Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2018/07/crea-pr-e-crea-sc-se-reunem-para-harmonizar-procedimentos-de-fiscalizacao/>.
Acesso em 28/03/2024 às 09h26.

Crea-PR e Crea-SC se reúnem para harmonizar procedimentos de fiscalização

9 de julho de 2018, às 16h41 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Com o objetivo de harmonizar procedimentos de fiscalização, principalmente nas cidades que fazem divisa entre os Estados, o Presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, e o Presidente do Crea-SC, Engenheiro Agrônomo Ari Neumann, estiveram reunidos neste dia 09/07, em União da Vitória, no Campus da Uniguaçu, com representantes das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil dos dois Conselhos. “Esta iniciativa entre os Creas do Paraná e Santa Catarina, realizada desde o ano passado, é um diferencial no trabalho dos Creas do Brasil, que tem trazido excelentes resultados para os profissionais e a sociedade em geral, já que as ações fiscalizatórias acabam seguindo o mesmo padrão de funcionamento e exigências”, explica o Presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha.

Na pauta da reunião (que continua neste dia 10/07), destaque para a aprovação da carta de Mafra, compatibilização das novas ARTs, alinhamento de procedimentos do Livro de Ordem e uniformização de procedimentos na fiscalização. “Ações pontuais e posicionamentos em relação a questões que envolvem atribuições e valorização das nossas profissões são prioridades nestes encontros. Assim como a compatibilização de atividades administrativas relacionadas a novos serviços e projetos e a troca de experiências, que é sempre muito rica e produtiva para o sistema como um todo”, acrescentou o Presidente do Crea-SC.

Estiveram presentes neste primeiro dia de reunião entre os Creas, além dos presidentes mencionados, os Coordenadores de Câmara Especializada de Engenharia Civil, Engenheiros Civis Alfredo Lang (SC) e Jose Carlos de Jesus (PR), o Vice-Prefeito de Porto União, Percy Storck, o Prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda e o Coordenador Acadêmico da Uniguaçu, Atílio Matoso, além das Gerências Técnicas, de Fiscalização e Assessores Técnicos dos dois estados.

Essas reuniões entre os Creas estaduais deve acontecer duas vezes ao ano, e a próxima está agendada para acontecer em Barracão (PR), divisa com Dionísio Cerqueira (SC).

 

Carta de Mafra

Entre outros assuntos, o documento dispõe sobre diversas questões relacionadas a atribuições profissionais, à necessidade de maior aproximação das Câmaras nas rotinas das equipes de fiscalização; de implantação de exames de proficiência para novos registros no sistema; e de discussão sobre destinação e transporte de resíduos sólidos da construção civil.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *