Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/03/crea-pr-estreita-lacos-com-o-sistema-profissional-em-ponta-grossa/>.
Acesso em 03/12/2024 às 21h43.

Crea-PR estreita laços com o sistema profissional em Ponta Grossa

Encontro da Governança Cooperativa de 2023 abre espaço para sugestões, melhorias e aperfeiçoamento das Engenharias, Agronomias e Geociências

17 de março de 2023, às 14h37 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Representantes de Entidades de Classe, de Instituições de Ensino, CreaJr-PR, conselheiros e inspetores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) participaram, nesta quarta-feira (15), do Encontro da Governança Cooperativa de 2023, que aconteceu na Regional Ponta Grossa.

Com o objetivo de ouvir quem está atuando no mercado, nas Entidades de Classe e nas instituições, para pensar melhorias para o sistema profissional e do planejamento de trabalho, o Crea-PR realiza duas vezes por ano, nas oito regionais, encontros com lideranças regionais e entidades.

Presidente Ricardo.

O presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, destacou a criação da frente parlamentar, que é um canal mais institucionalizado, sistematizado e permanente de relacionamento do Conselho com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), de forma a ampliar o diálogo e as contribuições dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua na formulação de políticas públicas e, em especial, criar um ambiente de colaboração na proposição e tramitação de projetos de lei relacionados ao exercício das profissões ligadas ao Crea-PR.

Conforme ele, no dia 19 de junho, o Conselho fará a entrega das proposições de cada uma das oito regionais. A ideia é entregar, no mínimo, 16 projetos de lei. “Temos uma expectativa muito grande com relação a isso. Queremos contribuir com a visão técnica do Crea-PR no embasamento de projetos de lei”, comentou.

Para a gerente da Regional Ponta Grossa do Crea-PR, Eng. Agr. Ana Paula Afinovicz, essa é a oportunidade de todos contribuírem com ideias e sugestões que possam impactar de forma positiva em todo o Estado.

“Haverá muitos ganhos para todos os paranaenses e os profissionais podem contribuir com suas experiências e conhecimento”, pontuou.

Representação

No evento aconteceu ainda a reunião do Colégio de Inspetores (CDIN), com a apresentação, principalmente, da fiscalização por imagem, que tem ajudado a identificar culturas agrícolas sem responsáveis técnicos. O projeto foi implantado no norte do Paraná e teve como foco áreas rurais de seis municípios da região de Londrina.

Na ocasião também foi escolhido o Inspetor chefe da Regional, o Eng. Civ. Acylino Luiz Chemin, e como adjunto o Eng. Civ. Márcio Bonfim.

Na reunião do Colégio de Entidades Regionais (CDER) foram apresentados o balanço de 2022 e as ações para 2023. Foram escolhidos, pelos presidentes de Entidades de Classe, como coordenador o Eng. Civ. José Felipe Zemniczak, e a Eng. Civ. Thais Vogel como adjunta.

No encontro do Colégio de Instituições de Ensino (CIE) foram escolhidos o Geógrafo Márcio José Ornat, como coordenador, e a Eng. Civ. Margolaine Giacchini como adjunta.

Comitê Mulheres

Representantes do Comitê Mulheres junto do presidente Ricardo.

A noite foi marcada com a escolha das representantes regionais do Comitê Mulheres, que tem como objetivo fomentar o empoderamento das mulheres e o aumento da participação feminina nas decisões em tudo que envolve o sistema Confea/Crea e as profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências. Foram escolhidas para a coordenadoria regional a Eng. Agr. Luciane Curtes Porfírio da Silva; a Eng.Civ. Thaís Vogel e a Eng. Civ. Margolaine Giacchini.

O professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Conselheiro e membro do Comitê Mulheres do Crea-PR, Eng.Civ. Carlos Emmanuel Ribeiro Lautesnchlãger, destacou a realização do Prêmio Crea-PR Eng. Enedina Marques, homenagem às mulheres que fazem a diferença com a atuação como engenheiras. Nessa edição, Entidades de Classe e Instituições de Ensino Superior podem indicar profissionais até o dia 30 de abril.

Editais de chamamento

Assinatura de três convênios dos Editais de Chamamento.

O presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha aproveitou o evento para destacar a participação da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG), nos Editais de Chamamento, que repassam recursos para a execução de projetos de interesse do Sistema Confea/Crea em comunhão com as ações de atualização e de inovação nas profissões ligadas ao sistema profissional, com a realização de diversas ações como cursos, palestras, revistas técnicas, workshops, boletins técnicos, desenvolvimento de aplicativos e de planos de comunicação.  A AEAPG, representada pelo presidente Eng. Civ. José Felipe Zemniczak, reiterou a importância dos Editais de Chamamento e estimulou a participação das demais Entidades de Classe.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *