Interromper / cancelar registro ou título profissional

O profissional que não estiver exercendo a profissão pode solicitar a interrupção de seu registro, ou ainda, de um ou mais de seus títulos profissionais. Veja a diferença:

• Interrupção de registro: solicitado quando o profissional não exerce atividades relacionadas ao Conselho. Ao interromper o registro, o profissional deixa de pagar anuidade.
  • Interrupção de título: solicitada quando o profissional possui mais de um título e não atua em uma ou mais áreas, mas deseja manter o registro ativo com os demais títulos das áreas nas quais permanece em atuação.

Nota: Além dessas situações, o cancelamento do registro pode ser realizado também por iniciativa do Crea, quando não há pagamento das anuidade durante 2 (dois) exercícios consecutivos, conforme preceitua a Lei 5.194/1966.

Quem pode solicitar:

Profissionais registrados no Crea-PR.

Como obter:

Preencher o formulário disponível no site do Crea-PR, opção Sou um profissional, Atualização da Situação de Registro e selecionar uma das opções disponíveis, ou acessar diretamente pelos links:

Quanto custa:

Não se aplicam taxas para este serviço, mas o(a) profissional deverá pagar a anuidade proporcional referente ao período transcorrido até a data da validação do protocolo de solicitação.

Prazo:

5 dias úteis, exceto para as solicitações de interrupção de registro dos cursos das modalidades de Engenharia Química, Geologia e Minas, visto necessidade de análise pela respectiva Câmara Especializada.

Legislação relacionada:

• Lei Federal n.º 5.194/1966

Este conteúdo está relacionado a:

Perfil / Profissional registradoTema / Registro profissional / cadastro

Este conteúdo foi útil para você?

Teve alguma dificuldade?