Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2018/08/conselhiero-do-crea-pr-eng-amb-renato-muzzolon-e-eleito-presidente-da-fneas/>.
Acesso em 29/03/2024 às 07h09.

Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária é fundada durante a 75ª Soea

28 de agosto de 2018, às 16h45 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A 75ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) foi marcada por diversos acontecimentos importantes para as Engenharias, Agronomia e Geociências. No 1° dia de palestras (22/08), um passo importante foi dado para os Engenheiros e Engenheiras que atuam na Engenharia Ambiental e Sanitária. Vinte (20) Entidades de Classe de todo o país se reuniram para fundar a primeira Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS).

Segundo o presidente eleito na cerimônia de fundação, Eng. Amb. Renato Muzzolon, o movimento de unificação entre as entidades que deu origem a FNEAS, está buscando representatividade no Colégio de Entidades Nacionais (CDEN), para fortalecimento do Sistema Confea/Crea. “Estamos pautando uma agenda nacional das questões profissionais das Engenharias Ambiental e Sanitária, que hoje em dia são vistas como indissociáveis. Esse entendimento traz enormes avanços para a engenharia e seu exercício no Brasil. A FNEAS tem o intuído de fortalecer as entidades estaduais, regionais, distritais e nacionais, incentivar e colaborar com o avanço do saneamento básico no Brasil”, comenta o novo presidente.

Com estatuto aprovado em sua assembleia de fundação, a FNEAS mostra que está na vanguarda sobre as questões de gênero, inserindo um inciso de obrigatoriedade de equidade de gênero para composição de sua diretoria executiva. Esta medida objetiva estimular que as associações filiadas à Federação incentivem a formação de lideranças femininas para a presidência de suas entidades, trazendo as mulheres para o centro da tomada de decisão em equidade de representação.

A cerimônia de fundação foi prestigiada pelo Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o Eng. Civ. Joel Krüger, e pelo Vice-presidente da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), o engenheiro Fernando Santos, que juntos enfatizaram a importância nacional e internacional da engenharia ambiental e sanitária para o desenvolvimento sustentável global.

A Diretoria Executiva Provisória trabalhará pelo período de 3 (três) anos, a contar da data de sua fundação, e é composta pelos profissionais: Renato Muzzolon Jr. (APEAM-PR), Presidente; Thaianna Cardoso (ACESA-SC), Vice-presidente; Áquila Levindo (AGEAMB-GO), Secretário-geral; Giuliano Battisti (APEA-ES), Diretor de política profissional; Elizene Sarmento (AEASPA-PA), Diretor administrativo e financeiro; Luiz Henrique (ACEAMB-SC), Diretor de relações institucionais; Rodolfo Alves (AEAMB-PE), Diretor social.

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *