Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/05/comitiva-do-crea-pr-visita-a-44a-edicao-da-expoinga/>.
Acesso em 11/11/2024 às 04h59.

Comitiva do Crea-PR visita a 49ª edição da Expoingá

8 de maio de 2023, às 10h20 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Na última sexta-feira (5), comitiva do Crea-PR realizou visita técnica à 49ª edição da Expoingá e acompanhou a abertura da feira agropecuária . Sob o comando da gerente da Regional Maringá do Conselho, Viviani Hannebauer, o grupo que participou da ação foi composto pelo presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira, profissionais das engenharias, conselheiros, presidentes e representantes de Entidades de Classe da região, representantes de Instituições de Ensino (IES), inspetores, membros do CreaJr-PR, entre outros.

A comitiva visitou vários estandes da feira, como o das cooperativas Integrada e Cocamar, o da Prefeitura de Maringá, o da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e a sede da Sociedade Rural de Maringá (SRM), onde o grupo conversou com representantes da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e foi recepcionado pela presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo

O objetivo das visitas foi, além de promover aproximações, levar informações sobre a importância de parcerias com o Conselho. “Tivemos a oportunidade de realizar contato com importantes lideranças do estado do Paraná, que participaram da abertura do evento, e de abordar nossa Agenda Paramentar”, diz Oliveira – A Agenda Parlamentar é um programa de contribuição dos profissionais em apoio aos gestores públicos, diagnosticando situações e propondo soluções na implantação de políticas públicas, nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências.

Um dos encontros ocorreu no estande da Sicredi, onde a comitiva do Crea-PR foi recepcionada por cooperadores e pelo diretor da Unicampo, Luciano Ferreira Lopes. “É um compromisso nosso o reconhecimento e valorização profissional dos engenheiros que atuam conosco. Por isso, estamos sempre em contato com o Crea e em acordo com o que o a categoria exige”, comentou Lopes.

Durante a visita, o presidente concedeu, ainda, entrevista à rádio CBN Maringá, com estúdio na feira, quando falou sobre a visita técnica, sobre a importância da presença do Crea-PR nestes eventos e outros assuntos, bem como sobre as ações de fiscalização nas instalações da feira, cujo objetivo foi colaborar com a SRM para que o atendimento às normas de segurança fosse atendido.

Na oportunidade, o presidente encontrou lideranças como o governador do Paraná, Ratinho Junior, com quem reforçou a importância da Agenda Parlamentar, o secretário da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Norberto Ortigara, o secretário de Turismo, Engenheiro Agrônomo Márcio Nunes, Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital Marcelo Rangel, secretário da InovaçãoModernização e Transformação DigitalMarcelo Rangel,  secretário de Saúde, Beto Preto, secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, além de deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e dirigentes de órgãos públicos do Paraná.

Expoingá

Entre uma das mais importantes feiras agropecuárias do Brasil, a Expoingá teve início no dia 4 de maio e segue até o dia 14 de maio. Nos 11 dias de evento, são esperados cerca de 500 mil visitantes e movimentação de R$ 700 milhões em negócios.

Crea-PR fiscalizou instalações da Expoingá 2023

O Crea-PR realizou nos dias 2 e 3 de maio vistorias na 49ª Expoingá. A fiscalização teve como objetivo verificar o envolvimento de engenheiros responsáveis técnicos nos projetos de instalações, visando ao cumprimento das normas técnicas de segurança. A feira agropecuária ocorre no Parque de Exposições Francisco Feiro Ribeiro, até o dia 14 de maio.

Durante a ação, foram vistoriadas edificações provisórias, instalações elétricas de baixa tensão, estruturas metálicas, sonorização, projetos de prevenção contra incêndio, equipamentos eletromecânicos do parque de diversões, gerador de energia, sistemas de segurança eletrônica e monitoramento ambiental.

Ao todo, 35 relatórios de fiscalização foram gerados pelos fiscais do Conselho, sendo que em cinco deles foram verificados indícios de irregularidades documentais.

De acordo com o facilitador de Fiscalização do Crea-PR, Djalma Bonini Junior, os indícios de irregularidades foram reportados aos responsáveis com antecedência e não comprometem a realização da feira. “Os responsáveis foram orientados sobre os indícios de problemas para procederem à regularização”, explica.

As fiscalizações nas instalações da Expoingá são realizadas pelo Crea-PR, com o apoio da Sociedade Rural de Maringá (SRM), realizadora do evento, desde 1995. “Fiscalizamos a presença de engenheiros responsáveis nos projetos de instalações, de olho no cumprimento de normas técnicas de segurança. A SRM respeita, valoriza e atende às recomendações do Conselho”, afirma a gerente da Regional Maringá do Crea-PR, Viviani Hannebauer.

As fotos da visita da comitiva na Expoingá podem ser acessadas aqui.

 

 

 


Comentários

  1. Marco Floriani Burda says:

    Prezados, boa tarde! Tendo em vista a realidade do país e de grande parte dos engenheiros (em especial daqueles recém formados), por que o CREA (já que é contra reduzir o piso salarial) não estipula sub categorias de engenheiros e um tempo mínimo em cada função até chegar no piso de engenheiro.

    Por exemplo:
    Engenheiro Trainee (recém formados – mín de 3 salários mínimos – máx. 2 anos na função)
    Engenheiro Jr. (mín 4 salários mínimos – máx 2 anos na função)
    Engenheiro A (mín 5 salários mínimos – máx 1 ano na função)
    Engenheiro (conforme o piso existente).

    Todos sabem da realidade da engenharia no brasil, diariamente vemos vários motoristas de app que são graduados, contudo, quase nenhuma empresa consegue contratar alguém recém formado por esse valor, é absurdo cogitar essa possibiltiade. Esse piso deveria ser revisto ou vocês deveriam criar com URGÊNCIA funções que levam até esse piso. Com todo o respeito, mas na minha visão vocês estão prejudicando a valorização da categoria sem rever esse pensamento.

    • Crea-PR says:

      Bom dia, Marco! A Lei do Salário Mínimo Profissional é uma conquista histórica para as profissões do Sistema Confea/Crea, é por isso entendemos necessário que seja preservada e defendida.

      Entretanto, há realmente a preocupação em tratar das necessidades de modernização, o que tem gerado debates sobre o tema, em vários aspectos. Sobre esta situação específica, temos uma proposta em debate encaminhada por meio do último Congresso Estadual de Profissionais; se tiver interesse pode acompanhar o status neste link: https://www.crea-pr.org.br/11cep/acompanhamento-propostas.php.

      Obrigado pela manifestação e atitude, pela melhoria desta questão tão relevante!

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *