Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2017/10/empreendedorismo-e-tecnologia-os-novos-focos-dos-cursos-de-engenharia/>.
Acesso em 28/03/2024 às 08h28.

Empreendedorismo e tecnologia: os novos focos dos cursos de engenharia

20 de outubro de 2017, às 16h04 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O foco em uma formação voltada para empreendedorismo e tecnologia é fundamental no processo de ensino-aprendizagem de futuros profissionais de engenharia e agronomia. Instituições internacionais e nacionais foram a inspiração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) diante dessa necessidade.

A instituição aposta em um novo formato de ensino para 2018. O objetivo é oferecer aos futuros profissionais de engenharia uma formação tecnológica e global com o objetivo de preparar engenheiros empreendedores, com competência para conceber, projetar, implementar e operar sistemas complexos de engenharia. E assim construir um futuro mais humano, inteligente e sustentável.

Segundo Neri dos Santos, decano da Escola Politécnica da PUCPR, as tecnologias estão evoluindo rapidamente e fazem parte do avanço no processo de formação.

“Por isso, as pedagogias tradicionais, centradas nos professores, não são mais adequadas para a formação dos engenheiros deste novo milênio. É necessário uma nova pedagogia, baseada numa epistemologia conexionista, centrada nos estudantes e nas suas interações”, defende.

Para o coordenador do curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, é essencial que os estudantes vivenciem a utilização de soluções tecnológicas nas mais diversas áreas de suas futuras atribuições profissionais.

“É necessário que nossos egressos adquiram conhecimento para lhes permitir, como futuros profissionais, serem capazes de desenvolver e adaptar tecnologias e gerar soluções para as múltiplas demandas que lhes forem apresentadas”, analisa.

Acompanhe o debate

Luiz Antonio Corrêa Lucchesi e Neri dos Santos serão os entrevistados do último episódio do projeto de web séries “Uma Nova Engenharia para um Novo Brasil”, que abordará o “Ensino tecnológico de engenharia” ao vivo nesta segunda-feira (23), às 16h45 no Facebook da Gazeta do Povo. Para conferir a programação completa das próximas webséries, clique aqui.