Marca do 11º CEP para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/11cep/rpis.php>.
Acesso em 28/06/2022 às 12h49.

Resultados das Reuniões Preparatórias de Inspetoria (RPIs) já realizadas

Atualizado em 15/06/2022 às 11h35

Regional Cascavel

Inspetoria de Marechal Cândido Rondon – 09/03/2022

A abertura da reunião foi realizada pelo diretor do Crea-PR, Eng. Eletric. João Pletsch, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância da oportunidade dos profissionais sugerirem melhorias no Sistema Profissional.

Estavam presentes os diretores da Mútua-PR, Eng. Civ. Júlio Russi e Eng. Quím. Eduardo Caron, além de conselheiros, inspetores, coordenadores de cursos, profissionais da cidade e de municípios próximos. Participaram ao todo 38 pessoas, sendo 30 profissionais do Sistema.

Foram apresentadas diversas propostas e aprovadas 4.

Foi eleito delegado sem mandato o Eng. Civ. Carlos Roberto Wind, que assumiu o compromisso de participar e defender as propostas da Inspetoria na Reunião Preparatória Regional.

Inspetoria de Toledo – 15/03/2022

A abertura da reunião foi realizada pela coordenadora da comissão do 11º Congresso Estadual de Profissionais, Eng.ª Civ. Ligia Eleodora Francovig Rachid, que agradeceu a presença de todos e destacou que “nesta fase devemos discutir e apontar as melhorias do Sistema Profissional e na formação dos futuros profissionais”.

Participaram sete profissionais do Sistema, conselheiros e inspetores.

Foram apresentadas diversas propostas e aprovadas três.

Inspetoria de Cascavel – 21/03/2022

A abertura da reunião foi realizada pela coordenadora da comissão do 11º Congresso Estadual de Profissionais, Eng.ª Civ. Ligia Eleodora Francovig Rachid, que agradeceu a presença de todos e destacou que “nesta fase de reuniões preparatórias para o Congresso estadual e o Nacional, assim devemos discutir e apontar as melhorias do Sistema profissional e na formação dos futuros profissionais”.

Participaram no total 19 pessoas, sendo 17 profissionais do Sistema. Estavam presentes conselheiros, inspetores, representantes de Instituições de Ensino e demais profissionais.

Foram apresentadas seis propostas, sendo aprovadas cinco e uma rejeitada.

Entre os principais temas apresentados estavam a implantação da Carteira Profissional Digital; a criação de cargo de Engenheiro como carreira de Estado, que contemple os graduados nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências; e o equilíbrio nos procedimentos para representação no Plenário entre as Entidades de Classe e as Instituições de Ensino.

Foi eleita delegada sem mandato a Téc. Seg. Trab. Claudia Machado Loureiro Fockink, que enfatizou o “momento que o Sistema está oportunizando aos profissionais para contribuírem com as melhorias desejadas pela classe”.

Inspetoria de Medianeira – 23/03/2022

A abertura da reunião foi realizada pelo gerente regional, Eng. Civ. Geraldo Canci, que agradeceu a presença de todos e realizou a apresentação dos objetivos e etapas dos Congresso Estadual e Nacional de Profissionais, e disse: “devemos discutir e apontar as melhorias do Sistema Profissional e na formação dos futuros profissionais”.

Participaram no total nove profissionais do Sistema. Estavam presentes inspetores, representantes de Instituições de Ensino e demais profissionais.

Foram apresentadas quatro propostas, sendo todas aprovadas.

Entre os principais temas apresentados estavam a criação de cargo de engenheiro como carreira de Estado, contemplando os graduados nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências; a liberação automática de Certidão de Acervo Técnico (CAT) sem atestado; a alteração da forma de pagamento das taxas de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e serviços.

Inspetoria de Foz do Iguaçu – 24/03/2022

A abertura da reunião foi realizada pela coordenadora da comissão do 11º Congresso Estadual de Profissionais, Eng.ª Civ. Ligia Eleodora Francovig Rachid, que agradeceu a presença de todos e afirmou que “nesta fase de reuniões preparatórias para os Congressos Estadual e Nacional de Profissionais, devemos discutir e apontar as melhorias do Sistema Profissional e na formação dos futuros profissionais”, e destacou ainda a importância “de debater temas externos ao Sistema Profissional que possam contribuir com o desenvolvimento da Engenharia nacional”.

Participaram no total doze pessoas, sendo oito profissionais do Sistema. Estavam presentes inspetores, representantes de Instituições de Ensino e demais profissionais.

Foram apresentadas cinco propostas, sendo todas aprovadas.

Entre os principais temas apresentados estavam a criação de exame de proficiência aos formados nas áreas do Sistema Confea/Creas como item obrigatório para concessão do registro profissional; a criação de cargo de engenheiro como carreira de Estado, contemplando os graduados nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências; o equilíbrio nos procedimentos para representação no Plenário entre as Entidades de Classe e as Instituições de Ensino; a cobrança de anuidade progressiva aos profissionais recém-formados; a divulgação da qualificação do profissional para a sociedade.

Regional Curitiba

Inspetoria de Campo Largo – 06/04/2022

A abertura da reunião foi realizada pelo presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campo Largo, Eng. Civ. Marino Ribeiro do Vale Junior, que destacou a importância da reunião preparatória para o Congresso Estadual de Profissionais – CEP, mobilizando profissionais da Inspetoria de Campo Largo. Durante a abertura também houve uma breve apresentação da Mútua-PR, que esteve representada pelo diretor administrativo, Eng. Quim. Luiz Eduardo Caron. Logo após, o gerente da Regional Curitiba do Crea-PR, Eng. Agr. Eduardo Ramires, apresentou conteúdos gerais sobre o CEP, destacando os objetivos da reunião para discussão e aprovação das propostas que foram registradas por profissionais da respectiva inspetoria.

Participaram no total quinze profissionais do Sistema Confea/Crea.

Foram apresentadas quatro propostas, sendo duas aprovadas.

Entre os temas aprovados, destaca-se a criação de um eixo temático permanente do Congresso Nacional de Profissionais – CNP, para demandas consideradas exclusivamente regionais.

Inspetoria de Curitiba – 05/04/2022

A abertura da reunião foi realizada pelo inspetora-chefe Eng.ª Agr. Jacqueline Mara Kozakevitch Teixeira, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância da realização do Congresso Estadual de Profissionais – CEP. Em seguida, o gerente da Regional Curitiba do Crea-PR, Eng. Agr. Eduardo Ramires, realizou a apresentação dos objetivos e etapas preparatórias, promovendo também a apresentação e discussão das propostas apresentadas por profissionais da Inspetoria de Curitiba.

Participaram no total 17 profissionais do Sistema Confea/Crea. Estava presente o conselheiro federal representante das Instituições de Ensino de Engenharia, Eng. Mec. Wiliam Alves Barbosa, conselheiros regionais e inspetores, além de representantes das Entidades de Classe e demais profissionais.

Foram apresentadas 19 propostas, sendo 15 aprovadas e quatro rejeitadas.

Entre os principais temas apresentados estavam a criação de cargo de engenheiro como carreira de Estado, contemplando os graduados nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências; a manifestação prévia e vinculante do Sistema Confea/Crea quando da criação de novos cursos afetos às profissões, e; criação de ART múltipla para empresas enquadradas como micro e pequenas empresas para atividades de Engenharia de Segurança do Trabalho.

Foi eleito delegado sem mandato o Eng. Eletric. Leonardo Cesar Marçal Mathias, que assumiu o compromisso de participar e defender as propostas da Inspetoria na Reunião Preparatória Regional.

Inspetoria de Paranaguá – 11/04/2022

A abertura da reunião foi realizada pelo inspetor-chefe, Eng. Agrim. Eros Tissot Schuartz, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância da realização do Congresso Estadual de Profissionais – CEP. A abertura também contou com palavras do vice-diretor do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná, Eng. Agr. Lourival de Moraes Fidelis, do presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guaratuba, Eng. Civ. Lucio Correa Moura, e do Diretor Geral da Mútua-PR, Eng. Civ. Julio Cesar Vercesi Russi.

Logo após a abertura, o gerente da Regional Curitiba do Crea-PR, Eng. Agr. Eduardo Ramires, apresentou os objetivos e etapas preparatórias, além de conduzir a apresentação e discussão de eventuais propostas, considerando o tema central e eixos temáticos do CNP.

Participaram no total oito profissionais do Sistema, sendo aprovada uma proposta referente à criação de cargo de engenheiro como carreira de Estado.

Inspetoria de Rio Negro – 12/04/2022

A abertura da reunião foi realizada pelo inspetor-chefe, Eng. Agr. Marcio Aurélio Priotto, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância da realização das reuniões preparatórias do Congresso Estadual de Profissionais, além de comentar sobre a sua atuação na função de inspetor. Logo após a abertura, o diretor geral da Mútua-PR, Julio Cesar Vercesi Russi, apresentou os principais benefícios que profissionais e entidades de classe podem usufruir enquanto associados da Caixa de Assistência. Uma breve apresentação geral sobre o CEP e as dinâmicas de apresentação, discussão e votação das propostas foi conduzida pelo Eng. Agr. Eduardo Ramires, gerente da Regional Curitiba do Crea-PR.

A presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Rio Negro, Eng. Civ. Jerusa Janaina Dutra, e alguns diretores estiveram na RPI, que contou com a participação de oito profissionais no total.

Com relação às propostas, foram apresentadas e aprovadas três propostas, sendo que duas delas estão diretamente ligadas à formação e registro dos futuros profissionais do Sistema Confea/Crea.

Inspetoria de São José dos Pinhais – 07/04/2022

A abertura da reunião foi realizada pela inspetora-chefe, Eng. Agr. Nicolle Maftum, e pelo presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Pinhais, Eng. Civ. Brunno Bührer Chupel, que agradeceram a presença de todos e destacaram a importância da oportunidade de melhorias no Sistema Profissional, com base na discussão e aprovação das propostas durante as etapas preparatórias. Em seguida, o diretor administrativo da Mútua-PR, Eng. Quim. Luiz Eduardo Caron, apresentou os principais benefícios ofertados pela Caixa de Assistência aos profissionais e entidades de classe. Uma breve apresentação geral sobre o Congresso Estadual de Profissionais – CEP e respectivas etapas preparatórias foi realizada pelo gerente regional de Curitiba, Eng. Agr. Eduardo Ramires, que também conduziu o debate das propostas registradas na Inspetoria de São José dos Pinhais.

Houve a participação de 12 profissionais, com a apresentação de sete propostas, sendo cinco aprovadas e duas rejeitadas.

Alterações no processo de registro de Entidades de Classe e a implantação de um novo indexador de reajuste dos valores de anuidade e ART, foram alguns dos temas cujas propostas foram aprovadas pelos participantes.

Regional Guarapuava

Inspetoria de Guarapuava – 11/04/2022

No total participaram da reunião 15 pessoas, sendo 14 profissionais do Sistema Confea/Crea.

Foram aprovadas duas propostas.

Os principais assuntos debatidos foram a fiscalização e aprovação de projetos e demais serviços de Engenharias, Agronomia e Geociências, por órgãos públicos (Corpo de Bombeiros, IAP, Prefeituras e demais), serviços que nem sempre são realizados por profissionais técnicos habilitados do Sistema Confea/Crea; controle de qualidade das atividades de Engenharias, Agronomia e Geociências.

Inspetoria de Irati – 23/03/2022

A reunião contou com a participação da Eng.ª Agr. Adriana Baumel, membro da Comissão Organizadora do 11º Congresso Estadual de Profissionais.

Participaram no total 11 profissionais do Sistema Confea/Crea.

Foi aprovada uma proposta.

Entre os principais temas apresentados e debatidos estavam a qualidade dos cursos das Engenharias, Agronomia e Geociências; e a efetividade das atividades profissionais como responsáveis técnicos por empresas.

Inspetoria de Laranjeiras do Sul – 18/04/2022

Participaram no total 15 pessoas, todos profissionais do Sistema Confea/Crea.

Foram aprovadas duas propostas.

Entre os principais temas apresentados estavam a fiscalização da efetiva participação de profissionais nas atividades de planejamento e financiamento agrícola e nas demais áreas das engenharias; prioridade nos desdobramentos das propostas aprovadas no CNP.

Foi eleito delegado o Eng. Agr. Paulo Pedral Sampaio Cunha.

Inspetoria de União da Vitória – 05/04/2022

Participaram no total 20 pessoas, sendo 17 profissionais do Sistema Confea/Crea e três acadêmicos da área.

Foram aprovadas quatro propostas.

Entre os principais temas apresentados estavam a revisão de Lei 5.194/66; melhorias do Código de Ética Profissional relacionado às questões de divulgação e propagandas realizadas pelos profissionais das Engenharias, Agronomias e Geociências; melhoria da política de benefícios da Mútua.

Foi eleita delegada a Engª Amb. Seg. Trab. Andressa Haiduk.

Regional Londrina

Inspetoria de Bandeirantes – 06/04/2022

A reunião contou com a participação de 12 profissionais do Sistema Confea/Crea.

Foram aprovadas sete propostas.

Foi eleito delegado o Eng. Civ. Rômulo Ramalho Farias.

Inspetoria de Cornélio Procopio – 07/04/2022

No total compareceram 23 pessoas.

Foram aprovadas quatro propostas.

O Eng. Mec. Elcio faria Pimenta foi eleito delegado.

Inspetoria de Ibaiti – 11/04/2022

No total participaram da reunião 13 pessoas.

Foram aprovadas quatro propostas.

Foi eleito delegado o Eng. Civ. Rui Martins Lisboa.

Inspetoria de Jacarezinho – 05/04/2022

A reunião contou com a participação de 13 profissionais do Sistema Confea/Crea.

Foram aprovadas sete propostas.

Foi eleito delegado o Eng. Eletric. Fernando Spiacci.

Inspetoria de Londrina – 12/04/2022

Participaram da reunião no total 23 pessoas.

Foram aprovadas oito propostas.

Foi eleito delegado o Eng. Civ. Carlos José Marques da Costa Branco.

Inspetoria de Santo Antônio da Platina – 04/04/2022

A reunião contou com a participação de 13 profissionais do Sistema Confea/Crea.

Foram aprovadas sete propostas.

Foi eleito delegado o Eng. Civ. Moacir Dalbianco.

Regional Maringá

Inspetoria de Campo Mourão – 05/04/2022

A reunião contou com a participação de 20 pessoas no total, sendo 16 profissionais do Sistema Confea/Crea.

Foram aprovadas seis propostas.

Entre os principais temas debatidos estavam Sistema Confea/Crea/Mútua no Decreto 5773/2006, interferindo na criação, autorização e reconhecimento de novos cursos; multa referente à anuidade; crédito rural e imobiliário; prazos para benefícios da Mútua; implementação de carreira de estado de engenheiros a título de remuneração; inclusão de pré-requisitos para registro no Crea: nota do ENADE ou prova de proficiência.

Inspetoria de Cianorte – 11/04/2022

No total participaram da reunião 19 pessoas, sendo 16 profissionais do Sistema Confea/Crea.

Foram aprovadas cinco propostas.

Foi eleito delegado o Eng. Civ. Luiz Fabiano Calderoni.

Entre os principais temas debatidos estavam: sugerir que os engenheiros civis tenham atribuição para projeto de climatização; pagamento de taxas via PIX; atuação de empresas em outros estados com pagamento de anuidade em único estado; concessão de atribuição após especialização nos moldes da engenharia de segurança do trabalho; ocupação de cargos públicos que desenvolvam atividades relacionadas ao Sistema Confea/Crea seja obrigatoriamente por profissionais legalmente habilitados e regulares junto ao Crea.

Inspetoria de Maringá – 06/04/2022

A reunião contou com a participação de 22 pessoas no total, sendo 19 profissionais do Sistema Confea/Crea.

Foram aprovadas dez propostas.

Entre os principais temas debatidos estavam ART com valor único; aumento de carga horária e modalidade presencial do estágio obrigatório; programa de incentivo à utilização de tabela referencial de honorários para serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências; como facilitar o ingresso ao Sistema Confea/Crea do recém-formado; criação de Programa Nacional de Residência técnica; estruturar estudo básico de desenvolvimento nacional de manutenção melhorias e reformas de obras de arte; criação de GT regional efetivo sobre governança política e desenvolvimento profissional e econômico; documentos de projeto mínimos para iniciar uma obra; trabalhar junto ao Congresso Nacional para implementar o cargo de engenheiro como carreira de Estado, abrangendo os graduados nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências; redução do valor da anuidade para todos os profissionais do sistema.

Foi eleito delegado o Eng. Civ. Celso Luiz Menegatti.

Inspetoria de Paranavaí – 04/04/2022

A reunião contou com a participação de 12 pessoas no total, sendo oito profissionais do Sistema Confea/Crea.

Foram aprovadas dez propostas.

Entre os principais temas debatidos estavam conselheiros representantes de todas as entidades de classe, estágio obrigatório, chamamento público a projetos de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas - com ou sem aporte financeiro, patrocínio da inclusão da assinatura digital pelo Sistema Confea/Crea, proposta de emenda à Constituição n.º 14/2015, conselheiros para todas as Instituições de Ensino. disciplinas profissionalizantes dadas por profissionais do Sistema Confea/Crea e periodicamente fiscalizadas, obrigatoriedade de parecer favorável para cadastro de cursos junto ao Sistema Confea/Crea, Cargos Técnicos ocupados por leigos, instituição de exame obrigatório de proficiência acadêmica, formulário padrão para envio dos pontos principais para inscrição às aptidões dos formandos nos cursos de Engenharias das IES.

Inspetoria de Umuarama – 12/04/2022

Participaram da reunião no total 26 pessoas, sendo 21 profissionais do Sistema Confea/Crea.

Foram aprovadas sete propostas.

Foi eleita delegada a Eng.ª Agr. Daniela Alves dos Santos.

Entre os principais temas debatidos estavam a aprovação do exame de proficiência; ocupação de cargos públicos que desenvolvam atividades relacionadas ao Sistema Confea/Crea seja obrigatoriamente por profissionais legalmente habilitados e regulares junto ao Crea; que os conselheiros suplentes possam participar de treinamentos, comissões e comitês junto com os titulares; poder de embargo de obras/serviços aos agentes de fiscalização do Sistema Confea/Crea; incentivos às engenheiras empreendedoras no início da carreira profissional; criação de tabela progressiva para valores de ARTs, ajuste da tabela de taxas de acordo com o valor da obra/serviço; análise de atribuições de acordo com a estrutura física laboratorial e atividades práticas desenvolvidas, no cadastramento de cursos/egressos.

Regional Pato Branco

Inspetoria de Francisco Beltrão – 12/04/2022

Estiveram presentes na reunião os presidentes das duas Entidades de Classe do município, Associação do Engenheiros Agrônomos de Francisco Beltrão - AEA-FB, e Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná – Sudenge.

Os presidentes das entidades falaram sobre a importância de propostas que sejam construtivas e plausíveis de serem concretizadas. Mesmo propostas mais complexas, acompanhadas da devida fundamentação, não podem deixar de ser apresentadas, porém, respeitando questões como a legalidade, a impessoalidade e o interesse público acima do interesse individual. A importância da participação dos profissionais foi ressaltada e foi lembrado a todos que a etapa de Inspetoria é o início de um caminho que passa pela etapa regional, estadual e nacional, para então iniciar os trabalhos de concretização das propostas, seja na implementação por resolução do Sistema, seja na busca de alteração ou implementação de legislação.

Estavam presentes 15 profissionais.

Foram aprovadas sete propostas.

Os principais temas debatidos foram a preparação e treinamento continuado para conselheiro suplente; representatividade no plenário dos Creas entre Entidades de Classe e Instituições de Ensino; criação de nova Inspetoria; presença de profissionais do Sistema no quadro de profissionais do Corpo de Bombeiros.

Inspetoria de Palmas – 07/04/2022

Estiveram presentes na reunião o coordenador do Curso de Agronomia do IFPR, inspetor Eng. Agr. José Roberto Winckler, e a conselheira e coordenadora Estadual do Comitê Mulheres do Crea-PR, Eng.ª Civ. Karlize Posanske.

Na abertura o inspetor José Roberto Winckler falou da importância da realização do evento para o futuro das profissões, bem como enalteceu a parceria entre o Crea-PR e o IFPR em prol das profissões e da formação profissional.

Participaram no total 12 profissionais.

Foram aprovadas quatro propostas.

Entre os principais temas debatidos estavam a modificação da penalização em processos éticos; a legislação sobre manutenção e acústica predial; a viabilização de convênios com Instituições de Ensino para reduzir anuidades de professores que atuam exclusivamente na docência.

Inspetoria de Pato Branco – 06/04/2022

A reunião contou com a presença dos presidentes das duas Entidades de Classe do município, Associação do Engenheiros Agrônomos de Pato Branco - AEA-PB, e Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco - AREA-PB. Ambos ressaltaram a importância da participação dos profissionais na construção de um Sistema melhor, ainda mais participativo e em defesa da sociedade a partir da presença deles em atividades técnicas, e de uma fiscalização ainda mais eficiente.

No total compareceram 16 profissionais.

Foram aprovadas oito propostas.

Entre os principais temas debatidos estavam a carreira de Estado para Engenharia, Agronomia e Geociências; redução em valores de anuidade da Mútua aos profissionais; ART múltipla para perícias de Proagro; novas possibilidades para termos de fomento para Entidades de Classe; derrogação da necessidade de visto para pessoa física e pessoa jurídica.

Inspetoria de Realeza – 13/04/2022

Estavam presentes na reunião o presidente da Associação dos Engenheiros da Fronteira do Iguaçu - ASSEFI, Eng. Civ. Paulo Warmiling, e o segundo vice-presidente da Associação Paranaense de Planejamento Agropecuário - APEPA, Eng. Agr. Paulo Golin.

A inspetora-chefe da Inspetoria de Realeza, Eng.ª Civ. Regina De Toni agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da representação da Inspetoria de Realeza através da eleição de delegado sem mandato, que foi obtida pela participação da quantidade de profissionais necessários, e que esta representação é fundamental para a ampliação dos debates e para permitir que as demandas locais sejam apresentadas nas esferas deliberativas do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Participaram, no total dez profissionais.

Foram apresentadas cinco propostas.

Os principais temas debatidos foram a atuação do Sistema para adequações no cadastro que os peritos tem que realizar no Tribunal de Justiça do Paraná; ampliação da atuação do Crea-PR nas Instituições de Ensino; implementação do exame de proficiência; possibilidade de inclusão de mais de uma ART no mesmo pedido de Certidão de Acervo Técnico.

Regional Ponta Grossa

Inspetoria de Castro – 05/04/2022

A reunião contou com a participação de 13 pessoas no total, sendo dez profissionais do Sistema Confea/Crea registrados na Inspetoria.

Foram aprovadas seis propostas.

A maioria das propostas esteve voltada para políticas que envolvem a Engenharia em prol da sociedade. Uma delas sugere que o Conselho, através de ações via Agenda Parlamentar, exija a execução de projetos efetuados por profissionais legalmente habilitados que contemplem a manutenção de estradas rurais e consequente conservação de solos. Outra, para ser implementada pelo mesmo mecanismo, sugere a discussão e posicionamento quanto à contratação de profissionais para realizar as análises dos processos nos órgãos ambientais, considerando a defasagem do quadro técnico ao longo dos anos.

Foi eleito delegado o Eng. Agr. e Ftal. Kleber Rodrigo Martins Sampaio.

Inspetoria de Ponta Grossa – 07/04/2022

A reunião contou com a participação de nove pessoas no total, sendo oito profissionais do Sistema Confea/Crea.

Foram aprovadas duas propostas.

A reunião teve duas propostas voltadas para a atuação profissional: criação de parâmetros para suspensão de registro, decorrente de julgamento de conduta profissional; criação de dispositivo legal para que se exija a presença dos projetos nas obras.

Inspetoria de Telêmaco Borba – 06/04/2022

A reunião contou com a participação de 13 pessoas no total, sendo dez profissionais do Sistema Confea/Crea registrados na Inspetoria.

Foram aprovadas duas propostas.

A reunião teve duas propostas voltadas para desburocratização do Sistema: uma sugerindo o desconto de anuidade de pessoa física quando o profissional tenha empresa individual registrada no Crea, desde o primeiro ano do registro; e ao solicitar a certidão de acervo técnico com atestado assinado por leigo, que o Conselho deixe de exigir apresentação de laudo de profissional. A justificativa é que esta mera formalidade não garante a possível fabricação de acervo, além de onerar o profissional.

Foi eleito delegada a Eng.ª Civ. Thais Vogel.