Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2012/10/evento-promove-uso-da-madeira-de-floresta-plantada-na-construcao-civil/>.
Acesso em 16/04/2024 às 02h49.

Evento promove uso da madeira de floresta plantada na construção civil

26 de outubro de 2012, às 18h50 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto


Disseminar o uso adequado da madeira de floresta plantada na construção civil é uma das bandeiras de empresários, produtores, engenheiros e entidades representativas. Para desmistificar o assunto e formar uma rede de profissionais relacionados ao tema será realizado em Curitiba (PR), no dia 5 de novembro, o 1º Ciclo de Palestras: Uso da Madeira de floresta plantada na Construção Civil, organizado pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), com apoio do Sinduscon-PR e da APEF (Associação Paranaense dos Engenheiros Florestais). O evento será o primeiro de uma série que terá continuidade em 2013.

De acordo com o engenheiro civil Carlos Szücs, que apresentará o uso do produto na engenharia, a madeira tem diversas vantagens em relação aos outros materiais. “Quando aplicado corretamente e sob as tecnologias adequadas à finalidade de uso, é um material durável, seguro, proporciona conforto ambiental e estético e representa um grande estoque de carbono sequestrado no tecido lenhoso”, afirma.

Nos países do hemisfério norte a madeira é bastante utilizada nas construções. “Nos Estados Unidos e Canadá, 90% das construções e postes são em madeira. Na Europa, o emprego da MCL [madeira laminada colada] em construções pode ser visto por toda parte”. O Chile é o país na América do Sul que mais tem tradição no uso do MCL.

Porém, o Brasil tem condições de seguir essa tendência. “Tecnologia existe. Florestas plantadas bem conduzidas já são realidade em nosso país. Barreiras culturais ligadas ao uso inadequado da madeira no passado, é uma realidade que aos poucos está sendo vencida. O grande desafio agora é tornar o uso da madeira como material ‘engenheirado’ de grande potencial para as construções. É preciso também uma política de governo que promova o valor ambiental com o uso desse material”, diz Szücs.

Também participam do evento, o engenheiro florestal e diretor da Valor Florestal, João Mancini, com o tema “Disponibilidade de florestas plantadas e de madeira para a construção civil”; e o diretor da Battistella, Alexandre Battistella, que falará sobre “Os componentes construtivos e suas capacidades produtivas no Brasil”.

As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail apreflorestas@apreflorestas.com.br ou pelo telefone (41) 3233.7856.

Por Daniela Licht (Regional Curitiba), com informações da APRE


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *