Crea-PR participa de homenagem a Engenheiros cinquentenários da UFPR
14 de novembro de 2023, às 10h24 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) marcou presença, na noite de terça-feira passada (08), nas comemorações do Jubileu de Ouro de formatura da turma de Engenharia de 1973 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O presidente, Eng. Civ. Ricardo Rocha, participou da mesa de honra da solenidade e da entrega de certificados aos agora cinquentenários formandos de 1973. Engenheiros, mestres, doutores e seus familiares também prestigiaram o evento, que aconteceu no auditório da Reitoria da UFPR.
Além do presidente do Crea-PR, a mesa de honra do Jubileu foi formada pela vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzon de Muniz, e pelo presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, José Carlos Dias Lopes da Conceição.
“Parabenizo a Federal que ela tem feito essas comemorações, no nosso caso é o jubileu de uma turma de 73, que para mim é uma questão histórica inclusive, pela idade, pela presença aqui dos nossos profissionais e ela também não deixa de ser um marco, porque a Federal até mais ou menos esta data era a única universidade que formava engenheiros no Paraná. Exatamente no início da década de 70, 1972, começaram as universidades Londrina, Maringá, Ponta Grossa e o Estado passou então a ter mais profissionais formados”, disse o presidente Ricardo.
Ele lembrou que muitos dos profissionais que celebraram os 50 anos de formado contribuíram com obras importantes para o Estado do Paraná e, claro, para o Brasil.
“São engenheiros que trabalharam em obras, se a gente pensar em Itaipu, obras como nós tivemos várias usinas no Rio Iguaçu, que foram desta época, o início da década de 80, que tiveram a mão desses engenheiros, foram engenheiros que ajudaram a uma transformação. Mais ou menos na década de 70 o Paraná deixou de ser um estado rural e passou a ser um estado urbano em maioria, tem esses dados de censo, então foi todo um grupo de profissionais que transformaram na área de energia, na área de urbanização, na área de grandes obras do estado, rodovias, e eles deram condição para que o estado pudesse cada vez mais se desenvolver”, completou.
O Eng. Mec. Silmar Van Der Broocke é um dos formandos cinquentenários presentes na comemoração desta terça-feira. Ele conta que a turma de 1973 reúne-se, periodicamente, a cada dois anos.
“Isso aqui é importantíssimo para todos o nosso grupo. Então, pela proximidade que nós temos, essa unificação das engenharias, que quando uma tem dúvida, fala com a outra, criou uma sinergia muito grande entre nós”, destacou.
Silmar também possui uma história no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná. Atualmente, ele preside a Comissão de Recepção de Projetos do conselho.
Nelson Luiz Gomes também faz parte da turma de 1973 e foi o orador da turma na comemoração do Jubileu. Emocionado, Nelson bateu no peito e pediu que todos os colegas se levantassem para dizer em alto e bom som: “eu tenho orgulho de ser engenheiro”.
No mês passado, durante o 49º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC), Nelson foi homenageado pelo Crea-PR com o prêmio de carreira destaque.
“Nessa turma, temos amigos para a vida toda. Então, este momento é muito gratificante para nós. Por isso eu digo: levantem-se, batam no peito, e digam: eu tenho orgulho de ser engenheiro”, concluiu.
Comentários
Nenhum comentário.