Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2017/10/revista-tecnico-cientifica-do-crea-pr-recebe-classificacao-em-diferentes-areas-de-avaliacao-pela-capes/>.
Acesso em 29/03/2024 às 09h50.

Revista Técnico-Científica do Crea-PR recebe classificação em diferentes áreas de avaliação pela Capes

20 de outubro de 2017, às 15h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Revista Técnico-Científica do Crea-PR recebeu recentemente a classificação em diferentes áreas de avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, após análise dos artigos publicados no primeiro quadriênio da revista, de 2013 a 2016. A avaliação da Capes inclui a publicação nas áreas: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo (Qualis B4), Ciências Agrárias I, Ciências Ambientais, Engenharias I, Engenharias II, Engenharias III, Geografia e Interdisciplinar (Qualis B5). Essa revista é multidisciplinar, publicada pelo Crea-PR desde 2013. Até hoje foram seis edições, além das especiais, que somam mais de 100 mil acessos para consultas aos artigos. O objetivo é a disseminação do conhecimento científico produzido nas áreas das engenharias, agronomia e geociências, possibilitando maior visibilidade aos avanços científicos e tecnológicos observados nessas áreas e auxiliando no desenvolvimento sustentável da sociedade. O periódico também apresenta reflexões técnicas e críticas dos assuntos afetos a essas áreas.

Capes – Qualis – Periódicos

O Qualis-Periódicos é um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. Esse processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e está baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo ‘Coleta de Dados’, que disponibiliza a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

A classificação é realizada pelos comitês de consultores de cada área de avaliação seguindo critérios previamente definidos, que procuram refletir a importância relativa dos diferentes periódicos para uma determinada área. Assim, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção a partir da análise da qualidade dos periódicos científicos, como aconteceu com a Revista Técnico-Científica do Crea-PR. A classificação dos periódicos passa por processo anual de atualização, feita em periódicos efetivamente utilizados pelos programas de pós-graduação no período em análise.

Revista Técnico-Científica do Crea-PR

Para que um artigo seja publicado, é necessário que o autor seja um profissional registrado no sistema Confea/Crea, de qualquer região do Brasil. Já os coautores não precisam do registro. A submissão dos artigos é feita diretamente no site do Crea-PR (www.crea-pr.org.br), onde é possível acessar critérios da política editorial e mais informações. Após a submissão, cabe ao coordenador editorial analisar previamente a forma e o conteúdo submetido e, se considerado apto, é encaminhado eletronicamente a pelo menos dois avaliadores, especialistas da área e membros do Conselho Avaliador. Para os artigos científicos a submissão ocorre para o Conselho Avaliador Científico, já para os artigos técnicos a submissão ocorre para o Conselho Avaliador Técnico.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A Revista Técnico-Científica CREA-PR é veiculada exclusivamente em meio eletrônico, disponível para acesso no site do Conselho.