Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/09/crea-pr-entrega-reforma-e-revitalizacao-da-sede-em-guarapuava/>.
Acesso em 26/02/2024 às 17h37.

Crea-PR entrega reforma e revitalização da sede em Guarapuava

25 de setembro de 2023, às 17h17 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Crea-Pr entrega reforma e revitalização da sede em Guarapuava.

A sede do Crea-PR em Guarapuava agora está com seu espaço revitalizado e modernizado para atendimento aos profissionais e à sociedade. A entrega oficial dos serviços de melhoria e reforma na sede da Inspetoria ocorreu na manhã desta sexta-feira (22). Com a presença de diversas autoridades locais e regionais, o evento selou mais um passo rumo à modernização das inspetorias do Conselho no Paraná.

“Ver a forma como Guarapuava tem se desenvolvido, nos deixa otimistas no futuro e no compromisso de acompanharmos, de nos desenvolvermos à altura da cidade que é sede regional. Por isso, investimos aqui e reconhecemos a grandeza do Município. Essas melhorias vão qualificar o uso do espaço por parte de nossos colaboradores e da sociedade em geral e isso, com certeza, nos deixa muito felizes”, ponderou o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, que participou presencialmente do evento.

Entre os serviços feitos e entregues, está a adequação de identidade visual conforme padrão estadual, adequações de parte elétrica, instalação e iluminação em LED, adequação de pontos de rede lógica para atender às necessidades do Crea-PR, bem como os recursos de acessibilidade. As instalações sanitárias e de cozinha também foram reformadas. “Buscamos investir para atender as necessidades de trabalho para garantir a melhor usabilidade dos nossos clientes, usuários e, também, para atender melhor os nossos funcionários”, completou o Gerente Regional, Eng. Eletric. Thyago Giroldo Nalim.

A Inspetoria do Crea-PR em Guarapuava foi instalada em 1981, sendo a sede atual adquirida em 1997. Desde 2012, quando se tornou sede Regional do Conselho, algumas reformas pontuais foram realizadas, sendo que nesta, o Conselho investiu R$ 135 mil para padronização e modernização. Atualmente, a Inspetoria de Guarapuava engloba 11 municípios da Região e possui 10 funcionários atuando presencialmente.

Conforme dados do Conselho, até o momento, 1.475 empresas estão registradas na Regional de Guarapuava, sendo 649 delas da Inspetoria local. Diante desses números, o presidente da Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), Claudinei Pereira, ressaltou a importância do investimento coletivo em desenvolvimento e ressaltou o Crea-Pr como um parceiro nessa atuação.

 “Nossa Associação representa a classe que busca e trabalha pelo desenvolvimento, por isso, todas as ações e atividades que se somem a esse objetivo comum têm nosso apoio e parceria. O Crea-PR, sem dúvidas, é um ator que trabalha para o desenvolvimento local e regional e, assim sendo, vê-lo investindo e atuando com força em Guarapuava é motivo de comemoração e felicidade”, avaliou Claudinei.

Também prestigiando o evento, o Engenheiro Civil e secretário de Planejamento de Guarapuava, Paulo Dirceu de Souza, comemorou os números locais que mostram mais de 100 mil profissionais registrados no Paraná, sendo mais de 1.800 deles com atuação na Inspetoria de Guarapuava. “Hoje vivemos um momento importante, onde temos uma gestão que entendeu a necessidade de profissionais técnicos para liderarem pastas fundamentais ao desenvolvimento, como a Secretaria de Planejamento, de Obras, a Surg, a Agricultura, entre outras. Isso é uma vitória para a categoria profissional e para o Crea-PR, que sensibilizou os prefeitos a ter esse olhar. Por isso, hoje temos muitos Engenheiros atuando no poder público. Isso é um avanço e celebramos isso, juntamente com esse avanço de modernização estrutural em nossa sede”, comemorou Paulo.

O deputado estadual, Artagão de Mattos Leão Junior, ao participar da cerimônia, reconheceu a contribuição do Crea-PR para a sociedade, sobretudo, com sua atuação fiscalizatória. “Momentos como esses são especiais pela representatividade e pela presença de profissionais qualificados, comprometidos com o crescimento dos Municípios. Lembro de diversos momentos de atuação do Crea-PR na fiscalização de espaços, como as faculdades, por exemplo, onde a fiscalização de vocês trouxe avanços e melhorias para a população”, exaltou Artagão.

Somente em 2023 (até o momento) foram feitas cerca de 21 mil fiscalizações no Estado, sendo 2.389 na Regional e 997 fiscalizações na Inspetoria de Guarapuava. No mesmo período, foram registradas 382.727 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), sendo 23.925 na regional e 10.116 na Inspetoria de Guarapuava.

O vereador Professor Saulo também prestigiou a reinauguração. “Como representante do Poder Legislativo Municipal, coloco à Câmara de Vereadores à disposição para somar na proposição de leis e na atuação fiscalizatória”, afirmou o vereador.

Representando a equipe de colaboradores da Inspetoria, a agente administrativa Rosiane Espig, valorizou e agradeceu os investimentos. “Sentimos mais humanização ao nosso trabalho e quero destacar nosso reconhecimento às melhorias em inovação e tecnologia, à padronização da identidade visual, tudo isso faz muita diferença em todos os nossos dias de trabalho”, ponderou.

A coordenadora do CreaJr na Inspetoria, Isadora Lafan Artico aproveitou a ocasião para ressaltar a aproximação com o Conselho. “Essa abertura nos permite conhecer mais sobre nossa futura profissão e , também, participar de momentos importantes como esse”, agradeceu.

Já o Conselheiro representante da AEAGRO (Associação dos Engenheiros Agrônomos), José Roberto Papi, em sua fala, enfatizou sobre a função profisisonal. “Sou representante de uma Entidade de Classe e nosso trabalho é fiscalizar a conduta profissional, sempre pensando no bem-estar da sociedade”.  A presidente da AEAG (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava), Ana Dacoreggio, destacou o trabalho da Associação para o desenvolvimento local. “Nesse sentido, temos um apoio muito grande do Crea-PR em todos os desafios”.

O Inspetor Chefe de Guarapuava, Geógrafo Robson Ferreira De Paula, celebrou as melhorias. “Essa é nossa casa, aqui trabalhamos com o objetivo de fiscalizar a responsabilidade técnica de nossos profissionais, colaborar e ajudar a sociedade a ter mais segurança, no que diz respeito a nossa área”. Por fim, o diretor da UTFPR em Guarapuava, Marcelo Henrique Granza, parabenizou a Autarquia. “Nosso papel como Instituição de Ensino é formar profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências cientes de seu dever ético e, neste sentido, nos aproximamos sempre da atuação do Crea. Por isso, comemoramos também seu crescimento e expansão”.

Ao todo, 35 inspetorias nas regionais do Conselho em todo o Estado serão inauguradas, com o objetivo de modernizar as instalações e padronizar a identidade. Vale destacar que as reformas e adaptações estão sendo customizadas conforme a realidade de cada local.

Também estiveram no evento os representantes de Faculdades, Universidades, Prefeituras e profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências da Região.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *