Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2017/08/uepg-e-aeacg-realizam-iii-simposio-sobre-fertilidade-do-solo-e-nutricao-de-plantas-em-sistema-plantio-direto-em-ponta-grossa/>.
Acesso em 28/03/2024 às 11h09.

UEPG e AEACG realizam III Simpósio sobre Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas em Sistema Plantio Direto em ponta Grossa

7 de agosto de 2017, às 9h58 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Nos dias 27 e 28 de julho a Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizou o III Simpósio sobre Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas em Sistema Plantio Direto em Ponta Grossa.

O diretor presidente da AEACG, engenheiro agrônomo Rulian Bernardi Berger, afirma que o evento “só foi possível pelo apoio do Crea-PR através do termo de fomento, pela parceria com a UEPG através do professor Dr. Adriel Ferreira da Fonseca, que coordenou o evento, com a diretoria da AEACG e das empresas participantes”. O Crea-PR deu todo o suporte e incentivo através de convênio com o termo de fomento, “sem o qual seria impossível a realização deste evento de extremo sucesso, que superou as expectativas tanto de público, como das palestras, palestrantes e debates, contando com a presença de mais de 250 profissionais de agronomia vindos dos Campos Gerais e de diversas outras regiões”, diz Berger.

O evento contou com palestras sobre adubação de sistema, gestão da matéria orgânica do solo em sistemas de produção, manejo e ciclagem de nutrientes em sistemas integrados de produção agropecuária, mitos e fatos sobre o uso de Azospirillum nas culturas produtoras de grãos, nutrição de plantas e fitossanidade, contexto brasileiro sobre biofortificação agronômica, gestão de resíduos agroindustriais em sistema plantio direto, e aplicações práticas de nanofertilizantes.

Berger conta que “os palestrantes ministraram palestras do mais alto gabarito em suas áreas de atuação, com temas da atualidade da agricultura brasileira e regional, mostrando que o campo está em constante evolução e aprimoramento técnico contínuo”. Além disso, “os debates foram muito produtivos, com inúmeras perguntas, indagações e comentários, mostrando se tratar de temas de extrema importância em fertilidade e nutrição”, conta o presidente da AEACG. O resultado principal do evento é que “apesar de todas as turbulências do atual cenário político brasileiro, o agronegócio mostrou mais uma vez sua força, dinamismo e competência”, diz Berger.

Nesse contexto a AEACG está presente na região, buscando sempre a capacitação, promovendo eventos técnicos como este Simpósio, na sua terceira edição, sempre visando a atualização e reciclagem profissional. Ele explica ainda que a missão da Associação é contribuir para o desenvolvimento dos engenheiros agrônomos através ações de divulgação e valorização profissional. A AEACG fica sediada em Ponta Grossa, na Rua Julia Wanderley, 1376, Centro. Contato pelo telefone (42) 3222-1520, pelo site www.aeacg.org.br e pelo e-mail aeacg@uol.com.br.