Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2012/07/entidade-garante-interprete-de-libras-em-marechal-candido-rondon/>.
Acesso em 29/03/2024 às 06h46.

Entidade garante intérprete de libras em Marechal Cândido Rondon

30 de julho de 2012, às 14h54 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

librasrondon_siteA presença de uma associada com deficiência auditiva levou a Area (Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon) a providenciar uma intérprete de libras para estimular a interação com os demais associados. A associada com deficiência reivindicava há anos uma intérprete para poder ouvir as explanações e apresentar suas ideias durante as assembleias, realizadas uma vez a cada mês.

Outro ponto destacado é a participação maciça dos associados nos encontros mensais. Do total de associados – em torno de 100 -, cerca de 35% do total marca presença e apresentam ideias e projetos voltados a fortalecer as principais bandeiras da entidade de classe em Marechal Cândido Rondon. Participam associados de Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Guaíra, Mercedes, Terra Roxa, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Entre Rios do Oeste e Pato Bragado e Maripá. “Para se ter uma ideia, associados de Santa Helena e Guaíra se deslocam até 50 quilômetros para participar das reuniões em Rondon”, comenta o presidente da Area, Rodrigo Palma. Segundo o gerente regional do Crea-PR em Cascavel, Israel Ferreira de Melo, a participação mostra a preocupação dos associados em decidir os rumos da entidade de classe e as ações voltadas a garantir melhores condições de vida para a população dos respectivos municípios.

Conforme Palma, o diferencial para atrair um número expressivo de associados nas assembleias são os assuntos abordados e a conscientização sobre a importância de participar de encontros no sentido de promover as mudanças e avanços almejados pelos profissionais. Ele destaca ainda a participação dos profissionais no sentido de imprimir seus projetos utilizando a plotter da associação. “É também uma forma de se unir para ajudar a Area financeiramente”.

Como estímulo, a Area se dispõe a garantir uma ajuda de custo para a qualificação dos profissionais que comprovarem no mínimo 50% de participação nas assembleias mensais. “Há profissionais associados da Area que participam de cursos em Cascavel, como o realizado recentemente envolvendo prevenção e combate a incêndio”.

A próxima assembleia da Area está prevista para o dia 8 de agosto. No fim do mês, o foco será voltado para a Agenda Parlamentar, cujo tema da entidade é Mobilidade Urbana. “Os gestores públicos passaram a pedir opiniões da entidade, caracterizando dessa forma o fortalecimento e o papel da Area no cenário local e regional”.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *