Regulamento

19.02.25 - Regulamento para RPI e RPRs 10º CEP - Revisado

Propostas

Saiba como registrar sua proposta.

Comissão Organizadora do 10º Congresso Estadual de Profissionais

Titulares

  • Engenheiro Civil Samir Jorge - Coordenador
  • Engenheiro Civil Nilton Batista Prado - Coordenador Adjunto
  • Engenheiro Civil José Carlos de Jesus
  • Engenheira Agrônoma Adriana Baumel
  • Engenheiro Civil Gerson Luiz Boldrini
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho Roberto Serta - Coordenador Regional do CDER / Curitiba
  • Engenheiro Civil Eduardo Ribeiro - Coordenador Regional do CDER / Guarapuava
  • Engenheira da Computação Elizandra Gonçalves Taques Sartori - Coordenador Regional do CDER / Londrina
  • Geólogo Danilo Giampietro Serrano - Coordenador Regional do CDER / Maringá
  • Engenheiro Civil Rafael Gustavo Mansani - Coordenador Regional do CDER / Ponta Grossa

Suplentes

  • Engenheiro Civil Gerson Luiz Carneiro
  • Engenheiro Prod. Mecânico Régis Landi Tambasco Glória
  • Engenheiro Civil Dante Alves Medeiros Filho
  • Engenheira Agrícola Monica Sarolli Silva de Mendonça Costa
  • Engenheiro Civil Rafael Valaski
  • Engenheiro Civil Edney Minoru Narita - Coordenador Regional do CDER / Apucarana