Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari é eleito presidente do Crea-PR para gestão 2024-26
Pela primeira vez na história as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua foram realizadas pela internet20 de novembro de 2023, às 9h11 - Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

Na última sexta-feira (17/11), os profissionais registrados ou com visto no Crea-PR tiveram a oportunidade de exercer seu direito de voto por meio de dispositivos como celular, tablet ou computador, utilizando o site www.votaconfea.com.br. No Paraná foram eleitos o presidente do Crea-PR e diretores geral e administrativo da Mútua. O diretor financeiro da Mútua será eleito em Sessão Plenária no dia 27 de novembro. O pleito no estado alcançou uma participação recorde com 8.545 eleitores, representando 15,97% do total de um universo de 53.523 habilitados para exercer o direito de voto.
Para presidir o Crea-PR de 2024 a 2026 foi eleito Clodomir Ascari com 3.209 votos (38,98% dos votos válidos). Ele é Engeheiro Agrônomo, especialista em Administração Rural, Agronegócio, Cooperativismo e Teologia. Foi gerente de planejamento e novos negócios em Cooperativa; presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco; presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná; vice-presidente da Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil; conselheiro, vice-presidente e diretor administrativo do Crea-PR; presidente do Conselho do Meio Ambiente e do Conselho de Desenvolvimento Rural de Pato Branco; secretário de Agricultura e do Meio Ambiente em Pato Branco-PR.
Seu programa de trabalho está dividido em seis áreas.
Sociedade: Combater o exercício ilegal e não ético das profissões; Ampliar, intensificar e modernizar a fiscalização; Ampliar a divulgação das políticas de fiscalização; Expandir os Colégios Empresariais-CEMP.
Profissionais: Tratamento isonômico para profissões e profissionais; Melhorar a recepção e a inserção do jovem profissional; Defender os direitos profissionais; justa remuneração e honorários; ocupação de cargos técnicos; Promover a criação, fortalecer e estimular a autonomia e participação das mulheres nos comitês regionais e na entidade; Conferir efetiva importância à inclusão e à diversidade.
Interinstitucionais: Combater normas ilegais de outros Sistemas; Fortalecer a Agenda e a Frente Parlamentar.
Entidades de Classe: Ampliar o programa de comunicação em todas as regionais; Fortalecer e melhorar Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe; Desburocratizar os Editais de Chamamento Público; Ampliar a atuação do Prêmio Crea da Qualidade nas Entidades de Classe – PCQ.
Instituições de Ensino: Defender a melhoria da qualidade dos cursos; Modernizar e simplificar o processo de cadastro de cursos e de registro profissional; Incentivar os programas de Residência Técnica; Ampliar e fortalecer a atuação do Crea.
Administração: Defender a integridade do Sistema Confea/Creas e Mútua; Fortalecer o modelo de Gestão Colaborativa e de Governança Cooperativa do Crea; Defender maior autonomia à Mútua regional; Implantar normas de compliance nas áreas executiva e deliberativa; Implantar os princípios de boas práticas de gestão ambiental, social e de governança – ESG; Melhorar a experiência dos usuários de produtos e serviços do Conselho; Manutenção dos princípios da qualidade – NBR ISO; Capacitar o quadro funcional; Promover isonomia e proporcionalidade nas fiscalizações.

Edson Dalla Vecchia foi eleito diretor geral da Mútua-PR com 2.998, que correspondem a 38,23% dos votos válidos. Ele é formado em Engenharia Elétrica pela UMC (1981) e Direito pelas Faculdades Campo Real (2011). Foi coordenador da Elétrica UNICENTRO, Engenheiro na Lumen Lux Ltda (2000-2005). No Crea-PR, conselheiro pela AEAG e APEE, coordenador da CEEE por cinco anos; coordenador nacional da Engenharia Elétrica, coordenador representante das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica no Mercosul – Ciam.
Em seu programa de trabalho, deve continuar os programas e serviços desenvolvidos que têm bons resultados, tanto aos profissionais como às Entidades de Classe, Instituições de Ensino e ao Crea/PR; ampliar o leque de benefícios ofertados aprimorando aspectos dos já oferecidos e os voltados a ações de valorização dos profissionais e profissões.
Ações frente à Mútua-PR mais dinâmica e pró ativa: Trabalhar pela sua maior autonomia visando à descentralização e desburocratização de decisões; Implantar inovações no atendimento facilitando o acesso aos benefícios ofertados; Priorizar a ampliação do número de associados com sua forte interiorização; Buscar oportunidades de novos e diferenciados convênios com empresas que tenham profissionais do Sistema em seus quadros técnicos, para usufruírem dos benefícios ofertados; Propor novas ações de apoio às Entidades de Classe e Instituições de Ensino; Estimular debates para a valorização em inovações tecnológicas com os Associados, Entidades de Classe e Instituições de Ensino; Incentivar a produção técnica intelectual dos associados com a premiação de trabalhos científicos visando à sustentabilidade e soluções inovadoras; Estreitar relacionamento com o Crea-PR buscando a integração de ações e iniciativas; Aprimorar parcerias com as demais Regionais da Mútua, solidificando a atuação destas com os princípios do cooperativismo de crédito da área tecnológica; Propor à Diretoria Executiva da Mútua-Brasília, melhorias dos benefícios existentes tornando-os mais atrativos e acessíveis.

Ronald Peixoto Drabik foi eleito diretor administrativo da Mútua-PR com 2.577 votos, que correspondem a 33,17% dos votos válidos. Ele é Engenheiro Civil especialista em Administração da Qualidade e Gestão de Negócios. Tem experiência em Consultoria Empresarial; Georreferenciamento Imóveis Rurais; Planejamento Urbano e Ambiental; Sócio do IEP, IBAPE-PR; Pres. Assoc. Eng., Arq. e Agron. Ji-Paraná-RO; Inspetor e Cons. no Crea-RO; Pres. Assoc. Eng. e Arq. de Cascavel; Inspetor e Cons. no Crea-PR; Secr. Planejamento e Urbanismo Cascavel; Confea – Comissão Eng. Pública; Comitê de Desburocratização no Sinduscon PR-Oeste; Cons. Fiscal Suplente – Sicoob Credicapital 2020/2023.
Em seu programa de trabalho, pretende dar continuidade aos programas, serviços e trabalhos que vêm sendo desenvolvidos e que apresentam bons resultados não só aos profissionais de forma direta, assim como, às Entidades de Classe, Instituições de Ensino e ao Crea-PR. Ampliar o leque de produtos e benefícios a serem ofertados e aprimorar aspectos dos já ofertados, primando sempre por uma atuação legalista, transparente, ética, impessoal, e inovadora, voltada a ações, para a valorização das profissões e dos profissionais do nosso Sistema Confea/Crea; Compromisso com ações a serem desenvolvidas frente à Mútua-PR, buscando deixá-la mais dinâmica e pró ativa, com maior autonomia administrativa, visando a descentralização e desburocratização de decisões; Implantar inovações no atendimento aos usuários da Mútua-PR tornando-o mais humano e pessoal, focado na plena satisfação do associado, facilitando cada vez o acesso aos benefícios; Ampliar o número de associados por meio da ampla divulgação dos benefícios ofertados e maior aproximação com os Profissionais, Entidades de Classe e Instituições de Ensino, ampliando a interiorização da Mútua-PR; Buscar oportunidades de novos e diferenciados convênios de qualidade a fim de se ter outros e novos benefícios que atendam às necessidades e desejos dos mutualistas; Estimular a promoção de debates que interessem ao associado, participando e promovendo ações de valorização em inovações tecnológicas, aproximando as Entidades de Classe e Instituições de Ensino; Incentivar a divulgação da produção técnica e intelectual dos profissionais associados através da premiação de trabalhos científicos visando à sustentabilidade em soluções inovadoras.
Participação recorde
No comparativo entre 2020, quando as eleições foram presenciais, e 2023, o número de votantes saltou de 2.442 para 8.545, registrando um crescimento de 349%.
Essa tendência de votação online é justificada pela acessibilidade e pelo custo, como observou o CEO da empresa de auditoria The Perfect Link, que tem larga experiência em pleitos de Conselhos Profissionais. Fernando Barreira avaliou ainda o trabalho executado nesta sexta-feira. “O sistema esteve disponível 100% do tempo para o eleitor e o tempo de resposta foi de 0,14 milissegundos, um tempo baixíssimo. Não tivemos nenhum tipo de intercorrência e tentativa de invasão”, relatou na transmissão do resultado, ao vivo pelo Youtube.
Confira o mapa de apuração da eleição geral do Sistema Confea/Crea e Mútua. O prazo para homologação do resultado é no dia 15 de dezembro, que coincide com a última sessão plenária do ano.
Veja aqui o resultado da eleição federal e dos demais Creas e Mútuas Regionais.
A cerimônia de apuração dos votos foi transmitida pelo Youtube e alcançou pico de audiência de 6 mil internautas. Confira.
Bom dia. Espero e confio que o CREA-PR na sua nova gestão, apure com rigor e RAPIDEZ os casos onde engenheiros civis, fraudam e forjam documentos entre particulares com o objetivo de FABRICAR ACERVO TÉCNICO que não correspondem com a realidade, especialmente onde contratam subempreitada de pavimentação asfáltica, onde deveriam ser apenas fiscalizadores, e não executores. Enganam a sociedade e são anti-éticos com os engenheiros que efetiva e realmente executaram a obra de fato e de direito! Isso tem que acabar e ser combativo com muita energia e disciplina, atento ao Código de Ética profissional e principalmente evitar que isso continue acontecendo.