Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2012/11/crea-pr-debate-os-desafios-na-busca-da-sustentabilidade-energetica/>.
Acesso em 29/03/2024 às 04h04.

CREA-PR debate os desafios na busca da sustentabilidade energética

5 de novembro de 2012, às 11h35 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Começa hoje (5) o Seminário de Eficiência Energética – Desafios na Busca da Sustentabilidade, promovido pelo CREA-PR na Universidade Positivo. A solenidade de abertura acontecerá às 19h, seguida de programação no dia 6, coordenada pelo Grupo de Trabalho (GT) em Eficiência Energética, criado dentro do CREA-PR há dois anos.

O GT em Eficiência Energética foi constituído para elaborar e fazer três entregas, entre elas a fiscalização multiprofissional capacitada para o tema, alinhando uma característica diferenciada em uma fiscalização mais orientada e preventiva, evitando adotar uma linha com caráter punitivo a todos os profissionais e empresas que trabalham com Eficiência Energética.

A partir disso, o CREA-PR percebeu uma excelente oportunidade de aproximação com os profissionais, principalmente engenheiros atuantes com consultoria em eficiência energética e profissionais pertencentes às médias e grandes empresas, além dos profissionais das grandes redes e instituições de ensino. “O Seminário de Eficiência Energética foi planejado como uma maneira de dialogar e informar aos profissionais, empresas e universidades que o CREA-PR passará a observar e atuar neste tema. O Conselho está atento às inovações e tendências no setor de energia e quer chamar a atenção para as oportunidades que acontecerão nos próximos anos, além de contribuir com as metas de otimização energética no Brasil”, explica o engenheiro eletricista Sérgio Luiz Cequinel Filho, organizador do Seminário.

Com a adesão do CREA-PR aos princípios do Pacto Global, em 2009, as ações em prol do desenvolvimento sustentável passaram a ser uma das bandeiras defendidas pela atual gestão. “Os desafios no caminho da sustentabilidade são constantes e o tema Eficiência Energética é uma das inúmeras vertentes que a engenharia pode correlacionar à sustentabilidade”, fala o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger. “A busca pela presença e pela efetiva participação de profissionais no planejamento, execução e manutenção de obras e serviços é um dos comprometimentos deste Conselho. E, especificamente para Eficiência Energética, o CREA-PR apresenta-se como Conselho Regional pioneiro na Fiscalização dessas atividades”, finaliza Krüger.

Programação

Na programação do evento (6.11), os paineis Regulatório e Normativas, mediado pelo engenheiro eletricista Sérgio Luiz Cequinel Filho (da Companhia Paranaense de Energia – COPEL), com participação de representantes da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), ABNT NBR ISO 50001:2011 e Eletrobrás (Procel); Setor de Energia, mediado por Aldino Beal com representantes da Copel, Itaipu Binacional, Petrobras/REPAR e Plano Estadual de Energia Elétrica 2030; Empresas (Indústria e Comércio), mediado pelo ouvidor do CREA-PR, engenheiro eletricista Rolf Meyer com profissionais da FIEP-PR, ACP-PR, APINE e Sistema Ocepar e Financiamento e Projetos, mediado pelo diretor tesoureiro do CREA-PR, engenheiro civil André Gonçalves, com participação do BRDE, Caixa Econômica, LACTEC e JETRO. 

Por Daniela Licht (Regional Curitiba)

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *