Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/03/crea-pr-promove-encontro-de-governanca-cooperativa-na-regional-de-apucarana/>.
Acesso em 26/02/2024 às 18h19.

Crea-PR promove encontro de governança cooperativa na Regional de Apucarana

Conselheiros, inspetores, presidentes de entidades de classe, membros do CreaJr-PR e coordenadores de cursos relacionados às Engenharias, à Agronomia e às Geociências participam das reuniões

25 de março de 2023, às 9h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea-PR programou reuniões de governança cooperativa para sete das oito regionais em março. O evento acontece em Apucarana nesta terça-feira (28), depois de ter passado por Pato Branco, Guarapuava, Curitiba, Ponta Grossa e Londrina. A última será Maringá na quarta-feira (29). A Regional Cascavel teve a reunião antecipada e realizada durante o Show Rural, no início de fevereiro.

“A governança cooperativa é uma forma que o Crea adota de gerenciar as atividades do conselho. É o momento em que a alta administração do conselho vem na base para poder ouvir os anseios da localidade, das inspetorias e da regional e também trazer as estratégias a nível estadual – as estratégias macro também são apresentadas. É um momento de uma troca de informações em que vêm demandas superiores, e se ouve os anseios locais”, pontua o gerente da Regional Apucarana do Crea-PR, Engenheiro Civil Jeferson Antonio Ubiali.

“Alguns segmentos são importantes para o Crea e nós os chamamos de Colégios. Então, coordenadores de cursos de engenharia, que são a formação dos futuros profissionais, nós denominamos Colégio de Instituições de Ensino. Nossos inspetores, que discutem a fiscalização, que discutem de âmbito mais regional a aplicação das estratégias de fiscalização de acordo com a vocação de cada regional, nós chamamos de Colégio de Inspetores. Temos as entidades de classe, as associações que congregam todos os profissionais, e nós chamamos de Colégio de Entidades de Classe Regional. E também temos o CreaJr-PR, que são os acadêmicos das engenharias que participam conosco nessa dinâmica, já entendendo como funciona o sistema, entendendo o que é o futuro da profissão e se adequando aos regramentos normativos, leis, enfim, tudo aquilo que orbita o Crea”, detalha Ubiali.

Além desses quatro segmentos (Colégio de Instituições de Ensino, Colégio de Inspetores, Colégio de Entidades de Classe e CreaJr-PR), haverá nessa rodada o Comitê Mulheres e o Comitê Empresarial, que congrega a parte da indústria, do comércio e do agronegócio. “Todos esses segmentos terão uma oportunidade com o presidente Ricardo Rocha. E também ao final, no encerramento do evento, acontece a plenária dos colegiados, um momento em que nós nos reunimos com todos os representantes desses segmentos e eles discutem os assuntos comuns a todos, uma repercussão geral”, afirma o gerente.

Programação

CIE – Colégio de Instituições de Ensino

Horário: 09:30 às 11:30

CreaJr-PR

Horário 15h

CDER – Colégio de Entidades de Classe e CDIN – Colégio de Inspetores

Horário: 17:30 às 19:30

Plenária dos Colegiados

Horário: 19:30 às 21:00


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *