Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2017/11/inscricoes-abertas-para-o-1o-seminario-de-atualizacao-sobre-o-cadastro-ambiental-rural/>.
Acesso em 28/03/2024 às 15h37.

Inscrições abertas para o 1º Seminário de Atualização sobre o Cadastro Ambiental Rural

14 de novembro de 2017, às 14h43 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário de Atualização sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O evento acontece no próximo dia 24 de novembro, no Auditório do Simepar, localizado no Centro Politécnico da UFPR em Curitiba. O evento é promovido por meio da Diretoria de Restauração e Monitoramento Florestal (Diref) do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e conta com o apoio do Crea-PR e Associação Paranaense de Planejamento Agropecuário (Apepa).

O conteúdo do seminário abordará a situação atual do cadastramento no CAR no Paraná, as legislações e conceitos aplicados, as fases da regularização ambiental da propriedade rural, entre outros importantes temas relacionados.

Faça sua inscrição no sistema de eventos do Crea-PR.

Sobre o CAR

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente – APP, de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel, e contempla: dados do proprietário, possuidor rural ou responsável direto pelo imóvel rural; dados sobre os documentos de comprovação de propriedade e ou posse; e informações georreferenciadas do perímetro do imóvel, das áreas de interesse social e das áreas de utilidade pública, com a informação da localização dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Uso Restrito, das áreas consolidadas e das Reservas Legais.