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Acesso em 28/03/2024 às 15h48.

Crea-PR adere ao Sistema Eletrônico de Informações

29 de abril de 2017, às 9h25 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Plataforma on-line SEI, que agiliza tramitação de processos e documentos no governo, passa a ter link direto com novas funcionalidades. Foto: Andre Borges/Agência Brasília.

O Crea-PR realizou esta semana a adesão oficial ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que permite o trâmite interno de documentos de forma eletrônica entre as áreas do Conselho e também para outros órgãos da administração pública que adotarem o Sistema. Essa adesão atende uma demanda da alta administração do Conselho para o exercício 2017, sendo uma das metas estabelecidas para esse exercício. “A adesão a esse sistema irá diminuir os gastos do Conselho com impressões e papel, além de agilizar os trâmites dos processos internos e dos serviços prestados pelo Crea-PR, trazendo benefícios a todos os envolvidos, incluindo os profissionais e empresas registrados que utilizam estes serviços”, diz o presidente do Crea-PR engenheiro civil Joel Krüger.

O SEI é uma plataforma de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, que tem como principais características a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais, e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

Este Sistema foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e objetiva a melhoria no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do público usuário e redução de custos. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. A cessão do SEI é gratuita, atendendo também a outra demanda da atual administração do Conselho que é a redução das despesas operacionais, além de ser 100% web e permitir acesso remoto, acesso a usuários externos que tenham intervenção no processo, acesso à tramitação simultânea para várias unidades que precisem se manifestar nos processos, e uma série de outras funcionalidades específicas, “que com certeza representarão uma melhoria significativa na tramitação dos expedientes internos, agilizando os diversos pedidos de produtos e serviços recebidos e tratados diariamente”, explica a gestora da Qualidade do Crea-PR Juliane Marafon.

O SEI tem ainda funcionalidades específicas como controle de prazos, ouvidoria, estatísticas da unidade, tempo do processo, base de conhecimento, pesquisa em todo teor, acompanhamento especial, inspeção administrativa, modelos de documentos, textos padrão, sobrestamento de processos, assinatura em bloco, organização de processos em bloco, acesso externo, entre outros. Como uma de suas características mais importantes, o Sistema é intuitivo, estruturado com boa navegabilidade e usabilidade.

A previsão é que o SEI comece a ser utilizado no Crea-PR a partir do segundo semestre deste ano.