Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/09/reuniao-de-inspetoria-de-irati-apresenta-resultados-da-fiscalizacao/>.
Acesso em 26/02/2024 às 18h22.

Reunião de Inspetoria de Irati apresenta resultados da fiscalização

27 de setembro de 2023, às 16h53 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Inspetores e profissionais da região participaram da reunião da Inspetoria de Irati, que também contou com a presença do Presidente do Crea-PR.

As reuniões de inspetoria ajudam o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea-PR a atender as necessidades específicas de cada região. O último encontro, que aconteceu na cidade de Irati (21/09), foi marcado pela apresentação de dados importantes de fiscalização na região e informações sobre as próximas ações que serão realizadas pelo Crea. A Inspetoria de Irati abrange as seguintes cidades: Prudentópolis, Guamiranga, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Irati, Rebouças, Rio Azul, Mallet e Inácio Martins.

O Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, participou do encontro e fez um breve balanço de sua gestão, que se encerra no fim do ano. Ele também ressaltou a importância da reforma das inspetorias para levar mais acessibilidade, conforto e praticidade para o público geral e para os colaboradores. A última inspetoria reinaugurada foi a de Guarapuava.

“Gosto de participar dessas reuniões pois é onde podemos ouvir os profissionais. É na base que as coisas acontecem e nós identificamos problemas, além de entender e valorizar o que é positivo. Nós atuamos ao perceber o que é necessário, dando atenção aos números e demandas das regionais para traçar e estabelecer estratégias cada vez mais eficazes”, explica o Presidente. 

Após a fala do Presidente, o Gerente Regional, Eng. Eletric. Thyago Giroldo Nalim, trouxe detalhes sobre os próximos eventos do Crea-PR, como a realização do EPEC e do PROEC.. Thyago também falou sobre a atuação das entidades de classe e sobre a Agenda Parlamentar. Em seguida, o Presidente Ricardo trouxe atualizações sobre as propostas que foram apresentadas para a Frente Parlamentar, que devem ser divulgadas oficialmente durante o PROEC. 

Dados e resultados da fiscalização

O Gerente Regional Thyago trouxe atualizações sobre as pendências e propostas apresentadas nas reuniões anteriores. Ele também comentou sobre os próximos passos da fiscalização, que seguem um acordo estabelecido com os demais Creas da região sul. Para outubro, a ideia é aumentar a fiscalização em parques e casas de festas infantis.

Os resultados da fiscalização foram apresentados em seguida. Segundo o Gerente, um ponto importante é a necessidade de equilibrar melhor as fiscalizações por modalidade, conforme indicam os dados disponíveis nos relatórios apresentados durante o encontro. Informações referentes às fiscalizações são públicas e podem ser encontradas no Observatório de Fiscalização.

A fiscalização de feiras e festas é um dos trabalhos realizados pelo Crea-PR que tem grande impacto na sociedade, especialmente com a aproximação das celebrações de fim de ano. Para acompanhar essas fiscalizações, a Inspetoria de Irati criou um calendário com os eventos realizados durante o ano na região. 

“Nossa fiscalização é orientativa e podemos ver isso em nossos relatórios. Algo que percebemos é que muitas vezes os problemas são corrigidos após o diálogo e a orientação adequada. Essa é uma das propostas da nossa gestão, com fiscalizações que não são punitivas, mas auxiliam o profissional e a sociedade a agir da forma correta.”, explicou o Presidente do Crea-PR. 

Edital de chamamento e eleições

O Edital de Chamamento para o próximo ano será divulgado durante o EPEC, que acontecerá em Foz do Iguaçu. O regramento, votado durante a última reunião do CDER e aprovado na Sessão Plenária nº. 1011, foi apresentado durante a reunião da inspetoria.

“Nosso Edital de Chamamento é seguro e previsível, e isso é muito importante. A consistência dessa ação é um exemplo claro de que estamos seguindo no caminho certo, oferecendo uma oportunidade para as Entidades de Classe se planejarem para captação dos recursos e a realização das atividades que são fundamentais para a valorização dos profissionais”, explica o Presidente Ricardo ao falar sobre a segurança que as Entidades de Classe encontram todos os anos no lançamento do Edital. 

O Gerente Regional Thyago falou aos participantes da reunião sobre a divulgação de cursos e programas, que agora também são publicados na página do Instagram do Crea-PR. 

As eleições do sistema CONFEA-Crea foram o próximo assunto da pauta. O pleito que elegeu novos inspetores já foi realizado e a listagem com os eleitos para mandato 2024-2026 está disponível aqui. Os inspetores novos devem fazer o envio da documentação para assumir o cargo. Todo o processo é eletrônico e pode ser feito na área restrita

Já as eleições que vão decidir o novo Presidente do Confea e do Crea serão realizadas em Novembro. Para participar, os profissionais devem atualizar seus dados cadastrais para o recebimento das informações necessárias para o dia da votação. O votante deve escolher candidatos do Estado onde foi pago a última anuidade do Crea. Ou seja, para votar em candidatos do Paraná, o profissional precisa ter pago a última anuidade no Estado. 

Outro assunto discutido na reunião foi a realização das auditorias do PCQ, além da realização do Prêmio Destaque Profissional

A reunião foi encerrada com uma mensagem aos presentes, onde o Presidente do Crea-PR ressaltou mais uma vez a importância desses encontros e agradeceu a oportunidade de participar da reunião.

Texto: Guilherme Wordell
Fotos: Guilherme Wordell


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *