45º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC)
45º Encontro Paranaense de Entidades de Classe – EPEC
28º Fórum de Inspetores
12º Prêmio Crea-PR da Qualidade

6 a 8 de novembro de 2019
Foz do Iguaçu - PR

Palestrantes


Conheça os palestrantes do 45º EPEC e 28º Fórum de Inspetores

07 de novembro

Claude Franck Loewenthal

Nome: Claude Franck Loewenthal
Palestra: Câmara de Mediação e Arbitragem
Sala: Sonata 1 e 2
Horário: 08h30 – 09h
Breve currículo: Transmissão de Energia Elétrica, Subestações, Gerenciamento, Engenharia do Proprietário (EP), Engenharia de Seguranças do Trabalho.
Mediação e Arbitragem, Comitê de Resolução de Disputas (Dispute Resolution Boards) para obras de engenharia.
Vice-Presidente do IMA-Inst. de Mediação e Arbitragem.
Mediador e árbitro da CMA-PR e Coord. do Conselho Técnico, mediador e árbitro da CMA/CREA-PR
Eng. aposentado da COPEL e Professor aposentado do curso de engenharia elétrica na UTFPR.
Presidente da APEE - Associação Paranaense de Engenheiros Eletricistas e Conselheiro Fiscal da ABEE
Ex conselheiro do CREA-PR e Coordenador nacional das Câmaras de Esp. de Eng. Elétrica.
Conselheiro suplente do Cons. Fiscal do IEP.

A confirmar (SEIL)

Nome: A confirmar (SEIL)
Palestra: Painel – Infraestrutura para o Estado do Paraná
Sala: Sonata 1 e 2
Horário: 09h – 11h30
Breve currículo: em breve.

A confirmar (SEDU)

Nome: A confirmar (SEDU)
Palestra: Painel – Infraestrutura para o Estado do Paraná
Sala: Sonata 1 e 2
Horário: 09h – 11h30
Breve currículo: em breve.

Andrea Lorio

Nome: Andrea Lorio
Palestra: Competências Essenciais da Transformação Digital
Sala: Sonata 1 e 2
Horário: 14h – 15h30
Breve currículo: Possui em seu currículo uma experiência de quase 10 anos em multinacionais de tecnologia, atuou como Diretor do Tinder (mais relevante aplicativo de relacionamento do mundo) na América Latina. Atualmente é CDO (Chief Digital Officer) na L’oréal, dirigindo a transformação digital no Brasil.
Também é investidor anjo em Start-ups de sucesso, a exemplo do “ZEN”, maior app de meditação da América Latina, e o “FILMR”, app de edição de vídeos eleito pela Apple como “Best of 2017”.
Graduado em Economia pela universidade Bocconi, em Milão – Itália, possui Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Johns Hopkins, em Washigton (EUA). O palestrante é fluente em 5 idiomas (inglês, português, espanhol, italiano e Francês) e considerado um dos mais relevantes influenciadores do Linkedin – Com quase 40 mil seguidores e inúmeros artigos viralizados na rede de profissionais.

Abraham Shapiro

Nome: Abraham Shapiro
Palestra: Liderança
Sala: Sonata 1 e 2
Horário: 15h30 – 17h
Breve currículo: Consultor de empresas e mentor de líderes corporativos com larga experiência há vinte e cinco anos, formado em engenharia e psicologia. Sua carreira profissional conta com mais de trinta e quatro anos de prática em negócios, nos quais, cerca de quarenta mil horas de estudos no Brasil, estados Unidos e Israel.
Sua experiência em profissionalização de empresas familiares e desenvolvimento de potenciais herdeiros sucessores fez dele um expoente no segmento organizacional, tendo participado ativamente do processo de sucessão de várias grandes empresas do país e valendo sua participação de conselhos administrativos e consultivos.
Seu foco se concentra na Gestão das Pessoas a fim de levá-las a produzir seus melhores resultados, com realização pessoal e compromisso no cumprimento das metas da empresa.
Produz um boletim de negócios e orientação de carreira na Rádio CBN Londrina e em várias outras afiliadas da rede CBN no Sul do País. Vem adquirindo notório destaque em trabalhos online através dos sites profissaoatitude.com.br e aconquistadoamanha.com.br. Mostras significativas de seus trabalhos podem ser encontradas em Podcasts no Spotify, Deezer, iTunes e Google.

Ênio Padilha

Nome: Ênio Padilha
Palestra: Qualidade e Produtividade para as Entidades de Classe
Sala: Sonata 1 e 2
Horário: 17h – 18h30
Breve currículo: Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1986 e Mestre em Administração pela UNIVALI, em 2007.
Foi fundador e diretor da Trifase Engenharia, empresa com a qual atuou durante 12 anos como projetista, consultor e assessor técnico, tendo realizado mais de 500 trabalhos em diversos estados brasileiros.
Desde 1998 é diretor da OITONOVETRÊS PRODUÇÕES, em Balneário Camboriú-SC, uma editora de livros e produtora de eventos com atuação em todo o Brasil.
Ênio Padilha é autor de dez livros, cujas edições sucessivas representam mais de 45 mil exemplares vendidos em todo o país.
Apresenta, desde 1987, cursos e palestras para profissionais e estudantes de Engenharia e Arquitetura em todo o Brasil, totalizando quase 750 apresentações e a participação de mais de 20.000 profissionais em mais de 175 cidades de TODOS os estados brasileiros, além de três cidades em Portugal (Lisboa, Coimbra e Porto).
É professor em cursos de pós-graduação, em diversas instituições de ensino, nas disciplinas de GESTÃO DE CARREIRA E MARCA PESSOAL e ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA.
Mantém, desde 1996, o website www.eniopadilha.com.br no qual publica, regularmente, seus artigos além de informações sobre o seu trabalho como autor, professor e consultor.

08 de novembro

Carlos Piazza

Nome: Carlos Piazza
Palestra: Inovação e modelos de negócios: Como fazer o certo em um mundo incerto
Sala: Sonata 1 e 2
Horário: 09h30 – 10h30
Breve currículo: Darwinista Digital, ajudando empresas, pessoas e alunos a compreenderem em essência o mundo digital, não pela visão das ferramentas mas sim da sociedade, que passa por um processo agudo de transformação e de re-significações importantes e profundas.
Sólida experiência em gestão de ambientes digitais, comunicação e marketing integrados, gestão da diversidade, inteligência compartilhada, growth hacking, in Bound Marketing, transmídia storytelling, gestão da inovação, branding, gestão de crises, relacionamento institucional, relacionamento governamental, comunicação com investidores e sócios, Ux - Customer Experience, geração de conteúdo. Mentor de Hackatons, tutor de iniciativas de startups.
Profissional de comunicação multi-stakeholder, ético, flexivel, criativo, agregador, com forte relacionamento profissional e pessoal, experiência na gestão de grupos funcionais multidiversos globais e locais, empreendedor, voltado a resultados e com perfil aglutinador na formação de novas culturas empresariais, experiência em negociações complexas e em projetos de grande envergadura como construção de usinas hidroelétricas e formalização de favelas no Rio de Janeiro.
Possui publicações importantes e é professor autor e escritor, leciona nos cursos de MBA, EDPs, especialização e Pós-Graduação no HSM Educação, PUC PR, Mackenzie, Comunique-se Educação, Instituto Europeu de Design, UFPR, Unifor, Alfa, Thook e BI International, com cooperação com as Universidades de Berkeley, Columbia, Johns Hopkins, Shanghai Jiao Tong e do Babson School Executive Education.
É Membro do CESE - Comitê de Estudos da Sustentabilidade Empresarial o IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Carlos Eduardo Zago Udenal

Nome: Carlos Eduardo Zago Udenal
Palestra: Mesa Redonda 1 – Perícia Judicial e Certificação de Edificações e Instalações
Sala: Adágio 1
Horário: 10h30 – 12h30
Breve currículo: Graduado em Direito. Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil. Pós-graduado em Direito Aplicado. EMAP - Escola da Magistratura do Paraná. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Juiz de Direito de entrância inicial.

Grazielle Carvalho

Nome: Grazielle Carvalho
Palestra: Mesa Redonda 2 – Cidades Inteligentes
Sala: Cantata 1
Horário: 10h30 – 12h30
Breve currículo: Geógrafa | 1a. Master Coach de Cidades Inteligentes da América Latina | Consultora Especialista em ODS (agenda 2030) | Consultora Sênior em Geoprocessamento | Trainer | Palestrante.
Possui Graduação em Geografia, Mestrado e Doutorado com foco em Planejamento Territorial Smart (UFMG | ISU-USA) e MBA Executivo em Gestão Empresarial e Coaching. Atuou como Consultora UNESCO, no Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), Professora Universitária (Graduação e Pós) na UFMG, PUC Minas e UNIBH e Gestora de Projetos em Planejamento Territorial no IPPLAN - São Jose dos Campos/ SP, com mais de 15 anos de experiência em Planejamento Territorial, com atuação nas prefeituras de São Paulo, São José dos Campos, Belo Horizonte, Betim, Ribeirão das Neves, Sabará, entre outras . Atualmente sou CEO na Trilha Treinamentos e Consultoria.

Júlio Giovanni da Paz Ribeiro

Nome: Júlio Giovanni da Paz Ribeiro
Palestra: Mesa Redonda 2 – Cidades Inteligentes
Sala: Cantata 1
Horário: 10h30 – 12h30
Breve currículo: Graduação e Mestrado em Geografia. Experiências profissionais nos campos da licenciatura, bacharelado e empreendedorismo. Atualmente é CEO do Grupo HUBSE, sendo este responsável pelo Instituto GEOeduc e AcademiaGIS (Imagem/Esri BR). Fundador/presidente da APROGEO-MG. Experiência docente nas universidades UniBH, UNA e PUCMinas, São Judas Tadeu, Facens e FGV. Coordenou o curso de Geografia e foi diretor do Instituto de Engenharia e Tecnologia. Atuou como gerente de marketing na Imagem/EsriBR. Palestrante e investidor em inovação nas áreas de educação, Análises espaciais e Smart Cities.

Eduardo Bastos Moreira Lima

Nome: Eduardo Bastos Moreira Lima
Palestra: Mesa Redonda 3 – SINTER e Regularização Fundiária / REURB
Sala: Adágio 2
Horário: 10h30 – 12h30
Breve currículo: Geógrafo - CREA/SC 135126-6; Advogado inscrito na OAB/SC sob o n.º 17.807; pós-graduado Direito Tributário pela Fundação ESAG, 1998; pós-graduado em Política e Estratégia pela ADESG/SC, 2000; pós-graduado em Políticas Públicas e Governamentais pela UFRJ, 2001/2002; pós-graduado em Segurança Pública pela UERJ,2002; pós-graduado em Direito Ambiental e Urbanístico pela Universidade Anhanguera - Uniderp, 2009/2010. Cargos Ocupados na área Pública: Superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Prefeitura Municipal de São José, SC (março de 2013 – maio de 2015) Diretor Operacional de meio ambiente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São José (março de 2009 – outubro de 2009). Consultor Parlamentar da Câmara Municipal de São José (janeiro de 2008 – dezembro de 2008) Assessor Jurídico da Secretária Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de São José e da Vigilância Sanitária do Município (agosto de 2006 – novembro de 2007). Assessor de Planejamento da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, atuando como Coordenador Jurídico do Programa Habitar Brasil- Chico Mendes e Mocotó, Coordenador do Subprograma de Desenvolvimento Institucional e desempenhando também a função de Assessor Jurídico do referido órgão (abril de 2005 – junho de 2006) Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Coordenador do Subprograma de Desenvolvimento Institucional e Coordenador Jurídico do Programa Habitar Brasil BID- Coordenou ainda programas de regularização fundiária e a equipe de negociação e desapropriação, constituindo ainda equipe técnica de captação de recursos e financiamentos sendo Coordenador do PMAT/BRDE/BNDES (março de 2003 – dezembro de 2004 ). Assessor Chefe do Subprefeito da Lepoldina -Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (janeiro de 2001 – março de 2003).

Miguel Pedro da Silva Neto

Nome: Miguel Pedro da Silva Neto
Palestra: Mesa Redonda 3 – SINTER e Regularização Fundiária / REURB
Sala: Adágio 2
Horário: 10h30 – 12h30
Breve currículo: Pernambucano, residente na Bahia, é Engenheiro Cartógrafo formado pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com MBA em Auditoria e Gestão Ambiental pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia - FACCEBA. Palestrante e professor de Pós-Graduação em Geotecnologias no iQuali Instituto de Qualificação Profissional, do curso de Capacitação em Georreferenciamento de Imóveis Rurais do iQuali, e de MBA Geociências e Geotecnologias do Instituto de Pós-Graduação – IPOG. Atua como Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário pelo Incra no estado da Bahia. Membro do Comitê Nacional e Regional de Certificação de Imóveis Rurais, foi um dos responsáveis pela construção do SIGEF e elaboração da 3a. edição da Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Atuou como Coordenador Geral de Cartografia do Incra em Brasília. Atuou como Superintendente Substituto, Chefe do Serviço de Cartografia e Presidente do Comitê Regional de Certificação do Incra na Bahia. Foi coordenador de Cartografia da Diretoria de Geociências da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI. De 2011 a 2017 foi chefe do Serviço de Cartografia do INCRA/BA, e Superintendente Substituto em 2016/2017.

Clodomir Luiz Ascari

Nome: Clodomir Luiz Ascari
Palestra: Mesa Redonda 4 – Tecnologia Aplicada ao Campo
Sala: Minueto
Horário: 10h30 – 12h30
Breve currículo: Engenheiro Agrônomo Formado na Universidade Federal de Pelotas; Secretário Municipal de Agricultura de Pato Branco; Conselheiro do Crea Paraná; Presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná.

José Abramo Marchese

Nome: José Abramo Marchese
Palestra: Mesa Redonda 4 – Tecnologia Aplicada ao Campo
Sala: Minueto
Horário: 10h30 – 12h30
Breve currículo: José Abramo Marchese é Professor Associado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde atua desde 1994. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade de Passo Fundo em 1992, tornou-se especialista em Ecofisiologia de Trigo pelo INTA/CIMMYT (Argentina), com bolsa do International Fund for Agricultural Development, IFAD, Itália, em 1993. Concluiu mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) na UNICAMP em 1999, e doutorado em Agronomia (Horticultura) pela UNESP (Botucatu), em 2006. Durante o ano de 2005, cursou doutoramento sanduíche com bolsa do CNPq no Natural Products Utilization Research/USDA e National Center for Natural Products Research/OLEMISS (USA). Em 2001, foi professor visitante na Purdue University (USA). Cursou pós-doutorado no Agriculture Research Organization, State of Israel, em fisiologia molecular de metabólitos especializados/secundários (terpenos) (2012-2013), e no Centro di Sperimentazione e Assistenza Agricola, CERSAA, Itália (2017-2018). Foi membro da American Society of Plant Biologists, International Society for Horticultural Science, Associação Brasileira de Horticultura, Society for Experimental Biology e da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, pela qual presidiu o XV Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal e 1ª Conferência Brasil-Israel de Ciências de Plantas, realizados em Foz do Iguaçú, de 28/09 a 02/10 de 2015. É responsável pelas disciplinas de "Fisiologia de Plantas Cultivadas" e "Metabolismo Secundário e Defesa Vegetal" nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Agronomia (PPGAG) da UTFPR, e "Bioquímica e Fisiologia do Estresse" no PPGAG - Irrigação e Drenagem da UNESP de Botucatu-SP. Exerceu as funções de coordenador do curso de graduação em Agronomia (1994/95) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia na UTFPR (2007/08), também é membro titular do Conselho Departamental de Ciências Agrárias; membro do Colegiado do Curso de Agronomia; membro titular do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR e membro suplente do Conselho Universitário da UTFPR. Atualmente coordena o Curso Superior de Graduação em Agronomia da UTFPR-PB e preside o colegiado e o Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Agronomia da UTFPR-PB (biênio 2018/2-2020/1). Orienta nos Programas de Pós-Graduação em Agronomia da UTFPR e da UNESP em Botucatu-SP. É avaliador institucional e de cursos do INEP/SESu/MEC (não está atuando). Colabora como editor associado da Revista Brasileira de Plantas Medicinais e Referee das revistas Photosynthetica, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Anais da Academia Brasileira de Ciências, Ciência Rural, Horticultura Brasileira, Horticultura Argentina, Industrial Crops and Products, entre outras. Investiga nas áreas de ecofisiologia de plantas (fotossíntese; relações hídricas; fisiologia da floração, fisiologia do estresse), fisiologia molecular, indução de resistência em plantas e prospecção de moléculas bioativas (metabólitos especializados). Orienta empresa e é sócio da incubada ARTHEMIS BIOPHARMA, na Incubadora de Inovações (IUT) do Programa de Empreendedorismo (PROEM) da UTFPR-PB.

A confirmar 1

Nome: A confirmar 1
Palestra: Mesa Redonda 5 – Desastres Naturais e Defesa Civil
Sala: Presto
Horário: 10h30 – 12h30
Breve currículo: em breve.

A confirmar 2

Nome: A confirmar 2
Palestra: Mesa Redonda 5 – Desastres Naturais e Defesa Civil
Sala: Presto
Horário: 10h30 – 12h30
Breve currículo: em breve.

Rodrigo Dalarmi

Nome: Rodrigo Dalarmi
Palestra: Mesa Redonda 6 – Sistemas de Geração de Energia
Sala: Cantata 2
Horário: 10h30 – 12h30
Breve currículo: Graduado em Engenharia Elétrica pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Cornélio Procópio (2016), cursando pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Negócios com Ênfase em Gerenciamento de Projetos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Londrina e é aluno externo de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Cornélio Procópio. Atualmente é Gerente de Projeto e Execução de Sistemas Fotovoltaico e pertencente ao quadro técnico da empresa BF Engenharia, possuindo experiência na elaboração de projetos básicos e executivos de Usinas Fotovoltaicas, no desenvolvimento de estudo de viabilidade técnico-econômico, comissionamento e avaliação de desempenho de Usinas Fotovoltaicas, e na supervisão e instalação de Sistemas Fotovoltaicas em Geração Distribuídas.

Rodrigo Braun

Nome: Rodrigo Braun
Palestra: Mesa Redonda 6 – Sistemas de Geração de Energia
Sala: Cantata 2
Horário: 10h30 – 12h30
Breve currículo: Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná, Pós Graduado em gestão de Projetos pela Universidade Positivo. Já atuou em Projetos de Mobilidade elétrica na Alemanha. Desde 2010, faz parte do quadro de funcionários da Companhia Paranaense de Energia – Copel, atuando na engenharia de manutenção de usinas hidráulicas, engenharia de manutenção de parques eólicos e em projetos de geração distribuída.

Camila Fiamini

Nome: Camila Fiamini
Palestra: Oficina Técnica 1 – Media Training
Sala: Presto
Horário: 14h30 – 17h
Breve currículo: Jornalista pós-graduada em Docência no Ensino Superior e em Neurociência e Comportamento (Psicologia), especialista em Assessoria de Imprensa para Órgãos Públicos e Mandatos e em Cerimonial e Protocolo. Tem ampla experiência em Media Traning e Gerenciamento de Crise. É palestrante, professora universitária de curso de pós-graduação em Comunicação. Atuou profissionalmente na Agência Experimental de Comunicação (AECOM) da UMC, no jornal “Diário de Suzano” e nos jornais “Mogi News” e “Diário do Alto Tietê”, do “Grupo Mogi News de Comunicação”.

Jayme Brener

Nome: Jayme Brener
Palestra: Oficina Técnica 1 – Media Training
Sala: Presto
Horário: 14h30 – 17h
Breve currículo: Jornalista, sociólogo e escritor. Autor de obras paradidáticas na área de Geopolítica, ganhou o Prêmio Jabuti de 1998 com Jornal do Século XX (Ed. Moderna) e foi finalista, em 1996, com O Golem e outras aventuras do rabino Judá Levi, de Praga (FTD). Ex-editor da Istoé e repórter especial do Correio Braziliense, foi correspondente do Jornal do Brasil na América Central e da Rádio Eldorado/Jornal da Tarde na Europa. Também foi correspondente, no Brasil, da Radio Nederland (Holanda), The Jerusalem Report (Israel), Radio France Internationale e do jornal El Día (México). Cobriu, entre outros, as guerras civis na Nicarágua e em El Salvador, a redemocratização do Chile, a eleição de Nelson Mandela, na África do Sul, e as primeiras eleições livres na Palestina.

Wilton Catelani

Nome: Wilton Catelani
Palestra: Oficina Técnica 2 – BIM – Building Information Model
Sala: Minueto
Horário: 14h30 – 17h
Breve currículo: Wilton Catelani é consultor estratégico BIM e autor da coletânea de Guias BIM publicada pela CBIC em 2016; Trabalhou na implantação BIM no Programa PROARTE do DNIT; Foi Coordenador da CEE-134 na ABNT de 2013 a 2018 e especialista BIM convidado do Comitê Estratégico do Governo Federal; De fevereiro a julho de 2019 foi Coordenador-Geral de Economia Digital e Produtividade Industrial no Ministério da Economia, no Governo Federal; Foi Industry Business Development Manager na Autodesk, Resources Manager na Accenture, trabalhou 11 anos na Shell no Brasil, na América Latina e em diversas outras empresas; Engenheiro Civil pela UFSCar, possui 33 anos de experiência profissional, MBA pela Fundação Dom Cabral e mestrando em BIM pela Escola Politécnica da USP; Começou a carreira como engenheiro residente, trabalhando com obras de infraestrutura, edifícios residenciais e comerciais e obras industriais.

Mario Guelbert Filho

Nome: Mario Guelbert Filho
Palestra: Oficina Técnica 3 – Treinamento Sobre Editais de Chamamento Público
Sala: Cantata 1
Horário: 14h30 – 17h
Breve currículo: Engenheiro Eletricista (Modalidade: eletrônica e telecomunicações) pelo CEFET-PR e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela UFPR. Atuou por 10 (dez) anos em empresas da área de telecomunicações do grupo Telebrás, realizando projetos, instalações, ativação e comissionamento de sistemas via satélite, sistemas de radio-enlaces e sistemas de TV a cabo. Realização de perícias em engenharia elétrica, telecomunicações e segurança do trabalho. Funcionário do Crea-PR desde junho de 2000, onde já atuou na área de fiscalização colaborando no desenvolvimento de novos nichos de fiscalização, procedimentos fiscalizatórios, elaboração e revisão de manuais de fiscalização, gerenciou a regional Curitiba por seis anos, onde participou do desenvolvimento e implantação de vários projetos e programas. Atualmente atua junto a equipe do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, onde trata dos Editais de Chamamento Público que dão origem aos Termos de Fomento/Colaboração firmados com as Entidades de Classe, atua ainda na assessoria da Comissão de Monitoramento e Avaliação e apoio aos Gestores dos Termos de Fomento.

Claudemir Marcos Prattes

Nome: Claudemir Marcos Prattes
Palestra: Oficina Técnica 3 – Treinamento Sobre Editais de Chamamento Público
Sala: Cantata 1
Horário: 14h30 – 17h
Breve currículo: Administrador e Gerente de Relações Institucionais do Crea-PR.

Edgar Matsuo Tsuzuki

Nome: Edgar Matsuo Tsuzuki
Palestra: Oficina Técnica 3 – Treinamento Sobre Editais de Chamamento Público
Sala: Cantata 1
Horário: 14h30 – 17h
Breve currículo: Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Londrina; Pós Graduação em Administração Industrial pela Universidade Estadual de Londrina; MBA em Gestão de Projetos pela Faculdade Senai; MBA em Gestão Industrial e Manufatura Enxuta pela Faculdade Senai.

Rodrigo Saporiti

Nome: Rodrigo Saporiti
Palestra: Oficina Técnica 4 – Comunicação com as Diversas Gerações e Captação de Novos Sócios
Sala: Cantata 2
Horário: 14h30 – 17h
Breve currículo: Publicitário, foi editor-executivo das revistas VendaMais, Motivação, Liderança e InvestMais. Como gerente de novos produtos da Editora Quantum, coordenou o lançamento de projetos editoriais e materiais audiovisuais e de multimídia voltados para o universo de Vendas. É coordenador editorial da Coleção Passos da Venda, dos kits de treinamento Loja Show, e co-autor do Curso Vendas de Marketing no Varejo, comercializado pela Microlins Franchising. É professor do Módulo Gestão e Técnicas de Venda do curso de Gerenciamento de Empresas do Centro Europeu (Curitiba). Ministra cursos e treinamentos em vendas pela UniveB, ministra módulos de Gestão Comercial e Alta Performance em Vendas. É um dos criadores e aplicadores do jogo de vendas Vendópolis. Fala inglês, francês, italiano, espanhol e alemão.

Carlos Eduardo Lima Braga

Nome: Carlos Eduardo Lima Braga
Palestra: Oficina Técnica 5 – Gestão da Inovação
Sala: Adágio 1 e 2
Horário: 14h30 – 17h
Breve currículo: Carlos Braga, ou Kadu Braga como é conhecido, atua na educação desde 2008 passando por instituições como Fundação Casa, Penitenciária Feminina do Carandiru, Secretaria da Cultura do Estado de SP, AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) - Tecnologia, Linguagem e Acessibilidade, foi professor em cursinho e coordenador pedagógico de uma escola bilíngue em moema.
Atuou por 5 anos em um projeto de letramento digital em São Mateus (São Mateus em Movimento - coletivo autônomo da periferia da zona leste de São Paulo, o que lhe rendeu um convite para apresentar o projeto do FabLearn - Congresso de educação inovadora da Universidade de Stanford, EUA.
Faz parte da primeira turma de educadores inovadores da Google, certificado na primeira turma do Brasil em Cultura Maker e também certificado na primeira turma de educadores midiáticos do programa Educamídia - uma parceria entre o Instituto Palavra Aberta e a Google.org.
Atualmente é consultor em sua própria empresa, a Teia - Inovação Consciente, que busca ser a camada porosa entre o que há de mais novo no âmbito tecnológico e metodológico, enquanto resgata e recria técnicas e métodos humanos para a construção de relações cada vez mais autônomas, territoriais - ao mesmo tanto que globais.