Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2017/06/crea-pr-participa-do-10o-simposio-sul-brasileiro-de-geologia/>.
Acesso em 29/03/2024 às 07h48.

Crea-PR participa do 10º Simpósio Sul-brasileiro de Geologia

9 de junho de 2017, às 17h26 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Durante esta semana o Crea-PR participou do 10º Simpósio Sul-brasileiro de Geologia que aconteceu no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, em Curitiba. Com periodicidade bianual e organizado pelos núcleos da região Sul da Sociedade Brasileira de Geologia, este é um evento tradicional e abrangente das geociências no sul do Brasil.

Participaram do evento pesquisadores, profissionais e estudantes de geologia e de áreas afins, com interesse na difusão dos avanços do conhecimento das Ciências da Terra e suas aplicações. O objetivo do 10º SSBG foi reunir a comunidade geológica dos três estados do sul para discussões, debates e difusão de conhecimentos atuais das Geociências, tendo como foco sua produção técnica, científica e política.

O simpósio foi uma excelente oportunidade para a apresentação de pontos importantes e relevantes que a Geologia pode proporcionar ao desenvolvimento da indústria mineral; da indústria petrolífera; da geologia urbana para o futuro das grandes cidades e regiões metropolitanas; da hidrogeologia; além das questões educacionais, turísticas, ambientais e médicas. Além disso, foi uma oportunidade para a exposição de trabalhos voltados especificamente à ciência básica.

A escolha do estado do Paraná para a realização desse simpósio foi oportuna, visto que a ciência geológica no estado tem tido um bom crescimento como consequência da consolidação de grupos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Estes têm gerado uma grande quantidade de trabalhos e projetos de pesquisa de qualidade significativa, destacando-se as instituições de ensino superior do Paraná, posicionadas nos maiores centros urbanos do estado – Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Cascavel.

Na foto, a partir da esquerda, estão o 1º secretário da Associação Profissional dos Geólogos do Paraná (Agepar), Idelson Canestraro, o conselheiro do Crea-PR Marcelus Vinicius Klinguelfus Borges, o presidente da AGEPAR Gilson Bongiolo, e o diretor de Comunicação da Agepar André Luis Spisila.