Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/a-gestao-profissional-que-queremos-em-nossas-cidades/>.
Acesso em 10/08/2022 às 01h45.

A gestão profissional que queremos em nossas cidades

5 de maio de 2021, às 14h34 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Os conceitos da administração municipal vêm mudando nas últimas décadas. Desde o ano 2.000, com a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) – Lei Complementar nº 101, os gestores passaram a seguir princípios mais rígidos de planejamento, controle, responsabilidade e transparência.

A LRF veio atender aos anseios da sociedade, que queria seriedade, comprometimento e efetiva administração dos recursos públicos. Há ainda um longo caminho a ser percorrido e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) entende e trabalha para que isso se concretize.

Uma das formas de contribuição do Crea-PR aos municípios e, consequentemente, à sociedade, está no programa “Agenda Parlamentar – O Paraná em Debate”. É uma iniciativa apartidária que tem como propósito apresentar aos administradores proposições nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências que podem ser incorporadas a qualquer plano de governo, com o objetivo de promover mais qualidade de vida à população. O Conselho disponibiliza, ainda, Cadernos Técnicos e dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDMs), materiais produzidos por profissionais técnicos altamente especializados.

Entre as principais propostas da Agenda Parlamentar está a conscientização da importância de se ter um quadro técnico de profissionais que possibilite a elaboração e gestão de projetos com os recursos disponibilizados pelos governos estadual e federal e até de organismos internacionais.

Para o sucesso de qualquer gestão é necessário que o município valorize – e tenha em seu quadro técnico – profissionais devidamente habilitados, com carreiras e salários adequados, que possibilitem a capacitação, o desenvolvimento e a permanência do conhecimento acumulado, para o exercício de importantes funções públicas.

O Crea-PR entende que profissionais com esse perfil podem contribuir com as gestões municipais, indicando e aplicando ferramentas modernas que permitem melhorar a eficiência da administração pública. Com isso, teremos a utilização eficaz dos recursos públicos e, consequentemente, cidades mais justas e humanizadas.

Além disso, como presidente do Crea-PR posso afirmar que essas cidades se fortalecerão a cada dia a partir da construção coletiva – sempre sob uma liderança firme e incorruptível, aberta a olhares de especialistas e para a participação de seus habitantes.

Participação, aliás, que é incentivada e praticada no Conselho, com nossas Entidades de Classes (Associações, Sindicatos, Institutos e Clubes) das Engenharias, Agronomia e Geociências. Entidades que também estão à disposição para participar das discussões de todas as questões relacionadas às nossas profissões e das políticas públicas relacionadas a elas.

A gestão que queremos, profissional e participativa, é possível. E o Crea-PR é um aliado nesta jornada.

Ricardo Rocha de Oliveira, Presidente do Crea-PR


Comentários

  1. Paulo Otávio Ghizoni disse:

    Aqui em Ivaiporã já fizemos vários trabalhos com estes Cadernos Técnicos, são muito bons, gostaria de ter algum trabalho no mesmo sentido dos Cadernos voltados para as mais recentes tecnologias de controle de obras, aliadas a imagens aéreas, e aprovação dos projetos, habite-se, etc. Vejo ai um grande potencial tecnológicos urgente para os pequenos municípios desse nosso Grande Paraná.

    1. Comunicação Crea-PR disse:

      Muito bacana ver que gosta e aproveita os Cadernos, Paulo! Vamos repassar a sua sugestão para o departamento que cuida dos Cadernos Técnicos. Agradecemos seu comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *