Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/10937>.
Acesso em 05/12/2021 às 11h45.

Crea-PR realiza seminários sobre a implantação da Resolução n° 1073/2016 em todas as Regionais

29 de junho de 2017, às 14h09 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Desde o dia 20 de junho o Crea-PR realiza seminários regionais sobre a implantação da Resolução n° 1.073/2016, que regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea para efeito de fiscalização do exercício profissional no âmbito da engenharia e da agronomia.

A participação dos profissionais, coordenadores de curso e professores do corpo docente de cursos ofertados no campo das profissões fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea é muito importante, considerando a abrangência e a relevância do assunto. Conforme explica a coordenadora da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) do Crea-PR, conselheira engenheira civil Gabriela Mazureki Campos Bahniuk, “a participação dos coordenadores de curso ou professores das instituições de ensino é importante, pois eles poderão ser multiplicadores da Resolução para os acadêmicos e futuros profissionais afetos ao sistema Confea/Crea”, diz.  “Para os profissionais que já atuam na área, a participação e o debate permitirão aumentar o conhecimento sobre as normativas do Conselho que regulamentam as atividades, competências e campos de atuação destes profissionais”, complementa Gabriela.

Veja como foram os primeiros seminários.

Regional Ponta Grossa

Essa Regional realizou o primeiro dos oito Seminários, onde estiveram presentes 33 pessoas, sendo, 14 representantes de instituições de ensino superior, nove representantes de instituições de ensino técnico, três acadêmicos dirigentes do CreaJr-PR e sete convidados e funcionários do Crea-PR.

A conselheira do Crea-PR pela Universidade Estadual de Ponta Grosa e coordenadora da CEAP engenheira civil Gabriela Mazureki Campos Bahniuk, , apresentou os principais itens da Resolução 1073. Na sequência, as informações foram complementadas pelo engenheiro agrônomo Eduardo Ramires, assessor da CEAP, que falou sobre o sistema e cadastro de cursos e registro profissional.

Ao final do evento foi realizado um debate com o registro de algumas propostas do grupo, que serão acrescentadas às propostas dos demais seminários regionais.

Regional Guarapuava

O Seminário aconteceu na Faculdade Campo Real. Guarapuava contou com a participação de 100% das instituições de ensino superior da área de abrangência da Regional, sendo elas: Faculdade Campo Real, Faculdade Guarapuava, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Câmpus Irati e Câmpus Guarapuava (Unicentro), Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Guarapuava (UTFPR), Universidade Federal da Fronteira Sul – Câmpus Laranjeiras do Sul (UFFS), Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) e Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu).

Além dessas, participaram ainda cinco instituições de ensino técnico-profissionalizante: Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Ribeiro, Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, Colégio Imperatriz Dona Leopoldina e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Guarapuava e Irati.

O público total foi de 52 pessoas, contando com a presença de 30 coordenadores de cursos, além de funcionários do Crea-PR e acadêmicos do curso de agronomia da Unicentro e da Faculdade Campo Real.

Coordenaram os trabalhos os conselheiros do Crea-PR engenheira civil Gabriela Mazureki Campos Bahniuk, coordenadora da CEAP e o engenheiro agrônomo Edson Perez Guerra, coordenador-adjunto da CEA e membro da CEAP.

Participou ainda do evento o conselheiro engenheiro eletricista Edson Luiz Dalla Vécchia, representando as câmaras especializadas, o gerente do Departamento de Relações Institucionais, Claudemir Marcos Prattes, e o assessor da CEAP, engenheiro agrônomo Eduardo Ramires.

Regional Pato Branco

No Seminário em Pato Branco estiveram presentes 18 coordenadores de curso representando cinco instituições de ensino de cursos superiores da região.

O evento teve como coordenador o conselheiro do Crea-PR engenheiro agrônomo Almir Antônio Gnoatto, membro da CEAP. Na oportunidade foram destacados nove pontos da aplicabilidade da Resolução nº 1.073.

Cronograma dos Seminários Regionais sobre a implantação da Resolução n° 1.073/2016

Veja onde serão os próximos Seminários.

 

Regional Apucarana

Data e horário: 30/06/2017 às 13h30min

Local: Senai Unidade Apucarana – Avenida Aviação, 1851, Castelo Branco, Apucarana-PR

 

Regional Cascavel

Data e horário: 04/07/2017 às 14h

Local: Sala de atos da Reitoria no Centro Universitário FAG – Avenida das Torres, 500, Lot. FAG, Cascavel-PR

 

Regional Maringá

Data e horário: 06/07/2017 às 14h

Local: Auditório da Regional do Crea-PR – Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1139, Zona 07, Maringá-PR

 

Regional Curitiba

Data e horário: 11/07/2017 às 9h

Local: Plenário na Sede do Crea-PR – Rua Dr. Zamenhof, 35, Alto da Glória, Curitiba-PR

 

Regional Londrina

Data e horário: 13/07/2017 às 15h

Local: Auditório Nely Lopes Casali na Universidade Norte do Paraná – Unidade Catuai – Rua Edwy Taques de Araújo, 900, Jardim Burle Marx, Londrina-PR