Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/02/crea-pr-participa-do-painel-infraestrutura-no-forum-de-politicas-pubicas-do-encontro-de-lideres/>.
Acesso em 12/04/2024 às 14h51.

Crea-PR participa do painel Infraestrutura no Fórum de Políticas Públicas do Encontro de Líderes

21 de fevereiro de 2024, às 16h28 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Deputado Estadual Fábio Oliveira participou, a convite do Crea-PR, do painel Infraestrutura do Fórum de Políticas Públicas, parte da programação da manhã do segundo dia do evento. Ele é o coordenador da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná, que foi constituída em 17 de fevereiro de 2023 com apoio e respaldo do Crea-PR via Agenda Parlamentar.

O painel também contou com a participação do Eng. Civ. Jefferson Inoue, que tem MBA em Gestão e Inovação de Cidades Inteligentes, especialista em loteamento e urbanização. Sua experiência é utilizada na fundação e administração da Infra Urbana, juntamente com seu papel como Gerente de Engenharia do JLB Group.

Oliveira iniciou sua fala parabenizando o evento: “é muito importante para o Brasil de hoje e para o Brasil que queremos daqui para frente falarmos sobre as profissões do Sistema; inclusive, seria uma ótima ideia abrí-lo no futuro ao público, já que a sociedade é a maior interessada nos assuntos aqui tratados”. 

Sobre a pauta do painel, o Deputado destacou que é impossível falar de infraestrutura sem falar de políticas públicas, e contou sua experiência com a Frente Parlamentar no Paraná: “quando o Crea-PR me convidou a fazer parte deste projeto, percebi imediatamente que era uma pauta que queria trabalhar, já que não fui à política para fazer política, mas para fazer a diferença”.

E de fato vem fazendo a diferença. Das 25 propostas de projeto de lei apresentadas pelo Conselho à Assembleia Legislativa, três já estão em trâmite. Uma delas, inclusive, foi citada em reunião realizada hoje na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), durante relevante  discussão para o estado  sobre as construções de madeira –  tanto no sistema construtivo wood frame quanto da madeira engenheirada. Na ocasião, o Conselho e os profissionais foram enaltecidos. A  proposta em questão já é Projeto de Lei na Assembleia: a PL 838/2023, que dispõe sobre a campanha estadual de construções de baixo carbono. 

Para o Assessor Parlamentar do Crea-PR, Eng. Civ. Euclésio Finatti, o recado foi dado: “o Fábio falou muito bem sobre infraestrutura e demonstrou como é possível que se utilize o Sistema como suporte a favor de tudo o que pode ser fomentado em prol do desenvolvimento do estado da população do estado”. O Deputado Fábio Oliveira, que também é Engenheiro Civil, afirmou que os Creas devem participar das decisões políticas: “precisamos reconhecer nosso tamanho e, a partir desta autopercepção, exigirmos nossa participação nas decisões estratégicas do governo estadual e federal”, disse. Ou seja, é uma via de mão dupla que traz resultados positivos para a sociedade. 

Para Finatti, o trabalho desenvolvido nestes dias em Brasília é de aproximação com os parlamentares para que o case do Paraná ilustre o que pode ser desenvolvido por outros Creas: “o objetivo é ajustar a sensibilidade do parlamentar para com o sistema Confea/Crea, afinal são 80 mil profissionais que podem dar condições técnicas para que a administração pública faça o melhor. Imagine se isso acontecesse no Brasil inteiro! Seria uma composição inteligentíssima não só falando do Sistema Confea/Crea mas da política brasileira no sentido mais amplo”, afirmou. 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *