Curitiba recebe Coordenadores e Assessores das Comissões de Ética do Sul para o primeiro ERCACE da região
14 de novembro de 2023, às 17h40 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Nos dias 13 e 14 de novembro, aconteceu em Curitiba o primeiro Encontro Regional de Coordenadores e Assessores das Comissões de Ética da Região Sul. Este, que já é o quinto ERCACE nacional, tem como objetivo promover a padronização das ações de fiscalização, dos procedimentos e trâmites dos processos éticos disciplinares, além da integração entre membros das regiões.
O evento ocorreu na Sede do Crea-PR, onde se reuniram Coordenadores, Assessores Jurídicos e Assessores Técnicos das Comissões de Ética (CEP) do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, fez a abertura do evento e deu as boas-vindas aos participantes, entre eles – representando o Confea – o Coordenador Adjunto da Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP) Eng. Eletric. Sergio Mauricio Mendonça Cardoso. Para ele, “colher as informações dos diferentes Creas e analisar suas disparidades torna possível eliminá-las, o que promove agilidade na tramitação e assegura o cumprimento de prazos a nível nacional.”
A CEP paranaense – anfitriã do evento – foi representada pelo seu Coordenador, Eng. Civ. Diego Szydlovski, pela Coordenadora-Adjunta Eng. Seg. Trab. Elizandra Gonçalves Taques Sartori, pelo Assessor Eng. Quim. Paulo Cesar Markovicz e ainda pelo Gerente do Departamento de Assessorias Técnicas (DAT), Adm. Renato Straube Siqueira, do Facilitador Geol. Paulo Sartor, e do Agente de Apoio Eng. Eletric. Leonardo Cesar Marçal Mathias. Representando a CEP-RS, o Coordenador Eng. Seg. Trab. Nelson Agostinho Burille; representando a CEP-SC, o Coordenador Eng. Civ. Carlos Augusto Menezes. Segundo Szydloski, recepcionar o evento é de grande importância, ainda mais porque, como afirma, “a Comissão de Ética do Crea-PR é referência para os outros Creas”.
O encontro buscou alinhar algumas ações e entendimentos das Comissões, que têm por finalidade a apreciação das infrações ao Código de Ética das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea , instruindo os processos com elementos necessários para apuração dos fatos e emitindo relatório fundamentado a ser encaminhado para Câmara Especializada competente para julgamento. O evento contou com palestras, grupos de discussão e estudos de caso. Para Menezes, o ponto alto do encontro foi sua parte prática, realizada em grupos: “neste momento, pudemos trocar informações e experiências e pôr em prática o alinhamento promovido anteriormente, o que foi muito interessante e produtivo.”
O ERCACE promete continuar sua história, anualmente. Segundo Burille, “o evento é de grande importância e sua continuidade pode trazer inovações e novas ferramentas – como de banco de dados – para que não ocorram decisões divergentes em situações iguais nos diferentes Creas.” Espera-se, de fato, que a união e troca de experiências diminuam as dificuldades e diferenças encontradas na condução das atividades pelos diferentes Creas.
Comentários
Nenhum comentário.