Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/03/delegacao-do-crea-pr-articula-com-ministra-senadores-e-deputados-em-brasilia/>.
Acesso em 12/04/2024 às 14h43.

Delegação do Crea-PR articula com Ministra, Senadores e Deputados em Brasília

6 de março de 2023, às 18h25 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Questões de interesse das Engenharias, Agronomias e Geociências que estão sendo defendidas pelo Sistema Confea/Crea foram entregues em mãos na última semana à Ministra do Meio-Ambiente, Deputados federais e Senadores paranaenses, pela delegação do Crea-PR presente no Encontro de Líderes realizado em Brasília. Foi a maior movimentação política realizada entre os Creas presentes no evento. “Esse resultado é fruto de um intenso e diário trabalho junto a bancada parlamentar estadual e federal para que nossas propostas, projetos de lei e estudos técnicos que dizem respeito aos profissionais do nosso Sistema, possam ser ouvidos e priorizados pelos parlamentares, já que respaldam em atividades essenciais a nossa sociedade”, diz o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

Em um trabalho conjunto, os conselheiros do Crea paranaense, além de participarem das reuniões da agenda do próprio Sistema, se dividiram nas abordagens aos parlamentares que estiveram no evento a convite do Conselho, e aos que foram visitados em seus próprios gabinetes.

A Ministra do Meio-Ambiente Marina Silva, recebeu o conselheiro Eng. Amb. Helder Rafael Nocko e o presidente da Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais – APEAM – Luiz Guilherme Grein Vieira, que apresentaram temas referentes a Lei do licenciamento; Saneamento básico rural – Implementação do Plano ; Aperfeiçoamento da estrutura pessoal do MMA e Entidades Vinculadas; Concurso pro IBAMA com formação específica, e não só analistas;  Execução do PLANARES / erradicação de lixões; Retomada e avanços do CONAMA; Indicação de técnicos para cargos de superintendentes das entidades vinculadas e Modernização e integração dos sistemas do IBAMA, MMA e demais órgãos do SISNAMA. “A Ministra foi extremamente acessível e sensível aos temas que levamos para discussão. Se colocou à disposição para interagir nos assuntos apresentados”, destaca Luiz Grein Vieira.

O deputado Tadeu Veneri (PT-PR) e o Secretário Executivo do Ministério da Pesca, Expedito Neto – que recebeu reivindicações dos profissionais de Engenharia de Pesca do Paraná a respeito de atuação dos mesmos no Trânsito de Animais de psicultura – também foram visitados pela delegação. Durante essas visitas inloco nos gabinetes, o presidente do Crea-PR, acompanhado do Assessor Parlamentar Eng. Civ. Euclésio Finatti, recepcionava os demais deputados e senadores paranaenses que foram prestigiar o evento a pedido do Crea: António Wandscheer (PP-PR), Beto Preto (PSD-PR), Deltan Dallagnol (PODE-PR), Marco Brasil (PP-PR), Pedro Lupion (PP-PR), Ricardo Barros (PP-PR), Geraldo Tadeu Mendes (União Brasil-PR) Flávio Arns (PSB-PR) e Sérgio Moro (União Brasil-PR).

Todos receberam das mãos do presidente Ricardo Rocha a Agenda Legislativa Prioritária 2023, que elenca de forma clara e objetiva as proposições legislativas prioritárias de interesse do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Todos demonstraram interesse em acompanhar e apoiar as tramitações de propostas governamentais que envolvam as engenharias, agronomia e geociências”, ressalta Rocha, destacando a fala do Senador Flávio Arns como parecendo ser tirada do Planejamento Estratégico do Crea-PR por enaltecer a participação coletiva na gestão, valor primordial na autarquia: ““No Paraná a participação do Crea-PR é muito importante, liderança é importante… mas sempre lembrando que a participação de todos é essencial, esta união, este direcionamento e objetivos comuns é que fazem o Confea e os Creas cada vez mais pujantes.”

No Planejamento Estratégico do Crea-PR, o Objetivo Estratégico 9 faz referência a este trabalho parlamentar que o Crea vem realizando: Objetivo Estratégico 09 –  Ampliar o papel de referência do Crea-PR na criação e implantação de leis e políticas públicas junto aos legisladores e gestores públicos.

Nesta matéria você pode acompanhar mais detalhes do Encontro de Líderes.

Confira a fala dos parlamentares presentes feita pelo Confea

Senador Flávio Arns

Senador Sérgio Moro

Deputado Federal Deltan Dallagnol

Deputado Federal Geraldo Mendes

Registros dos encontros com os representantes parlamentares

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *