Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/11o-cep-inicia-nesta-quarta-para-priorizacao-das-sugestoes-dos-profissionais/>.
Acesso em 10/08/2022 às 02h15.

11º CEP inicia nesta quarta para priorização das sugestões dos profissionais

Após as reuniões preparatórias nas Inspetorias e Regionais do Crea-PR, os delegados eleitos vão debater as sugestões de melhorias do Sistema Profissional no Congresso Estadual

5 de julho de 2022, às 16h21 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

11-cep-crea-pr-quarta-feira

Inicia nesta quarta (06/07), o 11º Congresso Estadual de Profissionais, em Foz do Iguaçu, onde os delegados eleitos como representantes regionais vão defender, debater e priorizar as propostas de mudanças e melhorias na legislação profissional e no Sistema Confea/Crea e Mútua.

No primeiro dia de evento os participantes aprovam o regulamento que vai guiar os trabalhos no Congresso. Em seguida, acompanham três painéis referentes aos eixos temáticos que categorizam as propostas.

O painel do eixo temático Infraestrutura conta com Benno H. W. Doetzer, diretor técnico da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná; João Arthur Mohr, gerente de assuntos estratégicos da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP); e André Luis Gonçalves, diretor presidente da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. – Ferroeste.

O painel do eixo temático Atuação Profissional conta com Everton Luiz da Costa Souza, secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo – Sedest; Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR; e Nanci Cristiane Josina Walter, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul – Crea-RS.

O painel do eixo temático Inovações Tecnológicas conta com o Marcus Friedrich Von Borstel, vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná – Fiep; José Maurino de Oliveira Martins, secretário executivo do SEPARTEC, representando a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI; e Erika Juliana Dmitruk, assessora técnica da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI.

No dia 07 acontece o trabalho dos grupos de sistematização por eixos. No dia 08 ocorre a apresentação e votação dos candidatos a delegado, que irão representar o Estado do Paraná na etapa nacional; a votação das propostas; divulgação dos delegados eleitos e propostas priorizadas para o 11º Congresso Nacional dos Profissionais; e a Sessão Plenária n.º 1.000 do Crea-PR, onde serão homologadas as escolhas de delegados e propostas.

Etapas preparatórias

Nos meses de março e abril maio aconteceram, nas 35 Inspetorias e oito Regionais do Crea-PR, distribuídas em todas as regiões do estado, as reuniões preparatórias para o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP). Os encontros tiveram como objetivo receber, debater e votar as propostas registradas pelos profissionais para mudanças e melhorias , categorizadas nos eixos Inovação Tecnológica, Infraestrutura, Atuação Profissional, Agenda 2030 ou Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil.

Na etapa de Inspetorias participaram aproximadamente 450 profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências, que aprovaram 165 propostas, que foram debatidas e priorizadas na etapa preparatória regional, em maio.

reuniao-preparatoria-inspetoria-londrina
Reunião Preparatória Regional Londrina, em maio

Nas Reuniões Preparatórias Regionais compareceram 310 profissionais, sendo muitos representantes de Instituições de Ensino e de Entidades de Classe, e inspetores, que debateram 197 propostas (propostas das reuniões nas Inspetorias e outras registradas nas Regionais) e priorizaram 121 para serem levadas para discussão no 11º CEP. As propostas que foram selecionadas propõem, por exemplo, mudanças em legislações ou resoluções, seja para a desburocratização ou para melhorar o relacionamento entre profissionais e empresas com o Crea-PR e com a sociedade.

Acesse aqui as informações detalhadas, fotos das Reuniões Preparatórias de Inspetoria e de Regional e um vídeo com os resultados.