Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/04/57493-2/>.
Acesso em 03/12/2024 às 20h13.

Secretário de Turismo é informado sobre nova ação de fiscalização do Crea-PR

25 de abril de 2023, às 17h02 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes, recebeu o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha nesta semana para tratativas sobre possíveis parcerias entre as instituições. Na ocasião, que contou com a presença do presidente do Crea-PR, Eng. Civi. Ricardo Rocha, do Assessor Parlamentar do Crea-PR, Eng. Civ. Euclésio Finatti, do Professor Eugênio Stefanelo, do chefe de gabinete Ronnie Onofre e Heitor Júnior, do Viaje Paraná, o secretário foi informado de uma ação de fiscalização que acontecerá em junho próximo, envolvendo atividades ligadas ao turismo como esportes de aventuras, parques de diversão e casas de festas infantis.

“Quando fizemos a ação do “Hotel + Seguro” no ano passado falamos antes com o Sindicato dos Hotéis sobre quais os requisitos que iríamos fiscalizar, já que atuamos com foco em fiscalizações preventivas, educativas e orientativas. Da mesma forma queremos conduzir agora no segmento de turismo”, disse Ricardo Rocha.

O presidente do Crea-PR enfatizou a importância da iniciativa mediante tantos empreendimentos de lazer que são construídos sem nenhum projeto de embasamento ou manutenção. “Ao final da ação entregaremos ao Secretário um relatório com os resultados da fiscalização que poderá auxiliar o planejamento da secretaria em relação a empreendimentos futuros”, completou Rocha.

Na ação do ano passado foram fiscalizados no Paraná, 269 hotéis, totalizando 1183 ações de fiscalização e 175 irregularidades. “O destaque ficou para a falta de registro e de ART”, disse a gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR – DEFIS – Eng. Amb. Mariana Maranhão. “O resultado foi extremamente positivo! Em Foz do Iguaçu, por exemplo, tivemos um ‘boom’ na contratação de profissionais após nossas fiscalizações”, completa a gerente do DEFIS

Márcio Nunes elogiou a proposta – “Eu gosto da filosofia de orientar para não precisar multar” – e vislumbrou ações futuras que envolvam a parceria entre a secretaria e o Crea-PR em atividades voltadas ao futuro do turismo no Paraná. “Podemos desenvolver projetos de lei que sejam defendidos pela Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências na Assembléia Legislativa”.

O pedido de criação da Frente foi protocolado pelo secretário Marcio Nunes, que é engenheiro agrônomo, no ano passado. “A criação da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná se justifica pela necessidade de fortalecimento das organizações e Entidades de Classe, instituições de ensino, empresas, profissionais registrados e estudantes. É fundamental que estes atores cumpram efetivamente com o seu compromisso de realizar processos eficazes, provendo os recursos necessários para assegurar a melhoria de suas atividades e propiciando segurança e qualidade de vida à população”, ressaltou Marcio Nunes no dia do lançamento da Frente na Assembléia.

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *